Entendendo - Tecnologia de cubos Cup e Cone Shimano


31 MAR, 2016     Gustavo Figuereido     1    



Hoje, a imensa maioria dos fabricantes de cubos apostam na utilização de rolamentos industriais para realizarem o movimento de suas rodas. Todavia, a Shimano ainda aposta na receita de cones e esferas em todos os seus eixos, indo do mais simples Acera até o top de linha XTR ou Dura-Ace. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de cada sistema, entendendo perfeitamente os motivos de cada fabricante apostar em um ou no outro.

imagem
Cubo Shimano XTR. Foto: Divulgação


Cones com esferas ou rolamentos?

No uso diário, a principal diferença entre rolamentos selados industriais ou cones com esferas acontece na hora da manutenção. Sistemas como os da Shimano tem o potencial de durar para sempre, desde que sejam corretamente mantidos. Por isso, o trabalho de desmontar, trocar componentes e lubrificar este tipo de cubo é mais simples, podendo ser realizado em casa com ferramentes comuns e por mecânicos por uma habilidade não muito elevada.

Já no caso dos rolamentos industriais a coisa muda de figura. Embora a manutenção neste tipo de equipamento seja menos frequente, um rolamento não pode ser aberto e lubrificado sem danificar suas vedações. Isso quer dizer que em caso de perda de rendimento, a unica solução é trocar o componente. Para isso, são necessárias ferramentes especiais para tirar e colocar a peça no lugar.

Além disso, alguns fabricantes afirma que o próprio ato tirar o rolamento para substituí-lo por outro já prejudica um pouco a tolerância entre ele e o cubo, reduzindo o desempenho do conjunto.

imagem
Destribuiçao de cargas. Foto: Shimano


Devemos sempre lembrar que a frequência da manutenção vai mudar de acordo com o uso que você faz da bicicleta. Assim como a resistência aos elementos, o desempenho vai mudar de acordo com a qualidade da fabricação. Isso quer dizer que podemos encontrar excelentes componentes independente da tecnologia utilizada. Por isso, evite fazer comparações entre componentes de diferentes faixas de preço e usadas em condições climáticas e de manutenção diferentes. Somente testes padronizados precisos podem indicar a real eficiência e durabilidade de um componente.

Sistema Cup & Cone Shimano

Segundo a Shimano, os rolamentos angulares de contato tipo cone e esfera são mais resistentes do que os selados industriais. Isso acontece graças à sua capacidade de deslocar cargas laterais com mais eficácia. Além disso, como falamos acima, eles permitem (e até requerem), manutenção, ajustes e reparos. Essa vantagem na transferência de cargas seria mais perceptível em curvas e sprints, justamente quando as forças aplicadas no rolamento não são verticais e sim na diagonal.

imagem
Sistema de esferas Shimano. Foto: Divulgação


Além disso, em alguns modelos como o Dura-Ace, existe o Digital Cone Bearing Adjustment System, que facilita ainda mais a manutenção. Normalmente, abrir cubos tipo Cup & Cone envolve o uso de duas chaves de boca que movem um sistema de porca e contra-porca. Com a tecnologia citada acima, a regulagem e abertura pode ser feita com uma chave allen de 5mm.

imagem
Sistema Digital Cone Bearing Adjustment System. Foto: Shimano

imagem
Alívio de pressão no mancal permite rotação livre. Foto: Shimano


Ainda segundo o fabricante, o sistema foi projetado para dispersar a tensão rapidamente, permitindo que a pressão não afete o mancal, o que proporciona uma rotação suave a mais durabilidade.

Vídeo explicativo Shimano



Conclusão

Mensurar com exatidão a capacidade de rodagem de um rolamento é algo muito complicado, que vai muito além de girar uma roda no ar com as mão. Afinal, quando estão no ar, os rolamentos não estão sob pressão, o que pode modificar completamente seu comportamento.

Além disso, experiências pessoais raramente devem ser usadas como prova de resistência, já que o uso e a manutenção possuem grande influência neste quesito. Todavia, seja seu cubo equipado com rolamentos industriais selados ou com cones e esferas, lembre-se de seguir a risca a recomendação do fabricante e utilizar sempre peças de reposição e lubrificantes aprovados.


Comentários


  • avatar

    lucianolll   

    lucianolll   

    como diz a.....Segundo a Shimano, os rolamentos angulares de contato tipo cone e esfera são mais resistentes do que os selados industriais. Isso acontece graças à sua capacidade de deslocar cargas laterais com mais eficácia....
    Um dos motivos é que o sistema de rolagem de Cone e Esferas é na verdade um sistema de rolagem(rolamento) Coaxial Duplo ...; As forças sobre as pistas de rolagem são distribuidas lateralmente ao eixo e não perpendiculares ao eixo como o de um rolamento-industrial, ...as forças ficam compartilhadas igualmente pelas 18 esferas e pelas quatro pistas de rolagem de todo o conjunto ( duas pistas de cada lado uma acima e outra abaixo e a esfera ao meio ) ..., na rolagem por cones as 18 esferas(cubo de tras) compartilham os esforços em conjunto, o que melhora a resistência de todo o conjunto...;e as quatro pistas(lado direito e esquerdo) dividem tambem conjuntamente os esforços...; o que tambem confere um efeito de amortecimento mecanico as peças, o que é altamente benefico para aumentar a resistência a impactos e em especial benefico para sistemas de rolagem onde as pistas de rolagem e as esferas tem tamanho reduzido....; Ja para os sistemas de rolagem por rolamento industrial é algo tecnicamente discutivel por que a questao esta na quantidade de esferas, na qualidade do material utilizado e principalmente na Area de Contato entre as esferas e as pistas de rolagem... aqui esta justamente uma questão chave ...A forma das pistas de rolagem(o quanto elas tocam melhor nas esferas) e a area de contato entre as pistas de rolagem e as esferas...; Maiores pistas de rolagem, maior area de contato estre as esferas e as pistas ira reduzir a pressão sobre as mesmas e aumentar a resistência do mecanismo...; que tambem a qualidade do equipamento depende da qualidade que o fabricante colocou nele... ; A Shimano sempre se mostrou de alto padrão em qualidade.

    2 mes(es) atrás - Denunciar