home

Entendendo - Sistema de Suspensão VPP da Santa Cruz


1 JUN, 2018     Gustavo Figuereido     6    



As características de funcionamento da suspensão traseira de uma bicicleta depende de inúmeros fatores. Todavia, a "alma" da suspensão está na geometria dos links e pivôs que compõem o quadro, e nesse campo a Santa Cruz Bikes é uma das marcas que defendem que "a eficiência de uma bike é definida pelo quadro e não por um amortecedor complexo que conserta a engenharia do quadro", afirma André Sanches da Santa Cruz Bikes no Brasil.

São os links e pivôs que vão definir o curso, a trajetória que a roda vai percorrer, como o impactos com buracos e acionamento de freios e pedais vai interferir no trabalho da suspensão e em que ângulo a corrente vai puxar a balança.

Foto 67122

Sistema VPP - Virtual Pivot Point

O sistema Virtual Pivot Point ou Ponto de Pivotamento Virtual (VPP) utilizado pela Santa Cruz utiliza um sistema de links cuidadosamente desenhados para criar um pivô imaginário, cujo a localização no espaço não é única - resumidamente, o pivô pode ser posicionado em qualquer lugar, inclusive variando ao longo do curso da suspensão.

O sistema é todo baseado em dois links curtos que suportam o triangulo traseiro e giram em direções opostas, criando um desenho compacto e com grande potencial para adaptar-se a diferentes bicicletas.



Com o VPP, o relacionamento entre as forças criadas por buracos, saltos, pedaladas, frenagens, Anti Squat e Anti Rise podem ser otimizados para cada modalidade do mountain bike. Isso permite o desenvolvimento uma bike de XC que pedala e traciona na subida com grande eficiência ou uma de downhill com enorme capacidade e engolir impactos e copiar o terreno, mesmo sob fortes forças de frenagem.

Outra vantagem é que o eixo traseiro não precisa necessariamente seguir uma trajetória circular ao redor de um pivô. Com isso, ele pode descrever uma trajetória mais eficiente para leitura de terreno, por exemplo.

Foto 67123
Os links contra-rotativos do VPP Santa Cruz
Foto 67124
Os links contra-rotativos do VPP Santa Cruz

O VPP ainda controla a progressividade da suspensão. Assim, bicicletas de Enduro podem apresentar uma ótima resistência ao fim de curso ao mesmo tempo que uma trail pode ser menos progressiva, ganhando em conforto e absorção de impactos médios - enfim, as possibilidades são infinitas.

Evolução constante

Os engenheiros da Santa Cruz aperfeiçoaram o sistema por anos antes de lançar o primeiro modelo equipado com a tecnologia. Esse cuidado com os detalhes ainda é presente hoje, com o VPP evoluindo gradativamente a cada ano que passa.

Foto 67126
Grease port facilita a lubrificação e a manutenção

Além de contar com os "grease ports" - mecanismo que permite uma fácil lubrificação dos pivôs, sem precisar desmontá-los, cada novo projeto leva em conta detalhes como tipo do amortecedor, tamanho de roda e tamanho de bike, criando o equilíbrio considerado o melhor aos olhos da marca, em um processo constante de evolução.

Conceitos Importantes - Anti-Squat, anti-rise, kick-back e bob

Agora que você já conhece o VPP, confira abaixo algumas nuances de uma suspensão traseira de bicicleta que podem ajudar você a entender melhor as vantagens do sistema de pivô virtual..

Pivô - Ponto de articulação do movimento, podendo ser estar fisicamente localizado junto com o rolamento ou em uma posição virtual (imaginária).

Bob - Movimentação indesejada da suspensão que acontece quando pedalamos. O Bob rouba energia do ciclista e acontece graças a transferência de peso para trás em acelerações e pela própria força das pernas empurrando os pedais.

Anti Squat - Característica de projeto da suspensão que serve para evitar o bob. Quanto maior for o Anti Squat projetado, menos movimentação indesejada a suspensão terá durante as pedaladas. Ele funciona utilizando a força que o ciclista faz na corrente para esticar a suspensão, mantendo a plataforma estável durante a pedalada.

Pedal Kickback - Efeito que acontece quando a compressão da suspensão resulta na corrente puxando a pedivela no sentido oposto ao da pedalada. Quanto maior o Anti Squat, menos bob teremos. Porém, o resultado costuma ser mais kick-back ao passar em buracos.

Anti Rise - Característica de projeto que evita que a suspensão traseira se estenda durante a frenagem. Quanto mais Anti Rise, menos a suspensão se estende com o freio apertado, porém isso significa que ela ficará menos reativa à buracos.

Sistemas de pivô unico

O pivô mais importante da bicicleta é o pivô principal. Em um sistema single-pivot, é ele quem define praticamente todas as características de Anti Squat, Anti Rise e Pedal Kickback da suspensão. O sistema de pivô único, anteriormente utilizado pela Santa Cruz, é a forma mais simples de se construir uma suspensão traseira.

Foto 67125
O Heckler, um típico quadro de pivô único

Nela, o eixo traseiro é apoiado em um braço oscilante que é conectado ao quadro através de um único pivô. Quando a suspensão percorre seu curso, o eixo traseiro percorre uma trajetória circular ao redor deste pivô.

O amortecedor traseiro pode ser conectado diretamente ao quadro, sendo acionado pelo próprio braço oscilante, ou por um sistema de links que tem o objetivo de alterar a progressividade da suspensão. Apesar de ter vantagens como a simplicidade, durabilidade e baixo atrito, este tipo de sistema tem desvantagens como a influencia que pedalar e frear tem na suspensão e vice-versa.

Conclusão

Existem muitas maneiras de se construir uma bike com uma boa cinemática de suspensão traseira, sendo o VPP um dos conceitos com maior capacidade de adaptação em diferentes cenários. Como você viu nesta matéria do Pedal com a História da Santa Cruz, as patentes do VPP foram compradas pela marca em 1999, com a Blur e a V10, os primeiros modelos com o sistema, sendo lançamentos 3 anos depois.

De lá para cá, as opções de bikes se multiplicaram e, recentemente, o fabricante passou a realizar vendas diretamente para o consumidor final. Agora, a marca que recentemente apresentou sua nova sede no Brasil se prepara para mais um passo em sua evolução no mercado nacional.

Para saber mais, acesse o site oficial da Santa Cruz.


Comentários

  • avatar

    Thiago   

    Thiago   

    Show!!
    2 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    José B Silva   

    José B Silva   

    Gostei de conhecer os dois tipos de suspensão e pricipalme a bike Santa Cruz , deve ser muito bom pedalar uma dessas nas trilhas , no meu caso é cicloturismo , parabéns por estar aqui no Brasil .
    2 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Gediel   

    Gediel   

    Top
    2 mes(es) atrás - Denunciar