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Entendendo - Sistema de Suspensão VPP da Santa Cruz

As características de funcionamento da suspensão traseira de uma bicicleta depende de inúmeros fatores. Todavia, a "alma" da suspensão está na geometria dos links e pivôs que compõem o quadro, e nesse campo a Santa Cruz Bikes é uma das marcas que defendem que "a eficiência de uma bike é definida pelo quadro e não por um amortecedor complexo que conserta a engenharia do quadro", afirma André Sanches da Santa Cruz Bikes no Brasil.

São os links e pivôs que vão definir o curso, a trajetória que a roda vai percorrer, como o impactos com buracos e acionamento de freios e pedais vai interferir no trabalho da suspensão e em que ângulo a corrente vai puxar a balança.

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Sistema VPP - Virtual Pivot Point

O sistema Virtual Pivot Point ou Ponto de Pivotamento Virtual (VPP) utilizado pela Santa Cruz utiliza um sistema de links cuidadosamente desenhados para criar um pivô imaginário, cujo a localização no espaço não é única - resumidamente, o pivô pode ser posicionado em qualquer lugar, inclusive variando ao longo do curso da suspensão.

O sistema é todo baseado em dois links curtos que suportam o triangulo traseiro e giram em direções opostas, criando um desenho compacto e com grande potencial para adaptar-se a diferentes bicicletas.



Com o VPP, o relacionamento entre as forças criadas por buracos, saltos, pedaladas, frenagens, Anti Squat e Anti Rise podem ser otimizados para cada modalidade do mountain bike. Isso permite o desenvolvimento uma bike de XC que pedala e traciona na subida com grande eficiência ou uma de downhill com enorme capacidade e engolir impactos e copiar o terreno, mesmo sob fortes forças de frenagem.

Outra vantagem é que o eixo traseiro não precisa necessariamente seguir uma trajetória circular ao redor de um pivô. Com isso, ele pode descrever uma trajetória mais eficiente para leitura de terreno, por exemplo.


O VPP ainda controla a progressividade da suspensão. Assim, bicicletas de Enduro podem apresentar uma ótima resistência ao fim de curso ao mesmo tempo que uma trail pode ser menos progressiva, ganhando em conforto e absorção de impactos médios - enfim, as possibilidades são infinitas.

Evolução constante

Os engenheiros da Santa Cruz aperfeiçoaram o sistema por anos antes de lançar o primeiro modelo equipado com a tecnologia. Esse cuidado com os detalhes ainda é presente hoje, com o VPP evoluindo gradativamente a cada ano que passa.

Grease port facilita a lubrificação e a manutenção
Grease port facilita a lubrificação e a manutenção

Além de contar com os "grease ports" - mecanismo que permite uma fácil lubrificação dos pivôs, sem precisar desmontá-los, cada novo projeto leva em conta detalhes como tipo do amortecedor, tamanho de roda e tamanho de bike, criando o equilíbrio considerado o melhor aos olhos da marca, em um processo constante de evolução.

Conceitos Importantes - Anti-Squat, anti-rise, kick-back e bob

Agora que você já conhece o VPP, confira abaixo algumas nuances de uma suspensão traseira de bicicleta que podem ajudar você a entender melhor as vantagens do sistema de pivô virtual..

Pivô - Ponto de articulação do movimento, podendo ser estar fisicamente localizado junto com o rolamento ou em uma posição virtual (imaginária).

Bob - Movimentação indesejada da suspensão que acontece quando pedalamos. O Bob rouba energia do ciclista e acontece graças a transferência de peso para trás em acelerações e pela própria força das pernas empurrando os pedais.

Anti Squat - Característica de projeto da suspensão que serve para evitar o bob. Quanto maior for o Anti Squat projetado, menos movimentação indesejada a suspensão terá durante as pedaladas. Ele funciona utilizando a força que o ciclista faz na corrente para esticar a suspensão, mantendo a plataforma estável durante a pedalada.

Pedal Kickback - Efeito que acontece quando a compressão da suspensão resulta na corrente puxando a pedivela no sentido oposto ao da pedalada. Quanto maior o Anti Squat, menos bob teremos. Porém, o resultado costuma ser mais kick-back ao passar em buracos.

Anti Rise - Característica de projeto que evita que a suspensão traseira se estenda durante a frenagem. Quanto mais Anti Rise, menos a suspensão se estende com o freio apertado, porém isso significa que ela ficará menos reativa à buracos.

Sistemas de pivô unico

O pivô mais importante da bicicleta é o pivô principal. Em um sistema single-pivot, é ele quem define praticamente todas as características de Anti Squat, Anti Rise e Pedal Kickback da suspensão. O sistema de pivô único, anteriormente utilizado pela Santa Cruz, é a forma mais simples de se construir uma suspensão traseira.

O Heckler, um típico quadro de pivô único
O Heckler, um típico quadro de pivô único

Nela, o eixo traseiro é apoiado em um braço oscilante que é conectado ao quadro através de um único pivô. Quando a suspensão percorre seu curso, o eixo traseiro percorre uma trajetória circular ao redor deste pivô.

O amortecedor traseiro pode ser conectado diretamente ao quadro, sendo acionado pelo próprio braço oscilante, ou por um sistema de links que tem o objetivo de alterar a progressividade da suspensão. Apesar de ter vantagens como a simplicidade, durabilidade e baixo atrito, este tipo de sistema tem desvantagens como a influencia que pedalar e frear tem na suspensão e vice-versa.

Conclusão

Existem muitas maneiras de se construir uma bike com uma boa cinemática de suspensão traseira, sendo o VPP um dos conceitos com maior capacidade de adaptação em diferentes cenários. Como você viu nesta matéria do Pedal com a História da Santa Cruz, as patentes do VPP foram compradas pela marca em 1999, com a Blur e a V10, os primeiros modelos com o sistema, sendo lançamentos 3 anos depois.

De lá para cá, as opções de bikes se multiplicaram e, recentemente, o fabricante passou a realizar vendas diretamente para o consumidor final. Agora, a marca que recentemente apresentou sua nova sede no Brasil se prepara para mais um passo em sua evolução no mercado nacional.

Para saber mais, acesse o site oficial da Santa Cruz.


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