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Entendendo - Rodas 29+ e 27.5+ para mountain bike

Será que os 27.5+ vieram pra ficar ?

Nos últimos anos o mundo do mountain biking passou por diversas discussões reformulações em relação ao tamanho das rodas. O que antes era absolutamente dominado por rodas de diâmetro 26", passou a receber mais lançamentos de bikes e componentes para rodas 29" posteriormente para rodas 27.5" (ou 650b). Agora em 2015, estamos em um ponto onde pouquíssimos fabricantes apostam no formato 26", de tal forma que as maiores marcas apenas usam esse tamanho de rodas para suas bikes de nível de entrada.

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Pneu WTB Trailblazer tamanho 27.5+ x 2.8

Tanto as rodas 29", quanto as 27.5", já existiam bem antes da discussão entre os tamanhos se tornar grande. Apenas eram mantidas por marcas menores e que sempre acreditaram no conceito, com destaque para a Niner Bikes, que já produz bikes 29" há mais de 10 anos.

Hoje em dia, já foi aceito, até por muitos consumidores conservadores, que o tamanho 29" é bem mais vantajoso para provas de cross-country e maratona, enquanto o tamanho 27.5" é preferido no trail, all mountain e enduro. E 26" ? Quando se fala de desempenho, ninguém quer mais saber.

Tamanhos de pneus - Referências
Para quem gosta dos números, para poder ter uma ideia comparativa, os pneus normalmente usados nas rodas 29" e 27.5" tradicionais em all mountain tem tamanho entre 2.0" e 2.4". No downhill com aros 26", o mais comum é entre 2.35" e 2.50" e nas Fat Bikes, os pneus normalmente ficam entre 4.0" e 4.8".

Fat Bikes - Pneus até 4.8"

É inquestionável - os pneus bem mais largos trazem um maior controle e tração. Quem já andou com Fat Bike em trilhas técnicas notou uma sensação totalmente diferente. Não é necessariamente simular apenas alguns milímetros a mais de suspensão, mas sim poder deitar a bike o quanto quiser sem "escorregar", frear bem mais rápido e, pela altura do pneu, ter uma suavidade nas trepidações que nem mesmo a suspensão mais sensível consegue simular.

Mas ao mesmo tempo, as Fat Bikes surgiram com um objetivo inicial de andar na neve e areia, onde a área de contato realmente enorme do pneu faz diferença. Mas também trás um maior peso e arrasto indesejável, especialmente na acelerações e desacelerações.

Padrões 29+ e 27.5+ (650b+) ?

Por essas vantagens e desvantagens que a indústria começou a olhar com mais atenção aos padrões 29+ e 27.5+, que marcas menores como a Surly, já produziam. Será que um pneu mais largo, mas não tão largo quanto de uma Fat Bike, vai trazer um meio termo realmente interessante ? Tração e amortecimento insuperáveis, mas com um peso e rolagem aceitável ?

As rodas 29+ são aros 29" com pneus especiais mais largos, trazendo um diâmetro total maior que 30". Isso traz desvantagens: precisam de uma suspensão específica e quadro específico, além dos pneus e rodas. Além disso, muda a geometria da bike, que vai precisar ser re-adaptada.

E é aí que as rodas 27.5+ brilham - podem ser compatíveis com quadros 29" tradicionais e, dependendo da largura, com as suspensões atuais também!

O 27.5+

Esse padrão, assim como os outros, já existia há mais tempo, mas começou a ter mais destaque no ano passado. De forma resumida, são rodas 27.5" que podem ser usadas com pneus mais largos, a partir de 2.7", mas passando de 3.0". No final das contas, diâmetro final da roda fica bem próximo ao diâmetro das 29".

Ainda assim, mesmo com boa parte da compatibilidade, nem todos os quadros e suspensões vão suportar os pneus realmente largos, como 27.5" x 3.25" por exemplo. E isso, além de obrigar alguns consumidores a um upgrade, também vai precisar que a indústria realmente ofereça produtos de qualidade, com bons preços e variedade.

O presente e o futuro do 27.5+

A indústria vai abraçar esse novo padrão, assim como abraçou as 29" e 27.5" ? Parece que sim! Nas últimas semanas tivemos diversos lançamentos vindo de marcas maiores e tradicionais.

A SRAM lançou o novo padrão de eixo Boost 148, que permite que rodas 29" ou 27.5"+ sejam enraiadas para serem mais rígidas e a famosa marca de suspensão do grupo, a Rock Shox, também anunciou que a maior parte das suas suspensões terão uma nova versão compatível com o novo padrão. A Fox também lançou uma nova suspensão compatível com o padrão.

A Trek foi quem criou e apostou no Boost 148, então tudo indica que também vai apostar no 27.5+, especialmente por ter a Bontrager no grupo, que produz pneus.

Os pneus também são uma parte super importante. Afinal, todo mundo quer pneus leves e principalmente variados, para os diferentes tipos de terreno. Mas a boa notícia é que empresas como a WTB, Vee Rubber, Panaracer, Duro e Kenda já entraram no jogo.

No Brasil

Atualização - 16/04
Tivemos a oportunidade de testar as 6Fattie da Specialized em primeira mão. Veja a matéria completa aqui.

Sua opinião
O que você acha ? O novo padrão traz realmente vantagens interessantes ou é uma jogada de marketing do mercado ? No nosso fórum já estamos discutindo os novos padrões desde o ano passado. Participe!

Autor

Pedro Cury

Editor

Pedro Cury pedala desde os anos 90, é fundador do Pedal.com.br, editor técnico da Revista Bicicleta e fotógrafo profissional.


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