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Entendendo - Hierarquia dos grupos Urbanos da Shimano

A Shimano é a maior fabricante de componentes de bicicleta do mundo. A seguir, você vai conhecer a linha de componentes para ciclismo de mobilidade e lazer (urbano) da gigante japonesa, com um breve explicativo sobre cada produto.

Lembre-se que, nesta matéria, estamos falando única e exclusivamente de grupos indicados para uso urbano, seguindo dos mais básicos (Nexus) ao mais avançado (Metrea).

Versões, atualizações e códigos

Todos os grupos Shimano recebem atualizações de tempos em tempos, herdando tecnologias superiores que apareceram antes nos grupos mais top de linha.

Porém, o nome do modelo não muda. Ou seja, um cubo Nexus de 3 velocidades continua se chamando Nexus em sua versão de 8 velocidades, mas estes serão produtos de desempenho, desenho e compatibilidade totalmente diferentes.

Nexus

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O Nexus é um dos grupos com cubo de marcha mais utilizado no mercado, com opções de 8, 7 e 3 velocidades. Atualmente na família Nexus 6000 é a mais avançada e o grupo pode ser encontrado com inúmeras configurações de freios, manetes e demais componentes.

Inter 3

Trata-se do modelo mais básico de cubo, que conta com apenas 3 velocidades. Ele permite que as trocas sejam realizadas de forma independente da movimentação dos pedais, mudando a relação mesmo parado ou pedalando para trás.

O Inter-3 possui três opções de cubo, SG-3R40, SG-3C41 e SG-3D55, sendo as duas últimas para freios de contra-pedal. Para trocar as marchas, existem três opções de trocador de acionamento por giro de punho Revoshift. Segundo a Shimano, a amplitude de marchas desta linha é de até 148% com um pinhão de 20 dentes.

Inter 7

O Inter 7 possui sete velocidades e também pode ter suas marchas trocadas de forma independente da ação dos pedais.

O Inter 7 possui três opções de cubo, SG-C300-7R, SG-C300-7C e SG-C300-7DX, sendo o primeiro para freios a tambor (Roller Brake) e os dois últimos para freios contra-pedal. Para realizar as trocas, o fabricante disponibiliza trocadores de gatilho Rapidfire Plus e trocador de acionamento por giro de punho Revoshift. Ainda existem opções com e sem manetes de freio integrados.

Segundo a Shimano, a amplitude de marchas desta linha é de até 148% com um pinhão de 20 dentes.

Inter 8

O Inter 8 possui oito velocidades e também pode ter suas marchas trocadas de forma independente da ação dos pedais. O grupo ainda conta com uma versão eletrônica, identificada pelo número 6 na dezena de seu código (SG-C6061-8D eletrônica Vs. SG-C6001-8D para a mecânica).

Sendo o mais avançado da família, ele tem até 307% de variação entre a marcha mais leve e a mais pesada utilizando um pinhão de 20 dentes. Ao todo, o Inter 8 possui doze opções de cubo, incluindo modelos compatíveis com freios a disco, freios contra-pedal, V-Brake e freios de tambor (Roller Brake) nas versões mecânicas e eletrônicas.

Metrea

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O Metrea, lançado como um novo conceito em 2015, é um grupo urbano com uma proposta mais arrojada e esportiva.

O grupo tem 11 velocidades e pedivela Hollowtec com uma coroa de 42 dentes ou duas coroas de 46-32 dentes, ambas opções com chain guard. Os manetes de freio integrados aos trocadores acionam pinças hidráulicas que pressionam discos de 140mm.

O Metrea ainda pode ser acionado por trocadores de gatilho Rapidfire e existe a opção de manetes de freio para guidões horizontais e outra com manetes integrados que lembram os freios de bicicletas de contra-relógio. Para completar, o grupo ainda conta com um par de rodas com aros com 40mm de perfil.

Alfine

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O Alfine é o grupo urbano com cubo de marcha mais avançado da Shimano. Ele está disponível em diversas versões de cubos de 8 ou 11 velocidades, sendo os discos a única opção de freio. Existe ainda um cubo otimizado para o uso com E-bikes.

Para trocar as marchas de forma mecânica, existem trocadores de gatilho Rapidfire de 8 e 11 velocidades que podem ser combinados com manetes de freio hidráulico para guidões horizontais.

Além disso, ainda existe uma versão eletrônica do grupo, acionada por manetes hidráulicos estilo STI, que devem ser combinadas com cubos especiais para esta aplicação. O grupo ainda conta com um visor para o sistema eletrônico e dois modelos de cubo dianteiro com dínamo.

A versão eletrônica de 11 velocidades é identificada pelo código SG-S700, enquanto a eletrônica recebeu o código SG-S705. O código da versão mecânica de 8 velocidades é SG-7051-8, enquanto a mecânica é SG-7001-8.


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