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Entendendo - Hierarquia dos grupos Shimano de Estrada

A Shimano é a maior fabricante de componentes de bicicleta do mundo. A seguir, você vai conhecer a linha de componentes de estrada da gigante japonesa, com um breve explicativo sobre cada produto.

Lembre-se que, nesta matéria, estamos falando única e exclusivamente de grupos indicados para a prática do ciclismo de estrada, seguindo dos mais básicos (Tourney) ao mais avançado (Dura-Ace).

Versões, atualizações e códigos

Todos os grupos Shimano recebem atualizações de tempos em tempos, herdando tecnologias superiores que apareceram antes nos grupos mais profissionais.

Porém, o nome do modelo não muda. Ou seja, um freio Dura-Ace do ano 2000 continua se chamando Dura-Ace neste ano, mas estes serão produtos de desempenho, desenho e compatibilidade totalmente diferentes.

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Anos diferentes, códigos diferentes mas todas são Dura-Ace

Marcas de bicicletas ou carros em geral mantem o nome, mas diferenciam seus produtos pelo ano, já a Shimano usa códigos para diferencias as versões de um produto. Por exemplo, a linha de componentes Ultegra teve sua última reformulação em 2015 e seu código atualmente é o 6800. Antes dele, o Ultegra se chamava 6700.

Tourney

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A versão de estrada do Tourney chama-se A070 e conta duas (50/34) ou três (50/39/30) coroas montadas em pedivelas para centrais de eixo quadrado. Para acionar seus câmbios de 7 velocidades, são utilizados trocadores estilo STI com o sistema de duas alavancas - uma no manete de freio e outra na parte de dentro, acionada pelo dedão.

O grupo conta com cassetes 11-28, 12-28, 13-28 e 14-28. Os câmbios ainda podem ser acionados por trocadores de alavancas com montagem para quadro.

Claris

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O Claris 2400, série atual, é voltado para uso recreacional e pode ser encontrado com pedivelas para centrais Octalink com duas (46/34 e 50/34) ou três (50/39/30) coroas, com câmbio traseiro de 8 marchas.

Os trocadores já ganham o desenho com duas alavancas acionadas pelo indicador, porém com cabeamento externo para os conduítes de troca de marcha. O câmbio traseiro suporta pinhões de até 32 dentes, sendo que o grupo aceita uma ampla relação de cassetes, que vão do 12-25 ao 11-32.

Sora

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O modelo atual do Sora, o 3000, é grupo de uso recreacional mais sério e conta com 9 velocidades, câmbios traseiros com cage curto e médio e Alavancas STI (Dual Control) de mudança de marcha com passagem interna dos cabos. O câmbio dianteiro também ganha um braço mais longo para suavizar as trocas.

A bela pedivela já utiliza o padrão de 4 braços das gamas mais elevados e também aposta em centrais para eixo integrado. Porém, é possível encontrar a pedivela no padrão 5 braços também.

O câmbio traseiro pode ser combinados com cassetes de até 34 dentes enquanto a dianteira pode ser montada com duas ou três coroas.

Tiagra

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Já com 10 velocidades na traseira e desempenho bem impressionante, o Tiagra 4700 herda várias características das gamas superiores, como os freios mais potentes e precisos. Nesta linha, todas as pedivelas utilizam o padrão de 4 braços e central integrado, com opção para duas ou três coroas.

Com câmbios de cage médio e curto, o grupo pode utilizar cassetes de até 34 dentes, com combinações 11-25, 12, 28, 11-32 e 11-34. Vale destacar Alavancas STI Dual Control com cabeamento interno.

O grupo também é o mais básico da linha Shimano de estrada equipado com a opção de freio a disco hidráulico. Porém, fica o alerta: as alavancas Tiagra 10v da série 4700 não são compatíveis com outros câmbios de 10 velocidades Shimano, tendo uma puxada de cabo exclusiva.

105

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O 105, atualmente em sua versão 5800 é um grupo já voltado para o ciclista de estrada que busca um desempenho mais elevado. Com 11 velocidades na traseira e câmbios de cage médio e curto, os cassetes possuem pinhões separados, mantendo apenas os três maiores montados em peça única.

As pedivelas de 4 braços e eixo integrado possuem apenas a opção de duas coroas, embora três relações possam ser encontradas: 53-39, 52-36 e 50-34. Já o cassete existe com as seguintes combinações: 12-25, 11-28 e 11-32.

O grupo ainda conta com pedal, o PD5800, trocadores STI Dual Control com cabeamento interno e a opção de manetes de freio e pinças para freios a disco hidráulicos compatíveis com os de gama mais elevada.

Ultegra

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Derivado diretamente do Dura-Ace, o Ultegra R6800 é um grupo de altíssimo desempenho que já conta com as mais avançadas tecnologias da Shimano, como o sistema de trocas eletrônicas Di2 e freios a disco hidráulicos.

Assim como outros grupos da linha, o Ultegra também conta com câmbios traseiros de cage médio e curto, com um total de cinco combinações de pinhões nos cassetes - 11-23, 11-25, 11-28, 14-28 e 11-32.

A pedivela pode ser encontrada nas versões 50-34, 52-36, 53-39 e 46-36. O Ultegra atual também possui seis opções de rodas, sendo 3 clinchers e 3 tubeless. O grupo também conta com seu próprio pedal.

Dura-Ace

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O Dura-Ace é o mais avançado e leve grupo de estrada da Shimano, indicado para ciclistas que buscam desempenho acima de tudo. Atualmente na série R9100, o grupo conta com pedivelas de quatro braços que podem inclusive conter um medidor de potência e versão de trocas eletrônicas Di2.

Como era de se esperar, a opção de freios a disco hidráulicos também está presente no Dura-Ace, assim como a tecnologia Ice-Tech de resfriamento. Ao todo são 11 opções de rodas, com modelos de perfil alto e baixo, para freios a disco ou convencionais, além de modelos clincher, tubular e tubeless.

Para completar, o R9100 conta eixos passantes e cambio traseiro Shadow com suporte para cassetes de até 30 dentes. Para trocar as marchas, inúmeras opções de alavancas tanto no mecânico como no Di2.



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Comentários

Não vi o grupo FSA nesta classificação, porque?

Jefferson, existe bike com grupo 105, 2600 reais no OLX, acabei de ver uma Aerotech lá. Excelente matéria. Agora, o shimano 105 mais atual é o 5700 não o 5800, certo?

Alguém sabe me dizer se têm speed grupo shimano 105 com 11 velocidade por até uns 2700 pila?

Será que existe uma planilha, com colunas fazendo comparativos desde preço, qualidade, finalidade e etc????

Olá
Tenho uma btwin speed 520 com grupo sora 27 velocidades. Acha uma boa trocar para o grupo 105?
Matéria excelente. Valeu.

Por favor me tirem uma dúvida em mistura de peças do mesmo grupo isso é possível?
Exemplo: grupo sora R3000 é o 3500, eu posso misturar eles obedecemos apenas a calcificação sora?
Se sim, também posso fazer isso nos outros grupo obedecendo apenas o modelo de cada grupo. Desde já muito obrigado.

Estou querendo comprar um Conjunto pedivela - 8 velocidades - Coroa Maior 52T - Shimano Tiagra - bike speed.

Onde eu encontro essa peça pra vender?

Me enviem um e-mail francisco.espirito@gmail.com

Agradeço muito as explicações. Muito bom!!! Obrigado

Olá, também tenho uma Caloi 10 modelo 2018 (grupo Shimano Tourney A070) e estou pensando em trocar o pedivela pelo modelo Shimano Sora FC-R3000 e respectivo movimento central (pedivela com eixo integrado e movimento central hollowtec). Minha dúvida é, como os dois pedivelas (Tourney e Sora) são 50/34, seria apenas fazer as alterações conforme falei ou algo mais precisará ser substituído? Agradeço desde já.

Ettoresalateu, talvez um pouco mas nada absurdo.

Olá , tenho uma Caloi 10 2018 , e queria saber se eu colocar um cubo tiagra vai melhorar o desempenho

Marcelo, tem que ver se o câmbio aguenta. Fica bem melhor para subidas, mas vai ter mais buraco entre uma marcha e outra. Eu particularmente prefiro buraco do que faltar marcha na montanha, mas isso vai de cada um.

Olá tenho Caloi Sprint 10 estou usando uma catraca de 12/23 e quero por uma de 11/28 ambas de 8v sera que fica bom

Vinícius, o ideal é você fazer essas perguntas no forum do Pedal. O endereço é www.pedal.com.br/forum

DÁ PARA COLOCAR UM SHIMANO 105 OU UM ULTEGRA NUMA CANNONDALE CAAD 8 SORA 2015? O EIXO DE MOVIMENTO CENTRAL AINDA É O PONTA QUADRADA.. TEM DIFERENÇA DUM EIXO CENTRAL DE 170MM PRA 172.5MM? TEM RISCO DE NÃO ENCAIXAR NO QUADRO? PODERIA ME AJUDAR? ATT.

Onde entraria o pedivela rx100 fc-a551 nessa hierarquia?

Qual a informação do conjunto Claris, é o segundo na linha Shimano. A OGGI tem um modelo de speed com este conjunto instalado. Encontrei um bicicleta em revenda autorizada por 2.300,00 no modelo Oggi Speed Velloce 16V (2018).

Waydson, a principio a Shimano vai dizer que é incompatível, mas seria uma boa perguntar no forum do Pedal, talvez alguém tenha testado. O endereço é www.pedal.com.br/forum

Alguém saberia me informar se consigo colocar 10v na versão Rd 5501 do Shimano 105?

Marcio, teria que saber se seu câmbio é short cage e se ele tem capacidade para aceitar cassetes maiores do que 28, aí seria possível avaliar a instalação de um cassete de 32 dentes. Outra opção seria trocar a pedivela por uma tripla. Uma boa ideia é usar o forum do Pedal.com, lá tem muita informação e você também pode criar um tópico. Segue o link: www.pedal.com.br/forum/

Boa Tarde

Estou com duvidas sobre a relação que devo colocar na minha bike.
Esse ano comecei a participar dos eventos chamado AUDAX RANDONNEURS.
Tenho uma speed com relação M105 da Shimano, pe de vela 50/34T. 11x28.
Gostaria de aumentar minha relação, pois existem algumas provas muito dura em relação a subidas, com altimetria de 11000 KM, em 612 Km, de distancia.
Pergunta.... Qual a relação deveria colocar na minha Bike, sabendo que tenho M105. Desde Já abradeço.

Chung, o cassete pode ser usado sem problemas. O que não tem como fazer é utilizar os trocadores 10V Tiagra para acionar um câmbio 105 10V antigo, por exemplo. Trocador 10V Tiagra só vai com Câmbio 10V Tiagra.

Bom dia, eu não entendi o significado o grupo tiagra tem uma puxada de cabo exclusiva'. Isso quer dizer que não posso colocar outro cassete de 10v dura ace ?



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