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Entendendo - Hierarquia dos grupos Shimano de Estrada

A Shimano é a maior fabricante de componentes de bicicleta do mundo. A seguir, você vai conhecer a linha de componentes de estrada da gigante japonesa, com um breve explicativo sobre cada produto.

Lembre-se que, nesta matéria, estamos falando única e exclusivamente de grupos indicados para a prática do ciclismo de estrada, seguindo dos mais básicos (Tourney) ao mais avançado (Dura-Ace).

Temos matérias dedicadas à hierarquia dos grupos Shimano de mountain biking e também dos grupos Shimano Urbanos.

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Versões, atualizações e códigos

Todos os grupos Shimano recebem atualizações de tempos em tempos, herdando tecnologias superiores que apareceram antes nos grupos mais profissionais.

Porém, o nome do modelo não muda. Ou seja, um freio Dura-Ace do ano 2000 continua se chamando Dura-Ace neste ano, mas estes serão produtos de desempenho, desenho e compatibilidade totalmente diferentes.

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Anos diferentes, códigos diferentes mas todas são Dura-Ace

Marcas de bicicletas ou carros em geral mantem o nome, mas diferenciam seus produtos pelo ano, já a Shimano usa códigos para diferencias as versões de um produto. Por exemplo, a linha de componentes Ultegra teve sua última reformulação em 2015 e seu código atualmente é o 6800. Antes dele, o Ultegra se chamava 6700.

Grupo Shimano Tourney

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A versão de estrada do Tourney chama-se A070 e conta duas (50/34) ou três (50/39/30) coroas montadas em pedivelas para centrais de eixo quadrado. Para acionar seus câmbios de 7 velocidades, são utilizados trocadores estilo STI com o sistema de duas alavancas - uma no manete de freio e outra na parte de dentro, acionada pelo dedão.

O grupo conta com cassetes 11-28, 12-28, 13-28 e 14-28. Os câmbios ainda podem ser acionados por trocadores de alavancas com montagem para quadro.

Grupo Shimano Claris

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O Claris 2400, série atual, é voltado para uso recreacional e pode ser encontrado com pedivelas para centrais Octalink com duas (46/34 e 50/34) ou três (50/39/30) coroas, com câmbio traseiro de 8 marchas.

Os trocadores já ganham o desenho com duas alavancas acionadas pelo indicador, porém com cabeamento externo para os conduítes de troca de marcha. O câmbio traseiro suporta pinhões de até 32 dentes, sendo que o grupo aceita uma ampla relação de cassetes, que vão do 12-25 ao 11-32.

Grupo Shimano Sora

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O modelo atual do Sora, o 3000, é grupo de uso recreacional mais sério e conta com 9 velocidades, câmbios traseiros com cage curto e médio e Alavancas STI (Dual Control) de mudança de marcha com passagem interna dos cabos. O câmbio dianteiro também ganha um braço mais longo para suavizar as trocas.

A bela pedivela já utiliza o padrão de 4 braços das gamas mais elevados e também aposta em centrais para eixo integrado. Porém, é possível encontrar a pedivela no padrão 5 braços também.

O câmbio traseiro pode ser combinados com cassetes de até 34 dentes enquanto a dianteira pode ser montada com duas ou três coroas.

Grupo Shimano Tiagra

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Já com 10 velocidades na traseira e desempenho bem impressionante, o Tiagra 4700 herda várias características das gamas superiores, como os freios mais potentes e precisos. Nesta linha, todas as pedivelas utilizam o padrão de 4 braços e central integrado, com opção para duas ou três coroas.

Com câmbios de cage médio e curto, o grupo pode utilizar cassetes de até 34 dentes, com combinações 11-25, 12, 28, 11-32 e 11-34. Vale destacar Alavancas STI Dual Control com cabeamento interno.

O grupo também é o mais básico da linha Shimano de estrada equipado com a opção de freio a disco hidráulico. Porém, fica o alerta: as alavancas Tiagra 10v da série 4700 não são compatíveis com outros câmbios de 10 velocidades Shimano, tendo uma puxada de cabo exclusiva.

Grupo Shimano 105

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O 105, atualmente em sua versão 5800 é um grupo já voltado para o ciclista de estrada que busca um desempenho mais elevado. Com 11 velocidades na traseira e câmbios de cage médio e curto, os cassetes possuem pinhões separados, mantendo apenas os três maiores montados em peça única.

As pedivelas de 4 braços e eixo integrado possuem apenas a opção de duas coroas, embora três relações possam ser encontradas: 53-39, 52-36 e 50-34. Já o cassete existe com as seguintes combinações: 12-25, 11-28 e 11-32.

O grupo ainda conta com pedal, o PD5800, trocadores STI Dual Control com cabeamento interno e a opção de manetes de freio e pinças para freios a disco hidráulicos compatíveis com os de gama mais elevada.

Grupo Shimano Ultegra

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Derivado diretamente do Dura-Ace, o Ultegra R6800 é um grupo de altíssimo desempenho que já conta com as mais avançadas tecnologias da Shimano, como o sistema de trocas eletrônicas Di2 e freios a disco hidráulicos.

Assim como outros grupos da linha, o Ultegra também conta com câmbios traseiros de cage médio e curto, com um total de cinco combinações de pinhões nos cassetes - 11-23, 11-25, 11-28, 14-28 e 11-32.

A pedivela pode ser encontrada nas versões 50-34, 52-36, 53-39 e 46-36. O Ultegra atual também possui seis opções de rodas, sendo 3 clinchers e 3 tubeless. O grupo também conta com seu próprio pedal.

Grupo Shimano Dura-Ace

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O Dura-Ace é o mais avançado e leve grupo de estrada da Shimano, indicado para ciclistas que buscam desempenho acima de tudo. Atualmente na série R9100, o grupo conta com pedivelas de quatro braços que podem inclusive conter um medidor de potência e versão de trocas eletrônicas Di2.

Como era de se esperar, a opção de freios a disco hidráulicos também está presente no Dura-Ace, assim como a tecnologia Ice-Tech de resfriamento. Ao todo são 11 opções de rodas, com modelos de perfil alto e baixo, para freios a disco ou convencionais, além de modelos clincher, tubular e tubeless.

Para completar, o R9100 conta eixos passantes e cambio traseiro Shadow com suporte para cassetes de até 30 dentes. Para trocar as marchas, inúmeras opções de alavancas tanto no mecânico como no Di2.

Atualizações constantes e variações dos grupos

Praticamente todo ano surgem variações grandes ou pequenas nos grupos de componentes. Estamos atentos para os lançamentos, mas pequenas variações podem nem mesmo ser amplamente divulgadas. Sendo assim, algumas variações e características específicas podem ser vistas no site oficial da Shimano.


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