home

Enduro - Veja como são as competições da modalidade


7 MAI, 2014     Péricles    
     


Olá pessoal, aqui é o Roberto "Alemão" Boldrin, analista comercial da Shimano Latin America e hoje vamos explicar um pouco sobre competição na modalidade Enduro. Algo que está começando a se tornar popular e atraindo várias tribos do nosso amado mountain biking.

A prova de Enduro é algo relativamente novo no mundo da bike. Esse é o segundo ano que teremos um circuito mundial, o Enduro World Series, onde temos até Brasileiros participando.

Por falar em Brasil, por aqui já tivemos algumas provas muito bem organizadas no ano de 2013, como o Serra All Mountain. Porém, pela primeira vez teremos um circuito com três etapas, o Shimano Brasil Enduro Series em três estados brasileiros: Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. E isso chega em ótima hora: se formos analisar, muitas pessoas já praticam o Enduro, pois hoje a modalidade se mistura um pouco com o AM (All Mountain): no caso do AM estamos considerando apenas o rolé "for fun", andar com amigos pelas montanhas sendo autossuficiente e sem maiores compromissos. Entenda melhor a diferença entre All Mountain e Enduro neste artigo.

Regulamento e recomendações para uma competição


Uma prova de Enduro procura recriar o clima descontraído da essência do mountain biking que é: atletas se deslocam até o topo de uma montanha seja pedalando, seja empurrando a bike, com um tempo determinado para estarem no local de largada. Já no topo / local de largada fazem trechos cronometrados em longas descidas que, assim como nos deslocamentos até o alto da montanha, exigem muito da parte física do competidor.

E é assim no caso de uma prova de Enduro: você tem trechos cronometrados que podem variar muito conforme a região e podem variar também no nível de dificuldade, de etapa para etapa. Nas provas podemos ter descidas agressivas estilo Downhill e boas subidas no melhor estilo Cross country. Porém, essas subidas, nos trechos cronometrados são em menores volumes do que nas provas de XC. Já nos trechos deslocamento, entre uma etapa e outra, é bom ter em mente que existe um tempo máximo para esse deslocamento. Caso você chegue atrasado ao próximo local de largada, sofrerá penalidade em seu tempo acumulado (leia sempre o regulamento da competição).

imagem
Serra All Mountain, em 2013, foi um dos primeiros eventos no Brasil

Equipamento

Uma dica bacana para o evento Shimano Brasil Enduro Series seria para os atletas se preparem para todas as etapas e deslocamentos, levando seus kits de sobrevivência incluindo comida, água e ferramentas, para terem um bom desempenho nesse mountain biking de raiz. E claro: não se esquecer de estudar bem o regulamento da prova! Confira também se está levando: bomba de ar, energéticos, suplementos, câmera de ar reserva, capacete coquinho(para o deslocamento), capacete full face para a parte cronometrada, mochila, joelheira, luvas e óculos. O ideal seria fazer um rolé com seu equipamento completo para ver como fixar melhor o capacete, ou o que cabe e o que não cabe na sua mochila.

Shimano apoia o Brasil Enduro Series

Eu e a equipe Shimano estaremos em nossa tenda com exposição das linhas que podem ser usadas no Enduro, além de oferecer o Suporte Neutro. Conte com a gente!


Comentários



Relacionados