MENU

Encontro Nacional de Cicloturismo - Programação completa do evento

Clube de Cicloturismo se prepara para o evento mais importante do ano. Serão quatro dias de imersão no mundo das viagens de bicicleta, com passeios, palestras, cursos e ainda lançamento de produtos e livro.

O Clube de Cicloturismo, que em 2011 vai completar dez anos de fundação, vê com entusiasmo o crescimento da atividade no país. Com cerca de 15 mil cadastrados, de todos os estados do Brasil, a entidade vem mostrando que viajar de bicicleta é uma opção de turismo que alia liberdade, esporte e cuidado com o ambiente.

O cicloturista busca ainda, conhecer mais a fundo os locais onde passa, aproveitando o máximo da cultura, gastronomia, natureza e principalmente o contato com as pessoas.

Para o evento são esperadas entre 100 a 150 participantes, de diferentes estados. A faixa etária que costuma comparecer ao Encontro também é bem variada, desde crianças com os pais até cicloturistas na terceira idade.

“Cicloturistas de todo o país tem contato freqüente pela internet, através das listas de discussão e sites, e o Encontro é uma oportunidade de nos conhecermos pessoalmente e trocarmos experiência” diz Eliana Garcia, uma das organizadoras do evento.

Além de passeios de bicicleta, os Encontros contam com uma forte programação de palestras e cursos, com cicloturistas experientes em várias áreas. Os temas abordarão desde mecânica de bicicleta, fotografia em viagens, até os depoimentos de viagens incríveis, como a de Rafael Limaverde, que fez a volta na América Latina, durante mais de dois anos. Rafael fará também o lançamento do livro que resultou desta viagem: "Pelos Caminhos de Nuestra América - uma pedalada poética pelos confins do continente".

O evento foi escolhido para a marca Ararauna fazer o lançamento de seu novo produto, o alforje impermeável. Segundo Rodrigo Telles, fabricante, os participantes poderão testar os alforjes e concorrer a um sorrteio.

A cada ano o Encontro de Cicloturismo é realizado num local diferente, sempre em regiões que tenham belas paisagens e estradinhas de terra tranqüilas para se pedalar. O local escolhido este ano foi o Parque Náutico Jaguara, que fica a beira de uma bela represa do Rio Grande, na divisa entre Minas e São Paulo.

Já estão inscritos participantes de Goiás, Distrito Federal , Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo. As vagas são limitadas e as inscrições só podem ser feitas pela internet.

Evento

9 º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO E AVENTURA
Público: Todos os interessados em saber mais sobre bicicleta e viagens
Quando: de 09 a 12 de outubro de 2010
Local: Parque Náutico Jaguará, Sacramento MG (www.parquenauticodejaguara.com.br)
Informações e Inscrições: http://www.clubedecicloturismo.com.br

Progração - 4 dias


Sábado - 09/out

8:00 Confirmação das inscrições (feitas somente pela internet até 01/10)
8:30 Encerramento da confirmação e concentração para o passeio
9:30 PEDALADA estradas de terra (±20km) - dificuldade média, ritmo leve

14:30 Mini Curso "MANUTENÇÃO DA BICICLETA EM VIAGEM" por Fábio Eduardo da Silva
- Professor de Física e Administrador, natural de Bauru interior de SP. Iniciou-se no cicloturismo em 1994. Viajou de Curitiba à Florianópolis pelo litoral, o interior e as serras de SC, Estrada Real, Litoral do ES e RJ, Chapada dos Guimarães, Pantanal, Argentina e Uruguai.

20:00 Palestra "ORIGEM E EVOLUÇÃO DE UM CASAL DE CICLISTAS" por Roberto Cruz e Ângela Sibinel. Ângela, Administradora e Executiva Publica, casada com Roberto Cruz, Economista e Professor Universitário, praticam o cicloturismo desde 2007 e somam em suas jornadas ciclísticas o Circuito Vale Europeu, Caminho da Fé, Caminho da Luz, Chapada Diamantina, Circuito das Águas e Montanhas Mágicas de Minas Gerais, Serra da Canastra – MG.

Domingo - 10/out

8:30 PEDALADA estradas de terra (±30km) - dificuldade média-alta, ritmo leve

14:30 Mini Curso "FOTOGRAFIA PARA VIAJANTES" por Walter Magalhães
- Analista de Sistemas e Fotógrafo. Pratica o cicloturismo desde 1991, tendo pedalado mais de 6.000Km em viagens de bicicleta. Viajou pela França, Argentina, Chile, Espanha (incluindo o Caminho de Santiago de Compostela) e Estrada Real. (www.waltermagalhaes.com)

20:00 "AMERICA LATINA - PROJETO BICICLETA PELO MUNDO" por Rafael Limaverde
- Artista Plástico e ilustrador de livros infantis. Paraense de nascença e cearense de coração. Leitor assíduo das poesias escritas nas estradas. Explorador de boas estórias e sorrisos. Colecionador de amigos, alegrias e saudades. Apaixonado pela América Latina, continente de dores e delícias. (www.bicicletapelomundo.com.br)

Segunda - 11/out

8:30 PEDALADA estradas de terra (±30km) - dificuldade média-alta, ritmo leve

14:30 Palestra "BICICLETA VIROU NEGÓCIO" por Thais de Lima
- há dois anos ciclista por paixão e há um por profissão, agora a bicicleta virou trabalho... e também negócio! Em 2008, Thais de Lima criou a personagem Mulher de Ciclos, por meio da qual conta suas aventuras sobre duas rodas, e em 2010 fundou a LEAD Esporte, Cultura e Mobilidade, empresa dedicada à viabilizar ações e projetos relacionados ao uso da bicicleta, e oferecer estratégias de comunicação e marketing especializadas para o segmento. (www.mulherdeciclos.com)

20:00 Palestra "NOVA ZELÂNDIA: O SONHO DE UMA VIAGEM DE BICICLETA" por Paulo Roberto Cunha
- Mestrando em Ciência Ambiental - USP. Advogado especializado em direito ambiental. Montanhista desde 1996, realizou diversas travessias pelo Brasil e, no Chile, esteve na Cordilheira dos Andes e no Parque Nacional Torres del Paine. Iniciou-se no cicloturismo em 2004, com destaque para as viagens feitas na Serra da Mantiqueira e nas Serras Gaúchas e Catarinenses. Utiliza a bicicleta como meio de transporte em São Paulo.(viagensdepaulopom.blogstpot.com)

Terça - 12/out

9:00 Palestra "DICAS, MACETES E SEGREDOS PARA UMA BOA VIAGEM DE BICICLETA" por Eliana Garcia e Rodrigo Telles.
Eliana Garcia - É Bióloga e educadora ambiental. Iniciou no cicloturismo 1988. Já percorreu mais de 20 mil km em viagens de bicicleta, destacando-se: Expedição Parques del Sur (4200km pelo Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), Expedição Titicaca (Peru e Bolívia) além de inúmeras viagens por mais de quinze estados do Brasil. É fundadora e diretora do Clube de Cicloturismo do Brasil, autora do Manual de Dicas para Cicloturistas de Primeira Viagem.

Rodrigo Telles - É Engenheiro Elétrico e montanhista. Responsável pela criação e manutenção do site do Clube de Cicloturismo. É colunista da Revista Pedal. Realizou diversas viagens de bicicleta desde 1998, destacando-se: Expedição Titicaca (Bolívia e Peru), Sertão Nordestino, Serra da Canastra (MG), Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e Litoral Cearense. É fundador do Clube de Cicloturismo do Brasil e diretor da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).
Rodrigo e Eliana dedicam-se desde 2003 a Arara Una Equipamentos para Cicloturismo (www.ararauna.esp.br)

12:00 Encerramento do Evento


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.