MENU

Empresa italiana cria ABS para bicicletas

Uma empresa italiana chamada Blubrake desenvolveu um sistema de ABS que promete ajudar a evitar o travamento da roda dianteira da bicicleta - uma das situações mais perigosas para qualquer ciclista, já que é praticamente impossível evitar um tombo neste caso.

imagem

O projeto, que teve início em 2013 e agora está sendo desenvolvido em parceria com a Pinarello, utiliza vários sensores que detectam o risco de travamento do pneu dianteiro e envia uma vibração para o manete, indicando que o ciclista deve reduzir a pressão de frenagem.

A ideia por trás de um sistema anti-travamento não automático é manter o ciclista no centro do processo de frenagem, aumentando a comunicação entre bike e equipamento. Isso porque, segundo o fabricante, sistemas automatizados de ABS isolam o piloto e reduzem seu controle.

imagem

"Adicionamos um sexto sentido para o ciclista utilizando algoritmos e inteligência artificial para prever o travamento da roda", afirmou Fabia Todeschini, responsável pelo projeto.

Sistema em 4 partes

A sistema tem 4 componentes. A unidade de processamento, que também conta com acelerômetros e giroscópios é o cérebro e fica escondida dentro do seat tube. Ela detecta informações como a inclinação da estrada e a velocidade angular.

imagem

Um sensor de velocidade fica no cubo dianteiro, enquanto um motor vibratório vai instalado no manete. Por último, existe um controle que vai montado no guidão que possui quatro opções de acerto: Turismo, Corrida, Seco, Molhado e ainda uma opção customizada que pode ser definida por um aplicativo de smartphone.

imagem

Segundo o fabricante, o equipamento completo pesará apenas 230g, incluindo bateria. A Blubrake ainda informa que o produto deverá chegar ao mercado na metade do ano que vem por um preço entre 600 e 700 Euros.


Conteúdo Relacionado

Comentários