Com a nova onda de Fat Bikes, bicicletas que usam pneus monstruosamente grandes, a pressão exata dos pneus ganhou um novo patamar de precisão. Afinal, com um volume grande de ar e terrenos como areia e neve, mudanças de apenas algumas libras fazem total diferença na condução da bike e na aderência do conjunto. Por isso, utilizar um cubo que permite regular a pressão e ainda utilizar duas câmeras de ar (uma de alta e outra de baixa pressão), certamente é uma grande vantagem.
Com o sistema criado pela White Crow, o cubo liga dois reservatórios de ar - o pneu tubeless e uma câmara interna - e utiliza uma embreagem para transferir a pressão de um para o outro. Assim, a câmara menor fica por dentro e, além de proteger o aro contra impactos, ainda trava o pneu para que ele não escape, exatamente como o ProCore Schwalbe.
Feito de alumínio e fibra de carbono, o cubo possui uma bomba de plástico que pode girar ou ficar fixa em um eixo. Com isso, é possível bombear o ar quando necessário sem criar resistência ao movimento quando o sistema está desativado. Tudo é controlado com uma alavanca que controla uma embreagem com três posições: inflando, descanso e esvaziando.
Na primeira, a válvula abre e deixa o ar ir da câmera interna de alta pressão para o pneu. Na segundo, o cubo gira sem resistência e a pressão se mantem inalterada nos dois reservatórios. Na terceira, o movimento do cubo empurra a pressão do pneu para dentro da câmera interna de alta pressão.
Como a quantidade de ar dentro do conjunto é constante, não existe a possibilidade de sujeiras e outras contaminações entrarem, além de permitir pressurizar e aliviar a pressão quantas vezes você quiser. Segundo o fabricante, o cubo pesa apenas 150g a mais do que um convencional e, quando está empurrando o ar para dentro da câmera de alta pressão, consome cerca de 45 watts.
Mais informações em http://whitecrow-tech.com/
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