MENU

Em vídeo, Shimano relembra primeiro grupo Deore XT de 1982

Confira o vídeo de apresentação do primeiro grupo de mountain bike de Shimano

Com a febre do MTB se espalhando pelos Estados Unidos na metade dos anos 1970, a Shimano percebeu um mercado em franca expansão que fatalmente exigiria componentes de bicicletas criados especificamente para suportar os rigores do uso fora de estrada.

Depois de muitos testes, em 1982 a marca japonesa anunciou seu primeiro grupo criado especificamente para o MTB, o Deore XT M700 com 18 marchas e um pacote que já chegou com diversas inovações. No vídeo abaixo, você confere um comercial da época, anunciando as novidades do modelo.

Dentre elas, destacam-se detalhes como o selamento em quase todos os componentes e os freios cantilever com grande alavanca e um desenho para evitar o acúmulo de lama. Além disso, eles ainda tinham um mecanismo que evitava que o cabo de aço prendesse no pneu em caso de quebras.

Outro detalhe bem bacana no freio era o mecanismo que permitia mudar a inclinação da sapata sem soltar o parafuso, o que supostamente facilitaria a regulagem. Também é curioso ver como termos como "grande amplitude de marchas" e "pinhões grandes" já eram utilizados na época, assim como "precisão nas trocas" e muitos outros comuns até os dias de hoje.

Atualmente, o grupo que é o segundo na Hierarquia de Grupos de MTB da Shimano está na encarnação M81000, com 12 velocidades.


Relacionados

Comentários

Parabens ximano...tenho o sistema alivio e tenho paixao...

Sensacional , parabéns Shimano . Tenho uma bike Elite 2019 sou apaixonada por ela . Paulo Henrique / paulohemato@gmail.com



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.