home

Em breve, corridas de ciclismo terão transmissão de dados dos atletas


23 FEV, 2016     Gustavo Figueiredo    
     


A Velon, um empreendimento conjunto de 11 das 18 equipes do WorldTour e responsável pelos vídeos on-board que apareceram nos últimos tempos, uniu forças com uma empresa de captura e transmissão de mídia chamada Infront Sports & Media para revolucionar o cobertura das principais corridas de ciclismo do mundo.

No acordo, está prevista a veiculação em tempo real de dados como posição, altitude, velocidade, aceleração, frequência cardíaca, cadência e potência dos atletas. A informação será compilada e interpretada antes de ser disponibilizada para os veículos de comunicação. Com o projeto, a Velon pretende oferecer mais sustentação econômica para as equipes e atletas.

"Estamos felizes com a parceria feita com a Infront Sports & Media. Nossa parceria permite darmos um passo adiante, o que permite compartilhar a informação com os torcedores e será fantástico", disse Graham Bartlett, CEO da Velon.

"Imagine como será legal para os fans acompanharem a performance dos atletas enquanto eles assistem a corrida pela TV ou ao vivo. Isso já existe em outros esportes há algum tempo e agora traremos isso para o ciclismo", completou.

Ainda não está claro como o sistema vai funcionar. Porém, já ficou definido que a informação deverá ser filtrada para evitar que dados completos dos atletas, como sua relação peso / potência, sejam divulgados durante a competição, evitando assim que a informação seja utilizada para obter vantagens competitivas.

Ao que tudo indica, o modelo deverá estrear em Maio, no Tour da Suíça. Porém, espera-se que grandes corridas como o Tour de France e o Campeonato Mundial de ciclismo também contem com a tecnologia de transmissão de dados.


Comentários



Relacionados