Seção de Fotos Vazia Em ação covarde IBAMA intimida bikers na Vista Chinesa - Pedal
home

Em ação covarde IBAMA intimida bikers na Vista Chinesa


2 MAR, 2008     Pedro Cury    
     


Nesta última semana, três praticantes de downhill foram ameaçados de prisão na famosa trilha da Vista Chinesa no Rio de Janeiro. Segundo os próprios praticantes, agentes do IBAMA, vestidos em roupas comuns, esperaram o alinhamento na entrada da trilha para abordá-los.

Não existe nenhum aviso de que é proibido o uso da trilha e a ação dos agentes não foi educativa ou preventiva. Eles abordaram de forma intimidadora os praticantes, com ameaças o tempo inteiro. Chamaram políciais e como havia um menor também praticante (coisa comum em um esporte cada vez mais popular e saudável), os agentes quiseram convencer os policiais a prender membros do grupo por aliciação de menores, além de crime ambiental. Segundo um dos praticantes que não quis se identificar: "Eles chegaram em um carro gritando: PARA AÍ PARA AÍ! Achei que fosse um assalto! Algo que é de certa forma comum naquela região. Meus outros dois amigos já tinham descido pela trilha". Os dois outros ciclistas, ao chegarem no final da trilha foram abordados pelos dois agentes do IBAMA, acompanhados por uma viatura policial e mais duas motos, num total de 7 policiais. Quem acompanhava o acontecido, não acreditava que aquela mobilização era por causa de treinos de ciclistas.

imagem

Como sempre no Brasil, todo mundo tenta atacar o lado mais fraco. Por sorte, o mountain biking hoje em dia é praticado por uma gama muito ampla de pessoas, de diferentes classes sociais, com profissionais que vão desde advogados, políticos e militares de classe alta, até o garoto mais humilde da favela. Por ironia, existem praticantes que são até membros do próprio IBAMA!

Já está havendo uma mobilização por parte de alguns praticantes para achar a solução mais viável. Recomendamos fortemente que ninguém frequënte a trilha até que novas informações sejam divulgadas.


Comentários



Relacionados