home

Edivando de Souza Cruz relata sua temporada 2012

Atleta deixa a equipe Scott Novos projetos para 2013


10 DEZ, 2012     Guiné    
     


No final do mês de agosto, o site Pedal publicou a nota oficial do Team Manager (Odair Pereira) da equipe Scott-Fittipaldi, na qual relatava o desligamento do atleta Edivando de Souza Cruz com a equipe.

Nada aconteceu entre ambas partes. Apenas coisas da vida e de novos projetos. Agora, o Pedal publica o balanço completo de Vando nesta temporada, em que o mesmo agradece a sua participação na Scott-Fittipaldi e os resultados, a conquista da vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres dente outros.

Vamos ficar de olho em qual equipe o atleta vai representar em 2013.

imagem

Relato de Edivando de Souza Cruz

"Em 2012 foi um ano cheio de desafios, aprendizado, superação e de conquistas, já fazem 19 anos que estou competindo no Mountain Bike e nunca uma temporada é igual a outra, o esporte está sempre em evolução e a cada ano tem alguma novidade.

O ano começou totalmente voltado para classificação Olímpica, o Brasil ainda não tinha o direito de ter um representante em Londres e foi preciso um trabalho focado na pontuação do ranking internacional para garantir a vaga, fui escalado pela CBC junto de Rubens Donizete e Henrique Avancini pelo fato se estarmos melhores classificados no ranking UCI e a classificação do país no ranking ser a soma dos três melhores classificados de cada nação.

Este ano fiz um ótimo trabalho de base e me senti muito bem nas provas, mesmo tendo que viajar muito e encaixar os treinos num cronograma totalmente diferente, tendo que trabalhar bastante a recuperação entre as provas e viagens e ao mesmo tempo fazendo uma manutenção nos pontos principais para não perder o preparo.

imagem

Um dos momentos mais difíceis para mim neste ano foi tratar de uma lesão justamente na fase de classificação Olímpica, no Pan de MTB no México no dia 8 de Abril. Sofri uma queda e bati muito forte a mão, consequentemente tive uma distensão nos ligamentos o que me deixou sem poder competir por umas semanas e exigiu um tratamento com fisioterapia e alguns cuidados para eu poder voltar as provas.

Tive que cancelar uma viagem para Portugal, onde iria participar de uma prova UCI e depois ter muita paciência e voltar aos poucos nos treinos de MTB, mas graças a Deus consegui me recuperar retomar os treinos.

Em Junho consegui andar forte nas provas como na 3ªetapa da CIMTB em Divinópolis-MG, no mês seguinte garanti o Bronze no Brasileiro de XCO e no segundo semestre vieram algumas vitórias importantes do cenário nacional como o Desafio da Mantiqueira e Iron Biker.

Este ano também foi importante pela entrada oficial da modalidade nos Jogos Regionais e Abertos de São Paulo, onde tive resultados importantes representando a cidade de Santos. Este foi um ano de muitas experiências e aprendi muito, fiquei feliz com meu desempenho e também por superar desafios e adversidades, tudo faz parte de um aperfeiçoamento e vai ajudar mais a frente.

Agradecimentos

Só tenho a agradecer a todos amigos, torcedores, familiares e aos meus patrocinadores e apoiadores por todo apoio, investimento e confiança no meu trabalho, em especial quero agradecer a equipe Scott pelo trabalho que fizemos juntos nestes três últimos anos em 2013. Sigo com uma nova parceria de bike, mas foi uma grande experiência para mim o trabalho que fizemos nestes anos, a Scott-Fittipaldi segue com um foco nas categorias de base visando desenvolver novos talentos no esporte.

Temporada 2013

Estamos no final de 2012 e logo começo os treinos para próxima temporada. Será um ano de novidades para mim, alguns dos meus parceiros continuam e novas parcerias estão sendo firmadas, outras novidades serão nos equipamentos, ainda na temporada de 2012 competi com as bikes aro 26 e agora pretendo experimentar as rodas maiores, foi interessante competir de 26 numa temporada onde aconteceu a transição na Elite nacional, muitos já mudaram e também deu para fazer uma leitura diferente nas provas, pelo fato de conhecer bem os atletas, cada bike tem uma característica diferente com suas vantagens e desvantagens e isso também exige táticas diferentes para cada tipo de prova."

Resultados de Edivando de Souza Cruz em 2012:




Campeão do Iron Biker
Campeão do Desafio da Mantiqueira
Campeão da Copa Santa Catarina
Campeão da 1ª etapa da Copa São Paulo
Campeão dos Jogos Regionais
Campeão da 4ª etapa do Big Biker
Campeão do MTB no Rocky Man 2012
Vice-Campeão da 1ª etapa do GP Ravelli
Vice-Campeão da 3ª etapa do Interestadual XCO
2º Colocado na 3ª etapa da Copa Internacional
3º Colocado no Brasileiro de XCO - Salvador-BA
3º Colocado na 1ª etapa da Taça Brasil
3ª Colocado nos Jogos Abertos de São Paulo
4º Colocado na Copa AM PM – Costa Rica
5º Colocado na 2º etapa da Taça Brasil
6º Colocado no Desafio Estrada Real
7º Colocado no Shimano Fest
11º Colocado na Copa Chile de MTB – Chile
12º Colocado no Panamericano de MTB – México




Edivando de Souza Cruz – Atleta Olímpico de MTB – Scott-Fittipaldi

Patrocinio: Scott / Vzan / Proshock / Cateye / Santos

Apoio: Fizik / Continental / Crank Brothers / HE Treinamento Esportivo


Comentários



Relacionados