MENU

Edivando de Souza Cruz fala sobre sua participação no Mundial de MTB 2009

O Ciclista de Ilhabela conquistou o 53º lugar na categoria Elite

Canberra, capital australiana sediou entre os dias 1 e 6 de setembro o Campeonato Mundial de Mountain Bike 2009, a competições foram realizadas no Stromlo Bike Park, as provas disputadas foram nas modalides Cross Country Olimpico (XCO), Down Hill (DH), Four Cross (4X), Bike Trial, e Team Relay ( Revezamento).

O atual Campeão Brasileiro, Edivando de Souza Cruz (Astro/Vzan/Giro/Shimano) participou pela oitava vez de um Campeonato Mundial e foi 53º colocado e esta foi a sua segunda na Austrália, em 1996 Edivando na cidade de Cairns no norte do país onde conquistou o 11º na categoria Junior.

imagem

Depoimentos:

:: Viagem

“A viagem para Austrália é bem longa e cansativa Sai-mos do Brasil na Terça-feira dia 25 de Agosto e chegamos em Canberra só na Quinta-feira noite, contando tempo de vôos, espera em aeroportos e também mudanças no fuso horário, na Austrália é 13 horas a menos que no Brasil, mas tudo correu bem e como fomos na semana anterior a competição a prioridade no inicio foi trabalhar a recuperação e se acostumar com o horário”.

:: Treinos

“Logo na Sexta-feira dia 28, já dei uma passada na pista com os outros atletas da delegação, estava-mos ansiosos para saber como era a pista, o clima estava frio e seco, as temperaturas no tempo em que estivemos por lá estavam entre 0 e 15º, e também tive-mos que nos acostumar. A pista ficava a uns 18 km do hotel em que estava-mos hospedados e para chegar lá erá uma maravilha, andava-mos por ótimas ciclovias que seguiam paralelas as rodovias, e além de pedalar com tranquilidade podia-mos curtir a paisagem. Chegando na pista, o primeiro impacto que tive-mos foi de ter que enfrentar uma pista muito técnica, as subidas eram cheias de curvas em trilhas e também tinham muitas pedras, nas descidas também muitas curvas em alta velocidade e alguns “drops” e saltos que exigiam muita técnica, mas logo fomos pegando o jeito e começa-mos a pegar confiança, muitos atletas de nome também estavam tendo dificuldades coma pista, mas deu para perceber que no Brasil faltam mais provas de Cross Country e também com alto nível técnico”.

:: Competição

“A prova de XCO da Elite foi no Sábado dia 05 de Setembro, o clima estava legal foi um dia ensolarado, e com temperatura agradável, larguei no meio do pelotão, na quarta fila, logo no começo da prova pegamos uma longa subida de estradão e os ponteiros seguraram o ritmo até a entrada da trilha, e não houve troca de posições até este trecho, mas logo no inicio da trilha começou um enrosco tremendo, e depois de passado os ponteiros (15 primeiros) o retante do pelotão teve que começar a empurrar a bike e ali perdi muito tempo, mas para falar a verdade não é primeira vez que isso acontece, os atletas que competem o circuito Mundial e tem alta pontuação tem o privilegio de largar na frente, então o negocio e se concentrar em fazer a prova, quando passei na primeira volta estava entre os 60 e me assustei, é tudo muito rápido e todo pelotão anda muito forte, mantive o ritmo e ganhei algumas posições durante a prova, foram 7 voltas num percurso de 6,5 km, este foi meu segundo melhor resultado na Elite, em 2005 na Itália cheguei em 58º, na Nova Zelândia em 2006 cheguei em 62 e no ano passado na Itália 35º".

imagem

:: Avaliação

“Cada competição tem uma característica, principalmente no Mountain Bike, cada região tem um tipo de solo e relevo diferente, e isso faz com que enfrente-mos diversos tipos de situação, o que podemos fazer é sempre procurar variar o máximo possível o treinamento para estar preparado para as diversas situações, a pista do Stromlo Bike Park por exemplo é num terreno seco e escorregadio, não faz lama, mesmo quando chove, não tem raízes, mas tem imensas pedras, rampas e drops, um dos pontos fortes para o atletas ganhar tempo erá saber flui na pista, descer rápido e gastar pouca energia, subir as trilhas na marcha certa e saber tracionar na hora de passar obstáculos, Consegui fazer uma boa prova e fui constante, consegui manter um resultado próximos dos outros anos em que participei dos Mundias e fiquei feliz por isso e quero agradecer a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) ao Banco do Brasil (Patrocinador da CBC) e aos meus patrocinadores e apoiadores”.

Edivando de Souza Cruz

Resultados- Elite XCO Masculina

1º Nino Schurter (Suíça) 2:04:39
2º Julien Absalon (França) +0:03
3º Florian Vogel (Suíça) +0:58
4º José Antonio Hermida Ramos (Espanha) +0.58
5º Geoff Kabush (Canadá) +2:04

31º Rubens Donizete (Brasil) +7:48
53º Edivando de Souza Cruz (Brasil) +13:52
62º Ricardo Pscheidt (Brasil) –1 volta

Próxima competição:

No próximo, domingo dia 13 de setembro, Edivando irá competir o Moda Cup no Nordeste, em Santa Cruz do Capibaribe no Pernambuco. A competição será no formato Maratona e terá aproximadamente 70 km, esta é a primeira vez que Edivando irá competir na região.

O Pedal estará presente no evento.

“Estou com uma expectativa muito boa para esta prova, apesar de não ter feito nenhum treino especifico e estar ainda me acostumando com o fuso horário espero fazer uma boa competição, desde já agradeço a organização do Moda Cup pelo convite e pela oportunidade de pedalar em outras regiões do no Brasil”. Comenta Edivando.

Edivando conta com os seguintes Patrocinadores: Astro/Vzan/Giro/Shimano

e os seguintes apoiadores: SDG/Joe´s No Flats/Riders Eyewer/Nutrisport Exeed/ Easton/ Manitou/661/Fisk de Ilhabela/HE Treinamento Esportivo

Fotos (2)

foto 0 - Edivando de Souza Cruz Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.