MENU

Edivando conquista a prata nos Jogos Sul-americanos

O atleta paulista encerrou a temporada oficial com um dos melhores resultados de toda a delegação de ciclismo.

Edivando Souza Cruz, atleta patrocinado por Astro/Manitou/Vzan/Michelin, conquistou neste sábado, 19 de novembro, um dos maiores resultados de toda a delegação de ciclismo que viajou para Argentina para as disputas dos VIII Jogos Sul-americanos. Com a medalha de prata, o atleta venceu as dificuldades e o alto nível dos competidores, sagrando-se vice-campeão sul-americano de cross-country olímpico.

Apenas 52 segundos separaram o brasileiro de Hector Paez Leon da Colômbia, atleta que em 2006 se sagrou campeão Pan-americano de MTB e Campeão Mundial de Maratona. Em uma estratégia de equipe bem elaborada com seu parceiro, Ricardo Pscheidt, Vando colocou em prática todo o treinamento realizado na temporada para garantir a medalha de prata para a delegação brasileira.

A largada da competição foi em ritmo ‘alucinado’. “Eu conhecia os atletas que estavam competindo, sabia que a largada seria muito forte. Procurei me manter entre os primeiros e não me desesperar para atacar no momento certo”, comentou o atleta paulista. Logo na primeira volta o chileno atacou e conseguiu abrir boa vantagem do pelotão. Vando manteve-se no pelotão e na terceira volta, após ataque de seu companheiro de equipe, resolveu pressionar o colombiano Leon para ‘tirar o sossego’ do adversário.

“A estratégia foi traçada, bastava fazermos um bom trabalho de equipe para terminar bem a prova”, ressaltou. Na quarta volta Edivando realizou um ataque sobre o colombiano no trecho mais técnico do circuito, chegando a andar na frente de Leon por bons minutos, mas foi ultrapassado na última volta. “Quando sofri o ataque na subida mais forte do circuito, procurei manter a calma e forçar o máximo possível para buscar a posição. Ultrapassei o Pscheidt e pedalei forte para garantir a prata”.

Com o resultado, Edivando conquistou sua segunda medalha de prata nesta competição. Em 2002, na edição realizada no Brasil, Edivando conquistou pela primeira vez a prata nos Jogos Sul-americanos, competição que se compara apenas às Olimpíadas.

“Estou muito feliz com o resultado. Isto serve para mostrar que estamos preparados para defender o Brasil nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, embora tenha muito trabalho para ser feito até lá”, analisou o atleta. Durante a estada do atleta na Argentina, a ajuda recebida das entidades foi reconhecida por Edivando. “Quero agradecer a todo apoio que tenho recebido de todos, principalmente da CBC e COB por ter tido esta oportunidade”, finalizou.

Encerrada a temporada de provas oficiais, Edivando ainda participa do Desafio Ilhabela Cross-Marathon em Ilhabela no próximo final de semana e depois formará uma equipe para se divertir no MTB 12 horas no começo de dezembro. “Este ano foram muitas competições, compromissos e muito trabalho, que resultaram em muitos resultados importantes. Agora vou me divertir um pouco e depois tirar umas férias para descansar”, declarou.

Edivando Souza Cruz é o único bicampeão da Copa Internacional de MTB e melhor brasileiro no ranking internacional (UCI).


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.