MENU

Domingo de decisões e títulos na grande final da Copa Ametur Power Bar Reebok e na Copa Caloi de amadores



A quarta e última etapa da Copa Ametur PowerBar Reebok 2003 e da Copa Caloi de Amadores, realizada no Parque de Exposições de Barbacena - MG, neste domingo, proporcionou um grande espetáculo para 678 ciclistas e o público que prestigiou o evento. A movimentação começou bem cedo e por volta das 7h da manhã já era possível ver centenas de atletas se preparando para a grande final do maior campeonato de mountain bike do país.

A disputa foi bem acirrada em todas as categorias porque ainda não havia vencedores declarados, apenas favoritos e o fato da pontuação desta última etapa ter sido dobrada também ajudou a elevar ainda mais o nível da competição. O domingo foi de muita festa, adrenalina e atrações para todos que prestigiaram a corrida. A maior expectativa ficou para os instantes finais da competição quando os resultados foram se tornando mais nítidos e os campeões de 2003 foram se consolidando.

Nesta etapa, os atletas puderam conferir as novidades que a organização da competição preparou. A mais esperada delas foi a passarela de estrutura metálica montada sobre a estrada que liga duas das principais rodovias do país, a BR 040 e a MG 381 e que fez parte integrante da pista, a exemplo do que ocorre nos grandes campeonatos mundiais.

Outra novidade foi a entrega do "Troféu Estrada Real" para os vencedores das categorias Elite Masculina e Elite Feminina, como resultado da parceria que a Copa Ametur PowerBar Reebok firmou com o Instituto Estrada Real, o maior projeto turístico de Minas Gerais, criado para incentivar o turismo e a prática de esportes pelas trilhas histórias de Minas.

O Sebrae, entidade que sempre apoia eventos ligados ao turismo e ao desenvolvimento econômico do país também é outro importante parceiro da Copa Ametur PowerBar Reebok. A aliança surgiu porque o Sebrae deslumbrou no campeonato uma excelente oportunidade de alavancar a economia das cidades-sede das provas, gerando centenas de empregos indiretos e aquecendo o turismo local por causa do grande número de ciclistas que se hospedam nos hotéis das cidades.

E, por fim, a iniciativa da Ametur (Associação Mineira das Empresas de Turismo Rural) em promover a Copa também merece ser citada, já que a associação foi criada com o objetivo de trabalhar para o crescimento, qualificação e certificação do turismo rural do Estado.

OS RESULTADOS

A quarta etapa da Copa Ametur PowerBar Reebok, disputada no último domingo, no Parque de Exposições de Barbacena – MG, fez muita gente se surpreender com os resultados finais da competição. Os desfechos em cada categoria foram muitas vezes inesperados, o que acabou comprovando o excelente nível técnico dos ciclistas que participam da corrida. Os campeões tiveram que pedalar muito para tentar manter o favoritismo conquistado nas outras três etapas e quem ainda tinha chances de conquistar o título aproveitou ao máximo a última oportunidade.

A disputa mais acirrada ficou por conta das primeiras colocadas na categoria Elite Feminina, a mineira Érika Gramiscelli e a argentina Noelia Rodrigues. As duas estiveram praticamente empatadas durante toda a prova e nas curvas finais a argentina acabou abrindo uma grande diferença e vencendo o campeonato, totalizando 92 pontos. Já Érika que no final da corrida acabou levando um tombo foi a vice campeã com 91 pontos. O terceiro lugar foi para Roberta Kelly com 71, o quarto para Juliana Machado com 63 e o quinto para Tatiana Rodrigues que marcou 51 pontos.

Na Elite Masculina o vencedor foi Odair Pereira com 79 pontos. O então líder Alberto Morgen foi o segundo colocado com 68. Abraão Eleutério, vencedor da quarta etapa ficou com o terceiro lugar na classificação geral, marcando 64 pontos. Já o medalha de prata nos jogos panamericanos de Santo Domingo e campeão da Copa Ametur de 2002, Edvando Souza Cruz, ficou em quarto com 62 e Márcio Ravelli conquistou a quinta posição com 57 pontos.

Na categoria SUB-12 o título foi para Rafael Conrado que ficou praticamente invicto e terminou a competição com 97 pontos. Atrás dele ficou Rodrigo Nepomuceno, com 88, e depois Nikolas Michahelles com 69, Luís Otávio, com 47 e Davi Santos, com 45. Na SUB-15 quem venceu a competição foi Henrique da Silva que ficou com 93, Murilo Paranhos com 79 pontos ficou em segundo, Daniel Grossi com 67 ficou em terceiro, Henrique Furst em quarto com 59 e Eduardo de Assis com 48 pontos terminou em quinto lugar. João Rafael foi o vencedor na categoria SUB-17 com 94 pontos, João Paulo de Souza ficou em segundo com 75, seguido de Adriano Vitor com 72, Guilherme Saad 69 e Luís Paulo Ferreira com 46.

Na SUB-23 quem levou o título de 2003 para casa foi Tiago Carvalho com 94 pontos, o vice campeonato foi para Kléber Souza, com 85, o terceiro colocado foi Arlei Teixeira com 63, o quarto foi Marcelo Cândido com 56 e o quinto foi Apolônio Carneiro com 48. A categoria Júnior também foi bastante disputada e quem ficou com o título foi o quase invicto Danilo César, que apesar de ter terminado a última prova em quinto lugar, totalizou 90 pontos. Atrás dele vieram Fernando Naves, com 89, Gustavo Ricardo com 77, Maicon Alves, com 57 e Felipe Alves com 48.

Alex do Nascimento foi o campeão da SUB-30, com 87 pontos, Carlos Alberto, com 79, ficou em segundo, Paulo Otto Augusto terminou em terceiro e ficou com 63, Robson Ferreira, com 47 em quarto e Carlos Henrique com 45 ficou com a quinta posição no campeonato. Na SUB-35 o campeão foi Marcos Antônio com 97 pontos, em seguida vieram Robson Aloísio com 88, Rogério Caetano e Rogério Vaz de Melo, ambos com 63 pontos e Rodrigo Batella, com 51.

Na categoria SUB-40 o invicto Cláudio Roberto terminou a competição com 100 pontos. Bem atrás dele ficou Valmire da Mata com 66, Miltom Paulo com 61, Braz Aparecido com 55 e Iran Silva com 48. E, por fim, na OVER-40 o resultado foi o seguinte: em primeiro ficou Eduardo Ramires com 94, Paulo Roberto Corrêa que marcou 91 pontos faturou o vice campeonato, Cléber Guedes, 67 pontos ficou em terceiro, seguido por José Mauro Caputo, 60 pontos e Wildes da Silva com 49.

Veja todos os resultados da etapa e do campeonato no site www.copaametur.co.br

COPA CALOI DE AMADORES

Já na Copa Caloi de Amadores, competição responsável por revelar novos talentos do mountain bike nacional, a disputa também foi grande. A Copa Caloi é uma espécie de trampolim para os atletas que querem competir com os profissionais da Ametur já que os primeiros colocados de 2003 passam a correr com os veteranos em 2004. Assim, a cada ano novos atletas podem tentar se destacar no esporte, dando chances para quem está começando. Muitos ciclistas vêem na Copa Caloi o início de uma caminhada que pode levar aos pódiuns dos principais campeonatos nacionais e internacionais.

Quem ficou com os primeiros lugares de cada categoria da Caloi é obrigado a competir na Ametur em 2004. E quem já tem vaga garantida é o vencedor é Filipe Rachid, vencedor da categoria SPORT, com 97 pontos. Flávio Leal ficou em segundo lugar com 75, Juliano Neves em terceiro com 63, André Oliveira com 48 pontos ficou com o quarto lugar e Bruno Barbosa em quinto com 44.

Na categoria ASPEN Reginaldo Araújo venceu e ficou com 61 pontos no total. Roberto José foi o vice campeão, com 60, Edinilson Tanini ficou com 51 e Ricardo Giarola e Deilton Fernandes empataram com 45. Lúcio Antônio foi o campeão da SUPRA com 74 pontos, Rovilson Matias o vice com 60 e César Augusto faturou o terceiro lugar com 58 pontos.

Dione Marcos manteve sua regularidade de pontos e levou o título da categoria MAX, totalizando 88 pontos, bem atrás dele estão os outros quatro colocados: Fernando H. com 65, Adenilson Roamres com 61, Genaro Terena com 50 e Igor Andrade com 35 pontos.

E, para finalizar a classificação geral da Copa Caloi de Amadores temos a categoria VENTURA, na qual Adriana Bhering foi a líder invicta com 100 pontos e levou para casa o troféu de campeã, depois vieram Giovana Cruz com 83, Silvânia Araújo com 73, Rita Alves com 52 e Camila Amaral com 46.

Veja o resultado completo da Copa Caloi de Amadores no site www.copaametur.com.br

DIRT JUMP RED BULL

No DIRT JUMP RED BULL, esporte no qual o atleta salta de uma rampa que o projeta a uma altura de até 5 metros, permitindo que ele faça manobras mais que radicais no ar, o maior destaque foi a participação de três atletas da equipe Rodan de São Paulo que são feras na modalidade e vieram para acirrar ainda mais a disputa. Um deles, o paulista Rodrigo Alves, o Dodigo, foi o campeão do Dirt Jump, em segundo ficou Diogo Penido, o Latinha, o terceiro lugar foi para o atleta patrocinado pela Rodan Blue Herbert Marcelino, o Ojeda. A quarta colocação foi para Maike Vieira Moura, da equipe Rodan, e a quinta para Anderson Santos, o Mancha.


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.