home

Documentário da BBC mostra perigo das falsificações


9 DEZ, 2015     Gustavo Figueiredo    



Comprar aquela peça extremamente barata pode parecer um golpe de sorte. Porém, como sabemos, o mercado está repleto de produtos falsificados e o risco de comprar gato por lebre é grande. Muitos vendedores comercializam essas imitações como "Peças OEM", o que já é ruim o suficiente. Porém, alguns vão ainda mais longe, vendendo produtos falsos como originais, colocando a segurança do ciclista e o nome da empresa em maus lençóis.

imagem
Fake Britain / Reprodução


Por isso, a série inglesa da BBC Fake Britain destacou em seu último episódio o caso de Matt Phillips, um mountain biker que comprou um guidão FSA como se fosse verdadeiro. Porém, algum tempo depois, a peça simplesmente quebrou em três pedaços no meio de uma descida. O resultado, como era de se esperar, foi um belo tombo, que causou um punho fraturado em dois lugares diferentes e sete semanas de gesso.

Para piorar, Matt enviou o guidão para a FSA só para descobrir que ele foi vitima de um golpe, e que se guidão era apenas uma cópia sem nenhum tipo de certificação de segurança - e o cenário é ainda mais assustador. Segundo o documentário, só a FSA já identificou mais de 2 mil replicas sendo vendidas online em apenas um mês. Para tentar combater o problema, o fabricante colocou, dentre outras medidas de segurança, um logotipo em seus produtos originais que só pode ser visto sob luz ultra-violeta.

imagem
Fake Britain / Reprodução


Esta não é a primeira vez que o documentário levanta este problema, tendo previamente destacado capacetes Giro falsificados que falharam nos testes de certificação de capacetes. Por isso, para se manter seguro, compre sente produtos em lojas de renome, distribuidores autorizados e, se a esmola for demais, convém desconfiar.


Comentários



Relacionados