MENU

Diego Knob embarca para o LATAM Enduro Series na Argentina

Nesta segunda-feira 30 de Março, os Petropoitanos André Sanches e Diego “Knob” Neumann embarcam para Bariloche, Argentina onde nos representarão no LATAM Enduro Series, a 1a etapa do Latino Americano de Mountain Bike Enduro.

O Enduro é considerada a modalidade mais completa do mountain bike, devido ao seu formato de competição que exige dos atletas habilidade técnica em saltos, pedras e trechos acidentados e também muito preparo físico para vencer o longo formato da prova. O formato da prova é parecido com os Enduros de moto, os atletas são cronometrados em trechos pré-definidos chamados de estágios ou especiais, se deslocam entre estágios pedalando sem a ajuda externa, e são auto-suficientes com sua alimentação e eventuais problemas mecânicos.

imagem

Esses estágios são trilhas em sua maior parte em descidas técnicas bem acidentadas com pedras, saltos e erosões, e dentro desses estágios também existem algumas subidas. As provas mais duras, como a de Bariloche, contam com 7 estágios, ao longo de 3 dias, ou seja, o desgaste físico acumula.

“De 2 anos para cá o Enduro se popularizou muito em todo o mundo, mas se prestarmos bem atenção, o Enduro nada mais é do que o mountain bike como um todo, pois somos testados em todos os aspectos físicos, técnicos, estratégicos e até psicológicos” comenta André Sanches.

As provas de Mountain Bike Enduro estão se popularizando muito, Petrópolis inclusive já sediou e vai sediar novamente uma etapa do Brasil Enduro Series em Itaipava, este ano sendo em Outubro. Por conta de oferecerem aos participantes mais do que apenas algumas horas de diversão, essas provas criam uma atmosfera muito tranquila mesmo sendo uma competição, pois geralmente acontecem ao longo de 2 ou até 5 dias, misturando dias de reconhecimento das trilhas, e outros dias de provas. “Esse formato mais longo faz com que tenhamos muito tempo para conversar com outros atletas durante os deslocamentos, e colocar o papo em dia com amigos de outros estados e países que só vemos nas provas” adciona Knob.

“Bariloche nos desafiará muito por conta do terreno da região, pelo o que estudamos o terreno é bem solto, com muito pó e pedras decompostas o que dificulta muito a tração e aderência dos pneus nas curvas mais rápidas e trechos técnicos” revela Knob.

Mas o que os dois Petropolitanos acreditam ser uma vantagem competitiva para eles, é o fato de morarem justamente aqui em nossa Serra. Os dois comentam que o simples fato de saírem de casa já pedalando para treinar, facilita muito a logística que em outras cidades requer colocar a bicicleta em um carro, viajar, enfrentar trânsito e etc.

O LATAM Enduro Series de Bariloche acontecerá entre os dias 3, 4 e 5 de Abril na estação de esqui de Cerro Catedral e suas proximidades, aproveitando assim da estrutura da estação que no verão se volta para os esportes de verão

Sanches e Diego Knob contam com o suporte da Santa Cruz Bikes e fazem parte da equipe PET, o Petrópolis Enduro Team, composta por outros 5 Petropolitanos (Rodolpho Mattheis, Luiz Binato, Rodrigo Martins, Theo Duarte e Rogério Blanc).


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.