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Dicas para pedalar no pelotão

Pedalar em um pelotão é praticamente inerente ao ciclismo de estrada. Afinal, quando estamos "de roda", utilizamos menos energia para manter a velocidade da bicicleta. Além disso, pedalar em grupo conversando com os amigos é uma das melhores partes do esporte.

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Imagem de pelotão amador

Porém, com tantas pessoas andando perto uma das outras, o pelotão envolve alguns riscos e seguir algumas regras de conduta ajuda bastante a manter a segurança. Por isso, confira um compilado com o melhor conteúdo do tópico Pelotão - Ética, Politica e Etiqueta, no fórum do Pedal.

Segurança

1 - Mantenha a linha

Manter a linha significa não mudar de direção abruptamente, evitando movimentar-se lateralmente no pelotão, já que isso pode causar acidentes. Antes de mudar de direção, olhe e sinalize apontando com o dedo para onde pretende ir. Em curvas, evite fechar ou abrir a linha, já que você pode acabar fechando quem vem atrás.

2 - Pedale olhando para frente

Evite focar a visão na roda traseira do ciclista que está a sua frente. Em um pelotão, devemos sempre olhar adiante para evitar obstáculos e surpresas desagraveis.

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Olhe sempre para frente e evite distrações

3 - Ande com atenção

Essa parece obvia, mas a verdade é que muitas vezes, o bate-papo e as belas paisagens são um prato cheio para distrações. Isso não quer dizer que você deva ficar mudo e só olhar para frente, mas lembre-se que pelotão não é lugar para viajar na maionese ou pensar na morte da bezerra.

4 - Use equipamentos de segurança

Além de capacete e luva, os óculos são itens bastante importantes para o pedal em grupo. Além dos insetos, é comum que detritos sejam ejetados pelo pneu traseiro em direção ao rosto. Uma pedrinha no olho a 50km/h em um grupo com outras 30 pessoas é uma bela receita para o desastre.

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Imagem de ciclista equipado

5 - Não use fones de ouvido

Sua audição é uma importante fonte de informações sobre o que está ao seu redor. Por isso, nunca use fones pedalando em grupo. Outro detalhe importante é que, muitas vezes, o barulho do vento é o melhor indicativo de estar no lugar certo para aproveitar o vácuo em ventos cruzados. Por isso, evitar os fones é duplamente recomendado.

6 - Sinalize obstáculos

Ao ver um obstaculo, aponte imediatamente para onde ele está. Isso quer dizer que, se ele for passar pela sua direta, deve-se apontar incisivamente na direção onde o buraco ou detrito se encontra. Se precisar mudar de direção para evitá-lo, lembre-se da dica número 1.

7 - Evite usar os freios

Se precisar reduzir a velocidade dentro do pelotão, pare de pedalar e erga o corpo para pegar mais vento no peito. Se precisar usar os freios, faça isso de forma mais suave o possível. Uma freada mais forte pode facilmente causar uma reação em cadeia que fatalmente vai acabar com alguém no chão.

8 - Escolha o melhor caminho

Se você estiver na frente pelotão, escolha sempre o caminho mais limpo e retilíneo. Lembre-se que a segurança de quem vem atrás depende de suas escolhas.

9 - Aprenda a pular

Saber pular com a bicicleta é uma excelente forma de evitar obstáculos sem precisar mudar de direção. Além disso, muitas vezes o ciclista da frente não tem tempo de alertar sobre um obstáculo e pular será sua única opção.

10 - Mantenha uma distância segura

Você não precisa estar a 1cm da roda do ciclista a frente para andar no vácuo. Para isso, manter uma distância de cerca de um palmo já é mais do que o suficiente. Isso é extremamente válido quando estamos pedalando com desconhecidos ou iniciantes. Nestes casos, convém manter uma distância ainda maior.

11 - Cuidado ao levantar para pedalar

Quando levantamos para pedalar, é comum jogar a bicicleta para trás - o que pode acabar derrubando alguém que esteja muito perto de você. Por isso, levante-se devagar e evite puxar o guidão.

12 - Não fiquei de meia-roda

Ficar de "meia-roda" é deixar que a roda da frente da sua bicicleta ultrapasse a roda traseira de quem segue na frente. Este é um erro comum e fatal, já que se o ciclista da frente mover-se para o lado ele vai acabar tocando sua roda dianteira, causando um inevitável tombo.

13 - Não use clip

Clips e outros supertes aerodinamicos jamais devem ser utilizados dentro de um pelotão. Apoiado neles, o controle da bicicleta fica prejudicado e o acionamento dos freios longe da mão - o pior cenário possível.

14 - Prepare-se para contatos

O contato ombro a ombro ou guidão com guidão pode acontecer dentro de um pelotão. Embora a situação deva ser evitada, convém sempre manter a calma e não se desesperar ao encostar em outro ciclista.

15 - Cuidado ao tomar água

Se for beber água no pelotão, o correto é ir para o fundo. Se não for possível, tome um cuidado redobrado na hora de tirar e colocar a garrafinha e fique o mínimo de tempo possível com apenas uma mão no guidão. Se não conseguir beber na hora, apoie a mão no guidão com garrafinha e tudo, já que ondulações com uma mão só podem facilmente tirar seu equilíbrio.

16 - Mantenha a bike em ordem

Pneus bem caibrados e em bom estado, freios funcionando, transmissão bem regulada e parafusos com aperto conferido são itens essenciais para a sua segurança e a do grupo. Se por algum motivo sua bike não estiver em ordem, resolva o problema antes de sair para pedalar e nem pense em entrar em um grupo.

Etiqueta

1- Seja educado

O ciclismo de estrada é um esporte de cavalheiros por um bom motivo: longe de casa, passando perrengue e sofrendo na subida com calor e sede, a última coisa que você precisa é arrumar um problema com seus companheiros de pedal. Por isso, mantenha a boa educação e lembre-se que, muitas vezes, fechadas, falta de aviso de buracos ou outras pequenas fontes de atrito podem acontecer.

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Galera pedalando se divertindo

2 - Cuide dos seus colegas

Oferecer ajuda para dobrar uma câmara furada, encher um pneu e fazer vácuo para um amigo cansado e acompanhá-lo até o carro são apenas algumas das gentilezas do ciclismo de estrada. Lembre-se que, na estrada, todo mundo vai precisar da ajuda e da paciência dos amigos uma hora ou outra, inclusive você.

3 - Apresente-se

Pelotões normalmente são grupos de amigos. Por isso, convém apresentar-se e cumprimentar os outros ciclistas antes de sair pedalando. Afinal, nada mais estranho do que um cara que você não conhece sentado na sua mesa de amigos no bar, certo?

4 - Respeite os objetivos do grupo

Cada pelotão tem seu conjunto de regras e objetivos. Alguns são corridas, outros são pedais em grupo, alguns tem líderes mais definidos, outros não. Por isso, antes de ir para a frente puxar ou lançar um ataque, convém prestar atenção nos outros atletas pra não dar uma de "novato sem noção". Isso é especialmente vale quando o assunto é o ritmo - ir para frente e atacar um grupo que se reuniu para andar devagar não é legal, por exemplo.

5 - Leve suas ferramentas e aprende pequenos reparos

Saber trocar um câmara furada ou fazer pequenos reparos na bicicleta é fundamental, esteja você pedalando sozinho ou em grupo. Além disso, é importante carregar câmaras reservas, ferramentas e até a comida que você pretende comer. Certamente, seus colegas de pedal não vão se importar em ajudar, mas isso não é motivo para forçar a barra.

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Kit de ferramentas e necessidades

6 - Calma ao fechar buracos no grupo

Se, por algum motivo, o ciclista que estiver a sua frente abrir vantagem, acelera gradativamente para recobrar o vácuo. Evite acelerações bruscas, já que isso pode colocar o ciclista que está atrás de você em dificuldades - o que fatalmente vai acabar "quebrando" o pelotão. Obviamente, isso vale para pedais que tem o objetivo manter todos os ciclistas agrupados.

7 - Puxando o pelotão

Se o objetivo do pedal for andar agrupado, não troque o ritmo se for para a frente do pelotão. Além disso, se estiver fora de forma, muito cuidado ao tentar colaborar com o grupo. Além de correr o risco de reduzir a média, você ainda pode "quebrar" com o esforço extra.

Conclusão

Seguindo as regras e sugestões acima, certamente seu pedal em grupo será bem mais seguro ou agradável. Porém, lembre-se de sempre conversar com ciclistas mais experientes, prestando atenção em como eles fazem as coisas - com isso, sua evolução será constante.


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