home

Desafio Tour do Rio 2013 - Kleber Ramos vence

Principal evento antes do Tour do Rio recebeu mais de 500 atletas em Conservatória


19 AGO, 2013     Péricles    



A cidade de Conservatória, no interior do Rio de Janeiro, foi palco neste domingo, 18, do Desafio Tour do Rio, última competição que vale pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e antes do aguardado Tour do Rio, maior evento de ciclismo da América Latina. O grande destaque da competição foi Kleber Ramos, do Clube Dataro de ciclismo / Maxxis Calypso / Bottecchia, da equipe de Cascavel, campeão da elite masculina. Na elite feminina quem venceu foi Luciene Ferreira da Silva da equipe Funvic, de São José dos campos. A capital da seresta contou com 500 ciclistas distribuídos por 15 categorias, que enfrentaram percursos de 92,8 km, 80km ou 46km. A largada aconteceu no centro da cidade e percorreu a Serra da beleza, passando por trechos de subida e longas curvas.

"Essa competição é de grande importância, estamos a 10 dias do Tour do Rio. Ganhar aqui dá uma motivação a mais, mostra que estamos em boa forma para a principal competição do ano. Espero chegar bem para tentar o bicampeonato", empolga-se Kleber, campeão da edição de 2012 do Tour do Rio.

No início do percurso, de 92,8km, ele abriu uma fuga com mais quatro atletas (David Leite, Magno Nazaret, Murilo Ferraz e Mauricio Knapp). Faltando 30 quilômetros para o fim da prova, Kleber conquistou uma vantagem e ficou sozinho na liderança. Ele foi alcançado por Antoelson Dornelles (São Francisco Saúde /Açúcar Caravelas / Gold Meat / SME) na reta de chegada e o título foi decidida no sprint final. Kleber completou o Desafio com o tempo de 2h21min e Antoelson cruzou a linha um segundo depois. Cleberson de Almeida Weber, também da equipe Dataro, chegou em terceiro (2h21min34).

Outros nomes de peso marcaram presença no evento, como o atual líder do ranking nacional Fabiano Mota (FW Engenharia / Amazonas Bike / Aços Mil / Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ) , Mauricio Knapp (São Francisco Saúde / Açúcar Caravelas / Gold Meat / SME - SP) e Magno Nazaret (Funvic / BrasilInvest / São José dos Campos - SP).

"Essa competição é muito importante pra sentirmos o terreno, lembra muito o Tour do Rio. Podemos sentir o resultado dos treinos. Tenho certeza que o nível técnico vai ser o mais forte de todas as edições" explica Magno Nazaret.

O evento também premiou os campeões da Copa Rio de ciclismo, que foi decidida em Itaipava, no dia 14 de julho.

"Nosso intuito é trabalhar para o atleta, queremos fazer o melhor sempre. O nível do Tour só aumenta. Se estamos falando de Olimpíadas temos que acompanhar. Esse ano os teremos presença de grandes equipes internacionais, as pessoas podem esperar muito. Temos os portugueses que acabaram de disputar a Volta de Portugal, a equipe colombiana que vem com o time olímpico, entre outros", disse Luísa Juca, idealizadora do Tour do Rio e presidente do Instituto Faça.

O Tour do Rio acontece entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, com um percurso com 808km, passando por 19 cidades cariocas. O evento receberá 18 equipes do mais alto nível – dez nacionais e oito estrangeiras.

O Desafio Tourdo Rio é uma realização do Instituto Faça, com organização da Conexão e supervisão técnica da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. Patrocinando o evento estão Grupo Bradesco Seguros e Light, que foram as primeiras empresas a investir no Tour do Rio e, posteriormente, no Desafio Tour do Rio, e são grandes nomes quando se trata de incentivo ao ciclismo em geral. O Grupo Bradesco Seguros com o Movimento CONVIVA, que dissemina valores de cidadania, contribuindo para a convivência mais harmoniosa entre pedestres, ciclistas e motoristas. E a Light com a CopaLight, competição ciclística que ocorre na Avenida Presidente Vargas desde 2008, e teve quase 500 atletas inscritos na edição de 2012.

Também patrocinando e apoiando o evento estão Taesa, Globo, Peugeot, Firjan e Walter Tuché.

Resultados

Elite Masculino

1 Kleber Ramos da Silva (Clube Dataro de Ciclismo) – 2h21min00
2 Antoelson Dornelles (São Francisco Gold) – 2h21min01
3 Cleberson de Almeida Weber (Clube Dataro de Ciclismo) – 2h21min34
4 Murilo Ferraz Affonso (Clube Dataro de Ciclismo) - 2h21min35
5 Adelig Paulo da Silva (FW Engenharia / Amazonas Bike) - 2h21m36

Elite Feminino

1 Luciene Ferreira da Silva (Funvic) – 2h34min12
2 Valquíria Alessandra Bento (Funvic) – 2h34min13
3 Natalia Rosa de Oliveira ( - ) – 2h40min49
4 Paula Proença (ADPM Guararema) - 2h43min55
5 Gisele Saggioro Gasparotto (Suzano DSW) 2h43min55


Comentários



Relacionados