MENU

Desafio na Serra do Rio do Rastro 2021 - Prova acontece no primeiro semestre em Santa Catarina

Corre Brasil e Mountain Do lançam dois dias de provas na Serra Catarinense Uma experiência única a 1421m de altitude

O ano de 2021 vai surpreender os amantes da corrida e do ciclismo. As duas maiores organizadoras de Corrida do Sul do Brasil unem as forças para proporcionar aos atletas uma experiência a 1421m de altitude. No primeiro semestre a Corre Brasil e o Mountain Do vão realizar um Desafio na Serra do Rio do Rastro. Dois dias, com provas de ciclismo e corrida de rua, na estrada que foi considerada a mais espetacular do mundo, por uma enquete de uma revista espanhola em 2016.

Divulgação
Divulgação

“Nós recebemos diversos pedidos de atletas para realizarmos um evento na Serra do Rio do Rastro e ter mais provas desafiadoras como esta em Santa Catarina. E já tínhamos uma ideia de fazer uma prova de ciclismo na Serra do Rio do Rastro em 2020. Foi aí que resolvemos lançar um desafio juntando o ciclismo e a corrida”, conta o diretor técnico da Corre Brasil Ricardo Ziehlsdorff.

Os atletas vão enfrentar pelo menos 250 curvas, em subidas íngremes e num traçado inusitado. O Desafio da Serra do Rio do Rastro vai ter três provas: sábado pela manhã uma meia maratona, à tarde 42km de bike e domingo pela manhã, a maratona - outra grande novidade da Corre Brasil. “Nós sempre fomos motivados por desafios e esse será mais um, mas temos uma grande bagagem e experiência em corridas pelo estado”, acrescenta Ricardo.

Há 14 anos a Corre Brasil realiza as principais provas de 21km em Santa Catarina, como as Meias Maratonas Internacionais de Florianópolis e Balneário Camboriú. Já o Mountain Do tem grande experiência em eventos Trail Run pelo estado catarinense e também fora do Brasil, como nos Desertos do Saara e Atacama e entre outros destinos do mundo, como o congelante Usuhaia. Juntas as duas maiores organizadoras de corrida do Sul do Brasil realizam o Desafio Beto Carrero, no maior parque multitemático da América Latina, um evento de três dias.

PERCURSOS DESAFIADORES

As três provas vão subir a Serra do Rio do Rastro. Os percursos já estão mapeados junto com a Polícia Militar Rodoviária, com chegada das três provas na cidade de Bom Jardim da Serra, onde fica o topo da Serra do Rio do Rastro. Já a data do desafio vai ser confirmada até outubro, quando deve começar a pré-inscrição gratuita. As vagas vão ser limitadas e quando abrirem as inscrições em novembro, a preferência será do atleta que previamente mostrou interesse no desafio. E ele vai poder participar de uma, duas ou até mesmo buscar a superação nas três provas.

“O Desafio na Serra reserva aos atletas paisagens de tirar o fôlego, a superação de limites com segurança e o consagrado padrão de qualidade da Corre Brasil e do Mountain Do”, relata Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.

O atleta amador, Said Ali do blog Colecionador de Corridas, já está na expectativa para viver o desafio na Serra do Rio do Rastro. “É um presente não só para os atletas, como também para todo o universo da corrida de rua em nível estadual e nacional. Assim eu posso definir a iniciativa da Corre Brasil e do Mountain Do em realizar uma corrida em um cenário que carece de um olhar carinhoso, diferente e conterrâneo. Saber que teremos na Serra, o padrão visto nas maiores meias maratonas do Sul do Brasil, é, e deve ser motivo de orgulho e empolgação pra muita gente.”

PANDEMIA E AS CORRIDAS DE RUAS

Mesmo com a pandemia, que trouxe inúmeros desafios para o segmento de corrida a Corre Brasil não ficou parada no tempo. Logo no início de abril buscou alternativas para manter os atletas motivados criando o 1º Corre em Casa onde reuniu mais de 2500 corredores de 24 estados brasileiros mais o Distrito Federal, unindo virtualmente corredores de várias partes do Brasil. A prova já teve a terceira edição inovando ainda mais, com o desafio de participar de até três provas, em dias seguidos e com quatro medalhas para quem completasse os três percursos. “Esse período que estamos vivendo nos motivou a adiantar o calendário de 2021 e também nos desafiou a pensar em coisas novas”, conta Ricardo.

O diretor técnico do Mountain Do complementa. “O momento de crise nos faz pensar em outras possibilidades, novos formatos, transformando a crise em oportunidade de inovação. O Desafio na Serra do Rio do Rastro tem a ver com essa busca da superação e renovação com novas experiências”.

E são essas novas experiências que os atletas esperam a cada prova. “A dificuldade imposta pela altimetria, o clima frio e instável instiga todos a pensar: ‘O que eu vou encontrar lá?’ E essa incerteza alimenta ainda mais o desejo de superar as barreiras individuais. A serra te testa e te leva ao limite, sendo amador ou mesmo profissional. E é exatamente isso que queremos”, finaliza Said.


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.