MENU

Desafio Internacional de Ciclismo - Informações

Tudo pronto para o Paris-Roubaix do Brasil

Com a expectativa de uma participação recorde de aproximadamente 500 ciclistas de todo o Brasil e também de vários países, da Europa e das Américas, serão abertas, a partir do dia 1 de julho, as inscrições para o 9º Desafio Internacional de Ciclismo - TV Gazeta, que acontecerá em Alagoas no dia 18 de novembro de 2012.

Este ano as duas principais novidades são a inclusão da categoria juvenil, para atletas entre 14 e 16 anos, que farão um percurso de 30 km entre as cidades de Barra de São Miguel e Maceió. A outra novidade é que os dois eventos, amadores e profissionais, de curta, média e longa distância, acontecerão no mesmo dia e de forma simultânea.

O que é o desafio

O Desafio de Ciclismo nasceu em 2003 com uma aposta entre um ciclista da cidade de Arapiraca/AL, conhecido como Índio, e um funcionário do Grupo Amazônia, também de Arapiraca, o Edilson. A ingênua aposta consistia de uma corrida de bicicleta até a cidade de Jaramataia/AL, distante 35 km de Arapiraca. Segundo as regras estabelecidas por ambos, o Índio largaria de Arapiraca e o Edilson do povoado Folha Miúda, distante 12 km de Arapiraca, na direção de Jaramataia.

Diante da vitória do funcionário Edilson, seu patrão instituiu o Desafio Grupo Amazônia de Ciclismo, que a partir daquela data aconteceria em todos os meses de julho, no ultimo domingo de férias coletiva, e aberta somente para os funcionários do Grupo e das empresas parceiras.

A partir de 2010, com o início da parceria com a TV Gazeta de Alagoas, principal veículo de comunicação do Estado, iniciou-se a fase internacional da competição, tendo como primeiro campeão o atleta de Goiano GESIEL NUNES, em 2011 o português Luis Leão Pinto, da cidade de Viana do Castelo, foi o grande vitorioso da competição.

Desafio Internacional de Ciclismo – TV Gazeta é um evento conhecido mundialmente e caracterizado como “A prova mais dura do Brasil” e “A Paris-Roubaix do Brasil”. Organizado pelos integrantes da Associação Arapiraquense de Ciclismo (AAC), em parceria com a TV Gazeta de Alagoas, com o patrocínio e apoio do Governo do Estado, Prefeituras Municipais, Brasken, Polícia Militar de Alagoas, Polícia Rodoviária Federal e do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMTz), dentre outros.


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.