MENU

Desafio de MTB - Confira como foi a prova na Chapada Diamantina

Atletas satisfeitos pelo grande evento

No segundo semestre, o calendário do mountain bike fica voltado para as provas de maratonas em todo o país. No estado da Bahia não é diferente. Muitas provas particulares surgem como atrativos à parte, com excelentes organizações e premiações sedutoras, que inclusive, atraem altletas de outros estados.

No dia 29 de julho foi dada a largada do campeonato baiano de mountain bike maratona – XCM. E a grande prova que tem a responsabilidade de abrir o calendário é o Desafio de MTB, que ocorre na bela cidade de Morro do Chapéu. Em sua terceira edição, o evento mostrou porque é um dos melhores do estado, recebendo os atletas com uma grande festa.

imagem

A “Suíça Brasileira”

Morro do Chapéu é uma cidade no interior da Bahia localizada na Chapada Diamantina com muitas belezas naturais e com um grande potencial turístico, destacando o Balneário do Tareco, Cachoeira do Ferro Doido, Gruta dos Brejões, dentre outros pontos.

Localizada à 384 KM de Salvador, outro fator que atrai o turismo local é o frio típico, fazendo com que a cidade seja conhecida como a “Suíça Brasileira”. Recentemente, a economia vem crescendo devido a instalação de um extenso parque eólico; o primeiro do estado.

A competição

Sábado – 28/07

Toda uma programação foi feita para receber os atletas durante o final de semana da competição. Neste ano, a organização realizou abertura do evento no Mercado Cultural, na Praça Augusto (ponto turismo).

Além de aproveitar o turismo e movimentar o comércio local, os atletas curtiram bastante: retiraram os kits, assistiram videos e fotos das edições passadas e finalizaram a noite com um verdadeiro coffee break.

imagem

Domingo – 29/07

Com uma largada simbólica às 09:20hs, os atletas saíram da Praça Flaviano Guimarães (Praça da Música) até o destino oficial. Era apenas o esquente, pois o frio daquela manhã tornava-se um atrativo a mais aos competidores.

Às 9h30m foi dada a largada oficial, deixando todos os atletas quentes com adrenalina a mil. As categorias oficias e mais duas novas: duplas masculinas e duplas mistas; levantaram poeira.

A premiação de R$1.000,00 (um mil reais) para o Campeão Geral – independente de categoria – atraiu cerca de 200 atletas para encarar o trajeto de 65km.

O percurso foi bem misto, com uma boa parte de estradão em lugares bonitos e um sinlge track de deixar os atletas com o gostinho de quero mais. Logo nos primeiros quilômetros de prova, os atletas da Elite Masculina e alguns da Master se destacaram. Mauricio Rodrigues (Irecê-BA) abriu uma fuga com o atleta Edimilson Neres (Alagoinhas-BA) e Alexandre Arthur (Palmeiras-BA).

Poucos segundos atrás vinha outro pilotão, com Wesley Silva (Aracajú-SE), Edimilson (Irecê-BA) e Anilto Marques (Palmeiras-BA). Os demais atletas das outras categorias também se posicionavam por melhores colocações.

As disputas foram acirradas e as trocas de posições foram executadas diversas vezes ao longo do trajeto. Ao final da prova, em uma arrancada onde o público presente foi ao delírio, Mauricio levou a melhor e consagrou-se o campeão geral do Desafio MTB 2012. Atrás dele vieram: Edimilson e Alexandre.

Na categoria Feminino, Vanessa Lessa levou a melhor. A segunda colocada foi Cláudia Alves. E completou o pódio, Cleide Barbosa.

imagem

Resultados de todas as categorias

Clique aqui para ver todos os resultados


Evento que valoriza os atletas

Os atletas chegavam ao final do percurso satisfeitos e contentes de superarem seus próprios limites. Sem dispensar elogios a organização, agradeceram por ter um evento deste no Estado da Bahia.

O organizador, Thiago Brito, comentou após a conclusão de mais uma edição:
“Agradeço a presença de todos. Fiquei muito feliz e mais satisfeito com os elogios. Todos sabem que não é fácil fazer um evento como este. Eu também sou atleta e, antes de realizá-lo, penso como eu gostaria de ser; nas minhas limitações. Gostaria de ter mais apoio para proporcionar mais coisas legais. Mas estou satisfeito por tudo que foi proporcionado nesta edição. E que venha a quarta, em 2013.”

Apoiadores e patrocinadores

Com a supervisão da Federação Baiana de Ciclismo, a realização do evento contou com as seguintes empresas: Transcoob, Casa do Ciclista, Doce Pão, Diamantina Palace Hotel, Dias Tur, Pedale Bem, Bomboneire Cleves, Supermercado Make, Água de Côco Pollos, Loja XTR e Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu.

Fotos (34)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.