MENU

Desafio de Ciclismo Arapiraca - Marcelo Ramos é o novo campeão

O desafio continua firme e a aposta também. Em 2003, dois ciclistas alagoanos resolveram apostar uma corrida de Arapiraca até Jaramataia. Adilson, partindo do povoado Folha Miúda, em Craíbas, e Índio, de Arapiraca. A rivalidade ingênua dos dois abriu um grande precedente: o Desafio de Ciclismo Pajuçara FM - Arapiraca, em Alagoas.

A cada ano a competição ganha forma diferente e desafia os bravos ciclistas - profissionais ou amadores - a enfrentar as adversidades angustiantes, alternando entre estradas de asfalto e piçarra.

Quem deseja testar seus limites tem a oportunidade ideal no Desafio de Ciclismo Pajuçara FM Arapiraca. A partir da sexta edição, os ciclistas puderam participar com bicicleta de qualquer tipo.

imagem

:: Sol e chuva no agreste e sertão

A largada foi executada em pleno meio-dia. Exatamente às 12h41, sob o sol escaldante do agreste alagoano e chegada às 18h16 (horário do campeão da categoria Elite), no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.

Foram exatamente 5h35m de grande movimentação. A caravana percorreu as cidades vizinhas, como Craíbas, Major Izidoro, Batalha, Jaramataia, envolvendo as regiões leiteiras e de fumo, encerrando no mesmo local da largada.

O clima ofegante teve alívio quando uma chuva fina alcançou os pelotões, antes do município de Major Izidoro. Mas a lameira após a cidade de Batalha pegou pesado com os atletas, fragmentando os pelotões e incluindo trechos com dificuldades acima da média, sem falar nos tombos.

Foram horas de cross country intenso para concluir os 160 quilômetros de estrada de chão, asfalto, pedras, areais e outros empecilhos, com pneus slick e birrados.

:: Paris-Roubaix em Alagoas?

Guardadas as suas enormes proporções, a prova é uma adaptação regional da clássica Paris-Roubaix, realizada na França. Nada mais natural, pois a bandeira de Alagoas tem as cores do país de Napoleão Bonaparte e em 2009 comemora-se o centenário da França no Brasil.

O fato é que 66 ciclistas, entre amadores e profissionais, aceitaram o Desafio e tiveram um prato cheio de todas as variadas porções de adrenalina.
As cidades de Jaramataia, Major Izidodro, Craíba, Batalha e, inclusive Arapiraca, tiveram corridas locais, com 199 participantes.

:: Marcelo Ramos, o novo campeão

O ciclista pernambucano Marcelo Ramos, integrante da delegação de Santa Cruz do Capibaribe, venceu a sexta edição da maratona da terra dos marechais, faturando merecidamente o prêmio de R$3000. "Estou surpreso com a vitória", reconheceu o campeão.

imagem

Montado em uma bicicleta do tipo full suspension, obviamente mais pesada que uma hard tail, Marcelo surpreendeu pela vitória, especialmente sobre rivais munidos de vasta experiência em vitórias e acostumados a competições massacrantes, a exemplo de Gideoni Monteiro, Uéslei Souza, Nilton Soares, Cleiton Bernardo e Maxwell Rocha.

O ciclista alagoano Fábio Rocha, o "kika", de Santana do Ipanema, faturou o prêmio de R$1000 por ser o primeiro alagoano na Elite a completar a prova.

:: Bicampeonato adiado

A expectativa de todos era o bicampeonato de José Alberto Nunes, campeão em 2008. Alberto executou uma fuga incrível, após a cidade de Craíbas, em união com o companheiro de equipe Jailson Alves para revezamento, chegando a distanciar 3m40s do segundo pelotão.

O ritmo intenso e a energia incessante foram abalados com a corrente da bicicleta de Alberto passando fora da roldana do câmbio traseiro. Era só parar e ajustar, mas o biker achou melhor trocar de bicicleta, atitude fora do Regulamento, que exigia completar a prova com a magrela que largou. A coordenação do evento então desclassificou Alberto Nunes da competição.

:: Maratona de Alagoas crescerá muito mais

Entre as novidades interessantes do 6º Desafio de Ciclismo Pajuçara FM - Arapiraca, estava a divisão de percurso entre as categorias. Elite e Sub-23 percorreram 160 quilômetros e Master A, Master B, Master C e Feminino tiveram o trecho reduzido, com 140 quilômetros.

Não há definição ainda sobre a prova em 2010, mas até 2012 a prova chegará ao seu ápice, com o percurso estimado em 220 quilômetros. "O contexto da competição baseia-se oferecer sempre novidades aos aventureiros, ávidos em participar de um evento ímpar em todo o Nordeste", esclareceu Egberto Pedro, coordenador-geral.

:: Resultados

Cat. Elite/Sub23 – 160KM - Geral

1 Marcelo Ramos de Lima - 5h38m25s - Sta. Cruz do Capibaribe - Pernambuco
2 Cícero Marcio da Silva - 5h39m02s - Brejo da Madre de Deus - Pernambuco
3 Maurício Rodrigues Pereira - 5h46m37s - Irecê/BA
4 Jailson Alves de Souza - 5h46m42 - Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco
5 Maxwell da Rocha - 5h47m01s - Americana - São Paulo

Metavolantes:

1 Craibas - Cleiton Bernardo Medeiros - Gravatá - Pernambuco
2 Major Izidoro - José Alberto Nunes - Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco
3 Batalha - Jailson Alves de Souza - Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco
4 Jaramataia - Cícero Márcio da Silva - Brejo da Madre de Deus - Pernambuco
5 Craibas - Marcelo Ramos de Lima - Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco

:: Resultado Por Categoria : 140 km

MÁSTER A

1 Luis Inocêncio da Silva Filho - Maceió/AL
2 Jandilson da Silva Caetano - São Domingos/PE
3 Gilvan da Silva Oliveira - Santana do Ipanema/AL

MÁSTER B

1 Ricardo Hsu - Aracaju/SE
2 Felino Teixeira Tenório Filho - Recife/PE

MASTER C

1 Antonio Luciano Vieira do Nascimento - Recife/PE

FEMININO

1 Marcela de Almeida Rabello Oliveira - Maceió/AL
2 Quitéria Batista de Souza - Maceió/AL

Texto e fotos: José Marcelo Pereira


Relacionados

Comentários



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.