Depois de susto com trem, ciclistas alertam para riscos desnecessários


7 ABR, 2017     Gustavo Figuereido     2    



Seja passando em um trecho de estrada sem acostamento, seguindo por uma rua com maior risco de assalto para chegar mais rápido em casa ou entrando em uma trilha que vai além de sua habilidade técnica, a verdade é que muitas vezes nós ciclistas assumimos riscos desnecessários durante um pedal. Até porque, no momento, nós costumeiramente tratamos esta situação como um "risco calculado".

imagem

Na última semana, porém, um acidente que poderia facilmente ter terminado com consequências muito mais graves para os dois ciclistas ganhou a internet. No vídeo que viralizou, a dupla é atingida por um trem durante a travessia de um ponte, correndo sério risco de vida.

O acidente aconteceu durante uma trilha bastante comum para os mountain bikers da região de Curitiba - um percurso de 90km que passa por cima da Ponte do Arcos, em Balsa Nova. Para quem não conhece, a Ponte do Arcos é uma estrutura exclusivamente ferroviária, que não deve ser cruzada por nenhum tipo de veículo ou pessoas. Ao todo, ela tem cerca de 600m de extensão e cerca de 60m de altura.

A ponte dos arcos



No dia, dois amigos tentaram transpor a estrutura, mas com cerca de 2/3 da travessia concluída, avistaram o trem se aproximando. A dupla ainda tentou terminar de cruzar, mas percebendo que não seria possível resolveram se proteger com as bikes em um pequeno recuo de um metro quadrado na lateral da ponte - infelizmente, porém, o trem acabou atingindo as bikes, causando uma situação potencialmente fatal.

O erro de cálculo foi pequeno, sendo que o trem atingiu o guidão de uma das bicicletas por apenas 5cm. Todavia, o impacto foi forte o suficiente para arremessar uma bicicleta para fora da plataforma e destruir completamente a outra - atingindo os dois ciclistas no processo.

Além dos danos materiais, um dos ciclistas sofreu machucados na coxa e teve que ser encaminhado para o hospital, sendo que o outro machucou bastante o joelho. Felizmente, ambos já estão recuperados e de volta a vida normal.

O alerta

Segundo as testemunhas, trata-se de um pedal convidativo e muito bonito, frequentemente realizado por ciclistas de vários níveis. Embora seja possível esconder-se no recuo, o risco de cruzar uma ponte exclusivamente ferroviária é muito elevado e talvez não justifique as belezas ou a adrenalina do pedal - principalmente porque existem outras opções disponíveis e acidentes fatais já aconteceram no local.

Porém, mas do que este caso em específico, o alerta vale de forma geral. Por isso, antes de pegar "aquela avenida pra chegar mais rápido" ou "passar por aquele trecho super técnico para mostrar para os amigos que você consegue", vale a pena parar e refletir se o risco realmente é justificado.

O vídeo do acidente




Comentários


  • avatar

    ElisaBeth Bucher    

    ElisaBeth Bucher    

    O impacto foi muito forte
    DeU pra ver no vídeo

    3 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Anderson   

    Anderson   

    Simples teria segurado a bike em pé affffff só pode ser amador.......
    3 mes(es) atrás - Denunciar





  • Relacionados