Seção de Fotos Vazia Crítica: Calendário da UCI 2010 - A esperança é a última que morre - Pedal
home

Crítica: Calendário da UCI 2010 - A esperança é a última que morre

Vamos torcer para o mountain biking, novamente e sempre


17 OUT, 2009     Guiné    
     


Existia uma expectativa por parte de alguns organizadores brasileiros em trazer novamente uma etapa da World Cup XC em 2010, mas não foi desta vez. Será que em 2011 podemos ter?

E o pior de tudo, um dos organizadores do Pan da Argentina de 2007, Sergio Cárdenas, tinha anunciado que a primeira etapa de 2010 estava certíssima no seu país. Enfim, alarme falso e balde de água fria em todos os brasileiros que já estavam pensando em fazer um "turismo esportivo" naquele país.

Tristeza maior fica para os nossos atletas da elite que terão que gastar mais ainda se quiserem buscar seus preciosos pontos: rumo à Londres 2012. Se depender dos pontos das nossas competições, não sei se conseguiremos as vagas. A gente sabe que toda pré-classificatória é um "Deus nos acuda". Mas eu confio nos nossos atletas. Com todas as dificuldades eles vão lá e honram a nossa gloriosa Pátria - o país do futebol!

Como podem ver na lista mais abaixo, cada vez mais os países da Europa são escolhidos, o que gera grande conflito por parte das Confederações do continente Americano. Bom, ninguém reclama. Só fazem falar!

Pode parecer besteira, mas isso acaba fazendo com que o MTB do lado de cá seja esquecido – desmotivando; o que vem acontecendo há um bom tempo nos Estados Unidos - principal termômetro do mercado global. Até as vendas de bicicletas de cross country acima de 3000 dólares (competições); caíram nos últimos anos. Tão quanto que as próprias marcas estão investindo mais no velho continente. Vide mercado.

Há muito tempo que não se vê nos EUA um ídolo no MTB. Existir, existe, mas não é um Ned Overend, um John Tomac, uma Juliana Furtado, etc. Sem falar do glorioso Tinker, que ainda compete, mas vive fora daquele país e não precisa mostrar mais nada a ninguém.

Exite até um movimento de fabricantes e associações de lojistas para movimentar o campeonato nacional americano, e até que vem dando certo. Ligas regionais estão surgindo e o mountain biking renascendo. Vamos acreditar! Pois eu acredito. Ação já está dando certo: EUA bronze no feminino do mundial de MTB 2009.

Voltando o assunto do calendário... depois de muito tempo e pressão daquelas "autoridades", a World Cup volta à terra do "Tio Sam", com a última etapa em New York - encerramento.

Vamos acreditar novamente nos americanos; os reis em fazerem megas festas para qualquer coisa de encerramento. Vocês viram como foi a do "Rei do Pop", né?

Muito longe daquela festa, ficaremos na torcida para que no dia 5 de setembro de 2010, o mountain biking esteja mais aceso do que nunca. Que um futuro ídolo já esteja por lá fazendo sucesso.

A única notícia boa para os nossos brasileiros – se é que podemos afirmar – , é que o mundial será no Canadá logo no final de semana seguinte, em Mont-Sainte-Anne, Quebeq. Estratégia associada com uma boa desculpa esfarrapada.

Isso facilitará os custos com viagens e hospedagens. Então, atletas da elite brasileira, comecem a comprar dólares desde já, se quiserem participar e fazerem um turismo, não só nos dois países em destaque, mas em Londres também! Afinal, daqui até lá, a libra pode estar o triplo do dólar. Rezem para que o dólar esteja ainda "um e alguma coisa" em relação ao real.

:: Confiram o calendário 2010 da UCI:

Abril 24-25: World Cup XCO #1, Dalby Forest, Inglaterra;
Maio 1-2: World Cup XCO #2 e 4X #1, Houffalize, Bélgica;
Maio 15-16: World Cup DHI #1 e 4X #2, Maribor, Eslovênia;
Maio 22-23: World Cup XCO #3, Offenburg, Alemanha;
Junho 5-6: World Cup DHI #2 e 4X #3, Fort William, Inglaterra;
Junho 19-20: World Cup DHI #3 e 4X #4, Schladming, Áustria;
Junho 7-10: Campeonato Europeu, Haifa, Israel;
Julho 17-18: Campeonatos nacionais de Cross Country-XCO (brasileiro à vista);
Julho 24-25: World Cup XCO #4 e DHI #4, Champéry, Suíça;
Julho 31 - Augosto 1: World Cup XCO #5, DHI #5 and 4X #5, Val di Sole, Itália;
Agosto 8: Campeonato mundial de Maratona-XCM, St. Wendel, Alemanha
Agosto 28-29: World Cup XCO #5, DHI #6, and 4X #6, Windham, New York, USA;
Agosto 31 / Setembro 5: Campeonato mundial de MTB, Mont-Sainte-Anne, Quebec, Canadá;
Setembro 25-26: Campeonatos nacionais de Maratona-XCM (brasileiros à vista).


Comentários



Relacionados