home

Coroas móveis podem ser próximas novidades nos grupos 1x


26 JUN, 2017     Gustavo Figuereido     2    



Atualmente, os sistemas de transmissão com apenas uma coroa vem ganhando cada vez adeptos no MTB, tudo graças a simplicidade de uso e outras vantagens decorrentes da eliminação do câmbio dianteiro. Porém, utilizar uma coroa pode provocar ângulos agudos na corrente - o que não é vantagem nem em eficiência e muito menos em durabilidade.

Agora, tanto SRAM quando Shimano podem estar se preparando para dar o próximo passo no desenvolvimento desta tecnologia. Segundo novas patentes descobertas pelo site Cycling Industry, esta novidade pode chegar na forma de coroas que movem-se de um lado para o outro junto com a corrente para acertar o chainline (linha da corrente).

Na solução encontrada pela Shimano, a coroa é montada em um mecanismo deslizante que permite sua movimentação livre na pedivela. Aparentemente, a tecnologia foi primeiramente desenvolvida para evitar a queda da corrente em ângulos extremos do cassete.

imagem

Já a SRAM parece apostar suas fichas em coroas bipartidas que funcionam mais ou menos como os elos de uma corrente. Junto com uma aranha especial, o mecanismo é capaz de mover-se para encontrar a linha de corrente mais adequada.

imagem

imagem

É importante ressaltar que estas são apenas patentes e que o lançamento destas tecnologias não é garantido.


Comentários

  • avatar

    Binotto   

    Binotto   

    Mudam um coisinha aqui, outra ali, mas se você olhar friamente, um sistema com uma corrente, é algo muito ultrapassado. Deveriam focar em um sistema novo, em que a corrente não ficasse exposta, diferente sistema de marchas etc. Ninguém está pensando fora da caixa.
    6 mes(es) atrás - Denunciar


  • avatar

    Josmar   

    Josmar   

    Hummmm
    7 mes(es) atrás - Denunciar




  • Relacionados