MENU

Copa Paraíba de Downhill 2005 - 2º Etapa

O crescimento do downhill no nordeste

A cidade de Campina Grande, conhecida mundialmente por ser a capital do Forró, dessa vez foi a sede do encontro de downhillers de todo o nordeste.

A descida não era de nível profissional, mas para uma modalidade que começa a crescer no nordeste já estava de bom tamanho. A pista era extremamente veloz e contava com um pouco de tudo: drops, single tracks, rampas e curvas de retomada; além de ficar instalada num bairro nobre. Sendo assim, levou o público diferenciado e curioso com a tal “corrida de bicicleta”.

A prova contou com a presença de atletas de várias cidades do nordeste, com destaque para comboio de Caruaru-PE, que participou com atletas de ótimo nível.

O calor fez com que a cada descida os pilotos levantassem poeira literalmente. Um detalhe é que não parecia haver diferença de idades entre os pilotos da elite, onde as disputas foram muito acirradas, prevalecendo apenas as diferenças de técnica e velocidade.

O nordeste está começando a criar raízes com o downhill. Já existe uma Copa fixa na Paraíba, em Sergipe todo ano tem o DH Urbano na cidade de Carmópolis, na Bahia existem muitos praticantes do freeride que participam de provas de DH promocionais e em 2006 terá um possível campeonato baiano de DH. Isso sem falar do mountain cross – na pista de BMX – que é super disputado nos campeonatos regionais pelo nordeste.

Isso tudo demonstra um entusiasmo nos pilotos desta região! Os tijolos já foram colocados, vamos agora passar o cimento nessa construção para que cada vez mais os pilotos do nordeste ganhem destaque, e que o intercâmbio com os estados do sul se torne mais breve possível e intenso.

O campeão da etapa foi Arthur Fernando, um dos patrocinadores e proprietário da loja Planet Túlio Bikes. Arthur além de comprovar o favoritismo, ganhou a prova com oito pontos no braço, que tinha cortado no dia anterior testando a bike na pista.

A prova foi realizada pela ACP (Associação de Ciclistas da Paraíba). O responsável pela organização foi o piloto Renato Baiano, que inclusive tem apoio da DA BOMB Bikes. Baiano teve problemas com o câmbio de sua bike e terminou a prova em sexto.

Crítica

Pudemos presenciar vários improvisos nesta competição, mas não importa! Isso prova que quando as coisas são feitas com dedicação, amor e garra, dão certo. Basta querer. Não importa se vai ter ou teve um ou trinta competidores. E a premiação? Para eles o que vale é o prazer de participar e realizar um sonho que só poderiam ver por fotos e filmes. Parabéns aos participantes da Copa Paraíba de Downhill.


Vejam os tempos e a classificação:

Estreante:

1º Roberto Viana – Campina Grande – 59’78’’
2º Ednaldo Lima (KIKO) – João Pessoa – 01-00’43’’
3º Jailson Santos – Caruaru – 01-01’97’’
4º Giuliano – Caruaru – 01-04’88’’
5º Flávio Moura – João Pessoa – 01-06’35’’

Elite:

1º Arthur Fernando – João Pessoa - 52’88’
2º Hugo Leonardo – Campina Grande - 53’50’’
3º Neto Barreto – Caruaru – 55’03’’
4º Eduardo Machado – João Pessoa – 55’57’’
5º Marcos Carvalho – Campina Grande – 55’59’’

Fotos (24)

foto 0 -  Mais Fotos


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.