MENU

Copa Norte de Ciclismo - Estado do Pará é o grande campeão

Nos dia 19 e 20 de novembro aconteceu em Manaus a 5ª Edição da Copa Norte de Ciclismo. Os atletas disputaram uma etapa de contra-relógio e uma etapa de resistência, ambas competições são olímpicas.

A Copa teve a participação de 5 estados da Região Norte, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Pará, devido a dificuldades de viabilizar o transporte dos atletas a Delegação Paraense foi representado por apenas 11 atletas, menos da metade da Delegação prevista que eram de 23 atletas.

Da competição: no dia 19 às 15:00h na Avenida das Torres foi disputada a Etapa de Contra-Relógio, com percurso de 6.600 m, onde seria o vencedor o atleta que fizesse o percurso no menor tempo.

Com Delegação inferior as demais o Pará precisava do maior número de medalhas para ter chance de brigar pelo título. As primeiras a largar foram a categoria feminino, Ana Carolina ganhou o ouro e Tassya Brasil garantiu o bronze, na seqüência Jeovani Silva ganhou a prata na categoria Master B2, Edinaldo Monteiro também levou a prata na categoria Junior, Edilson Kramer e Aldair da Costa levaram o ouro nas categorias Master A1 e A2 respectivamente, e para fechar bem o dia, Sergio Barichello levou o ouro na categoria elite.

Ao final do primeiro dia de competições o Pará sai na liderança com quatro medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze, totalizando 36 pontos, em segundo Amazonas com duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, somando 28 pontos, seguido pelo Acre com quatro medalhas de ouro e uma de bronze com 26 pontos.

No sábado, 20, às 8h teve início as provas de resistência, novamente o ouro veio na feminino, dessa vez com Tássya Brasil, Edinaldo Monteiro também garantiu o ouro na Junior, Edilson Kramer, Aldair da Costa e Jeovani Silva levaram a prata.

Quando o relógio marcava 11 horas, aconteceu a largada da categoria Elite, com duração de 150 minutos debaixo de um sol muito forte, o Pará estava com 2 pontos de vantagem sobre o Amazonas, e contava com 4 atletas contra 5 do Amazonas na disputa. A prova foi muito acirrada com muitos mudanças na liderança da prova, até que faltando 50 minutos o paraense Ageu Ferreira conseguiu abrir uma boa diferença para o pelotão e conseguiu manter até a bandeirada, garantindo mais um ouro para o Pará, abrindo assim 10 pontos para o Amazonas, o restante do pelotão veio para disputa compacto, seria uma decisão no sprint, e se o Amazonas ganhasse o 2º e 3º colocado a competição empatava e teríamos um desempate encima dos critérios do regulamento. A ansiedade foi grande por parte da Delegação Paraense quando o atleta Amazonense Rafael Souza cruzou a linha em segundo lugar, mais logo em seguida veio a confirmação, Gilson Silva garantiu o terceiro lugar dando assim o título ao Estado do Pará com oito pontos de frente para o Amazonas, que disputou a prova com 23 ciclistas, 12 a mais que a Delegação Paraense.

No quadro geral de medalhas, o Pará levou 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze totalizando 72 pontos, os anfitriões ficaram em 2º com 5 ouros, 4 pratas e 7 bronze, totalizando 64 pontos e em terceiro ficou os acreanos com 7 de ouro e 2 de bronze totalizando 46 pontos.

Com o título o Pará acumula os títulos da Copa Norte Nordeste e Copa Norte no ano de 2010. Em 2011 o Pará tentará o penta da Copa Norte Nordeste em Aracajú - SE, e tentará manter o título da Copa Norte em casa, a Copa será realizada em Castanhal.

A Federação se mostra muito satisfeita com os resultados obtidos no ano, além desses dois, tivemos também uma equipe paraense liderando o ranking nacional durante todo o 1º semestre, e ocupa atualmente a 3º colocação. Vamos preparar bem nossos atletas para os desafios de 2011.

imagem


Comentários