home

Copa Nordeste de Ciclismo de Estrada - Bahia sai na fente no primeiro dia


11 MAI, 2013     Guiné    
     


A Copa Nordeste de Ciclismo começou nesta sexta-feira (10), com a realização das provas de Contra-Relógio Individual, realizadas na Av. Raul Lopes, localizada no Complexo Esportivo da Ponte Estaiada. Na categoria Elite masculina, a vitória ficou com o atleta sergipano Andrei Dorea.

O percurso da prova de Contra-Relógio foi de 2,7 km para todas as categorias. A disputa da Elite, principal categoria do ciclismo nacional, foi uma das mais acirradas. A diferença do campeão para o segundo colocado foi de apenas 274 milésimos. Andrei, que venceu a mesma prova em 2012, acabou novamente na primeira posição após imprimir o tempo de 3min11s272. José Romulo (Bahia) fez o tempo de 3min11s546, ficando na segunda colocação, enquanto João Paulo Gomes (Rio Grande do Norte) foi o terceiro, marcando 3min12s809.

“Treinei especificamente para esta prova. Ano passado fui campeão e queria muito vencer novamente. Apesar do percurso ter sido reduzido, acabei largando confiante e me esforcei ao máximo, chegando até a me arriscar demais nas curvas. Felizmente acabou tudo dando certo e conquistei o bicampeonato para o estado de Sergipe”, declarou Andrei Dorea.

Apesar de não vencer na categoria Elite, os baianos, campeões da classificação por estados em 2012, faturaram a primeira colocação em outras oito categorias, saindo na frente em busca do bicampeonato da competição mais importante do nordeste.

Neste sábado (11) serão realizadas as provas de resistência, enquanto as provas em circuito fecham a competição no domingo (12). Todas as provas acontecem no Complexo Esportivo da Ponte Estaiada, um dos pontos turísticos mais badalados da capital piauiense.

Para o secretário de esportes Galba Coelho, todos os esforços estão sendo feitos para ajudar no trabalho de desenvolvimento do ciclismo piauiense. Segundo foi relatado, competições como a Copa Nordeste servem de modelo para o poder público investir cada vez mais no ciclismo.

“Tenho uma visão de governar muito diferente da habitual. Quero fazer toda a população suar, praticar esporte, viver de forma saudável. Estamos trabalhando em diversos projetos de mobilidade urbana que tem como carro chefe a utilização da bicicleta como uma das grandes soluções para o transito caótico em que vivemos. Todos esses projetos aumentam bastante a utilização da bicicleta. Automaticamente, vários desses utilizadores vão se interessar pelas competições e também pelo alto rendimento. A Federação Piauiense de Ciclismo esta de parabéns com esta iniciativa. Trazer eventos de nível nacional para nosso estado faz o poder público começar a enxergar o ciclismo com outros olhos, facilitando também na disponibilização de novos recursos”, afirmou Galba Coelho, secretário de esporte e lazer da Prefeitura de Teresina.

A Copa Nordeste de Ciclismo é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a Federação Piauiense de Ciclismo (FCICLOPI) e apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretária de Esportes e Lazer.

Classificação geral da prova de Contra-Relógio aqui.

Programação

- Dia: 11/05/2013 (Sábado)
07:00 horas - Provas de Resistência

- Dia: 12/05/2013 (Domingo)

07:00 horas - Provas de Circuito
11:30 horas - Premiação
12:00 horas - Encerramento

Confira todas as fotos do primeiro dia aqui.


Comentários



Relacionados