home

Copa Nordeste de Ciclismo de Estrada - Bahia é a grande campeã

Seleção baiana conquista seu quarto título


13 MAI, 2013     Guiné    
     


Apesar da grande regularidade entre os participantes, a delegação baiana mais uma vez comprovou toda sua força e conquistou pela quarta vez o título da Copa Nordeste de Ciclismo, que comemorou sua 25ª edição em Teresina, no Piauí.

Os baianos saíram na frente logo no primeiro dia de competições, terminando com oito medalhas de ouro. Depois foi apenas administrar a diferença e comemorar o quarto título da competição. Os baianos terminaram com 14 medalhas de ouro, 8 de prata e 4 de bronze, totalizando 128 pontos na classificação geral. Em segundo lugar terminou a delegação do Sergipe com 82 pontos, seguido por Ceará, que fez 76 pontos.

“Este foi o nosso quarto título na Copa Nordeste, comprovando o trabalho sério que vem sendo realizado pela Federação Baiana de Ciclismo nos últimos anos. Ficamos muito felizes com o resultado e com o crescimento do ciclismo baiano. O numero de atletas afiliados na Bahia cresceu muito nos últimos anos. Estamos buscando desenvolver o ciclismo em todas as categorias, através de projetos específicos, além de um calendário composto por todas as provas oficiais da confederação. Tudo isso fez parte do nosso diferencial para conseguir mais essa conquista”, declarou Orlando Junior, presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC).

As provas realizadas neste domingo (12), último dia de competições, aconteceram em um circuito de cinco quilômetros montado no Complexo Turístico da Ponte Estaiada. As definições para as primeiras colocações de todas as categorias, mais uma vez, foram muito apertadas, com chegadas acirradas entre os melhores ciclistas do Nordeste.

Os vencedores da prova de circuito pela categoria elite foram Leandro Rabelo (Ceará) e Cristiane Duque (Bahia). Outro destaque deste domingo foi a prova da categoria juvenil, dominada pelos atletas de Sergipe, que ocuparam as três primeiras colocações do pódio. A vitória ficou com Breno Moraes, jovem promessa do ciclismo brasileiro, seguido por Victor Gabriel e Brendo Moraes, todos defendendo o estado de Sergipe.

Além da presença marcante do público local, a competição contou ainda com a visita ilustre do prefeito da cidade de Teresina, Firmino Filho, acompanhado pelo seu secretário de esportes e lazer, Galba Coelho. A visita serviu para reafirmar o apoio e compromisso do governo piauiense com o ciclismo, tornando possível até a ideia de viabilizar uma parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), para a criação de um velódromo no estado do Piauí.

“Estamos muito satisfeitos em ter sediado, pela primeira vez na história, uma Copa Nordeste de Ciclismo no Piauí. Foram três dias de muito trabalho, mas acabou tudo dando certo. Nossos administradores políticos também estiveram presentes no evento, conhecendo de perto a realidade do ciclismo, e deixaram as portas abertas para continuarmos os contatos e buscarmos mais recursos para nossa modalidade”, destacou George Rodrigues, presidente da Federação de Ciclismo do Piauí.

“O ciclismo é um esporte que esta em grande evidência. Estaremos à disposição da Federação de Ciclismo do Piauí e da Confederação Brasileira de Ciclismo, para fecharmos novas parcerias e idealizarmos projetos futuros para o desenvolvimento do ciclismo do Piauí” afirmou Firmino Filho, prefeito da cidade de Teresina.

A Copa Nordeste de Ciclismo é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a Federação Piauiense de Ciclismo (FCICLOPI) e apoio da Prefeitura de Teresina, através da Secretária de Esportes e Lazer.

Classificação geral da prova de resistência.


Comentários



Relacionados