home

Copa Internacional de MTB #2 - São João del Rei foi um sucesso


13 MAI, 2013     Péricles    



A passagem da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB) em São João del-Rei foi aprovada pelos bikers que marcaram presença na cidade conhecida pela comunicação por sinos. Em 18 anos de Copa, esta foi a primeira vez que o maior evento de MTB da América Latina realizou uma etapa no município que ganhou destaque por ter a primeira santa brasileira em processo de beatificação. Mais de 1000 atletas colocaram suas bikes no bagageiro, ou calçaram seus tênis, e vieram prestigiar o evento na região dos Campos das Vertentes.

imagem
Ricardo Pscheidt

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) abriu as portas para receber os amantes de ciclismo e presenteou os atletas com uma pista que testou o fôlego e resistência de muita gente. “A UFSJ tem orgulho de ser parceira estratégica do evento, juntamente com a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, na certeza de proporcionarmos juntos o desenvolvimento sustentável e estratégico para a nossa região, em todos os aspectos da vida e da cidadania", ressalta o pró-reitor, Dr. Paulo Henrique Caetano.

A segunda etapa contou também com o apoio da Secretaria do Estado de Esporte e Juventude de Minas Gerais. “É muito importante apoiar um evento dessa magnitude, que além de receber grandes nomes no mundo do ciclismo nacional também fomenta a vinda de atletas de outros países a Minas Gerais. Estamos trabalhando em parceria com a subsecretaria Antidrogas e estar junto de um evento como esse nos possibilita fazer o casamento entre a prática saudável do esporte e o combate ao uso de entorpecentes, principalmente para as gerações futuras”, enfatiza o subsecretário de Esportes, Adenilson Sousa.

Night Run

E o sucesso da Night Run se repetiu na segunda etapa da CIMTB. Com mais de 120 inscrições, os atletas se aventuraram na pista de Cross Country, do campus Tancredo Neves, na UFSJ, e encararam o frio e alguns obstáculos que garantiram muita adrenalina durante o percurso. “Além dos obstáculos naturais da corrida, como a própria pista, pouca claridade e o tempo que está muito seco, encontramos também uma cobra no meio do caminho. Mas ainda bem que deu tudo certo e eu consegui me sair bem”, conta o campeão na categoria masculina, Ernani de Souza. 

Entre as belas do MTB, o título ficou com Kelly Olimpio que venceu a corrida noturna pela segunda vez no campeonato. “A pista daqui é bastante difícil, com muita curva fechada, muitas subidas, e em alguns trechos bem travada. Espero repetir esse sucesso nas próximas etapas”, comemorou a atleta que mesmo após ter se descuidado com a lanterna e caído durante o percurso foi a mais rápida da noite.

Elite Feminina e Superelite Masculino

imagem
Isabella Lacerda - Campeã Elite Feminina

A disputa mais esperada da CIMTB arrancou gritos, aplausos e eletrizou a galera que acompanhou a última largada da etapa de São João del-Rei. Os melhores atletas de MTB da América do Sul, e o suíço Lukas Kaufmann estavam reunidos em prol de um objetivo: entrarem para a história da Copa como os primeiros campeões da etapa de São João.

Subidas fortes, descidas rápidas e alguns trechos de short track marcaram o trajeto percorrido por cerca de 900 atletas distribuídos entre a Copa Amadores e CIMTB. Apesar do calor forte e do clima seco, os bikers fizeram bonito nos seis quilômetros de pista da UFSJ e uma hora e vinte e cinco minutos de prova, os campeões Isabella Lacerda e Ricardo Pscheidt cruzaram a linha de chegada.

Na categoria Elite Feminina o segundo e terceiro lugar foram ocupados por Roberta Estopa e Érika Gramiscelli, respectivamente. Já na SuperElite Masculina o segundo lugar foi de Rubinho Valeriano, campeão de Araxá, e o terceiro de Lukas Kaufmann que duelou durante toda a prova com Henrique Avancini que ficou em quarto lugar.

Isabella não segurou a emoção e ao cruzar a linha de chegada comemorou a vitória com lágrimas. “Não sei definir o que estou sentindo. Qualquer prova desse nível é muito difícil, e para complicar um pouco mais o dia esta muito quente e a pista é cheia de subidas e descidas técnicas, mas eu consegui abrir uma diferença a cada volta e deu tudo certo”, celebra a campeã.

Já o vencedor da SuperElite Masculina chegou em grande estilo, deu um “cavalo de pau” que fez muita poeira e em êxtase levantou sua magrela e comemorou a vitória. “Eu sabia que seria uma prova dura, por isso, me preparei psicologicamente e consegui largar bem. Foi difícil, mas resisti o tempo todo e quando abri a última volta vi que precisava resistir ainda mais porque já faz tempo que estou lutando por essa vitória na Copa”, recorda o biker Pscheidt.

Agora é contagem regressiva para a terceira etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB), que acontecerá em Divinópolis, nos dias 28, 29 e 30 de junho. Preparem suas bikes para muita adrenalina nessa disputa que segue cheia de surpresas.


Comentários



Relacionados