home

Copa Internacional de MTB #1 - Shimano Short Track


21 ABR, 2011     Guiné    



O Shimano Short Track abriu as atividades da Copa Internacional de Mountain Bike 2011, no sábado (17/04) em Araxá-MG. A prova foi transmitida ao vivo para mais de 128 municípios do estado de Minas, através da TV Integração (Filial da Rede Globo). O Pedal também fez a cobertura ao vivo da prova, mas com a narração e atualizações no site.

Descrição do percurso

Resumidamente, os atletas enfrentaram um circuito de aproximadamente 670m, bem sortido com obstáculos naturais. Praticamente num gramado, porém muito rápido e técnico, os atletas tiveram pela frente algumas raízes e curvas abertas e fechadas, que proporcionaram disputas acirradas, sem falar do curto single track com trecho de pedras. E na conclusão, uma escada de pedras.

imagem

Cerca de 70 atletas das categorias masculino, feminino e mirim, participaram do Shimano Short Track. A Elite masculino teve duas baterias, com 34 atletas na disputa. Os cinco primeiros de cada já estavam garantidos na grande final; e os melhores tempos do geral se classificavam pelo processo de repescagem.

Disputa da Elite Masculino – 4 voltas

Na primeira bateria, Kleber Nascimento e Hugo Prado Neto lideraram desde a primeira volta até o final. Os cinco classificados foram:
1 - Kleber Nascimento - 06:24.87
2 - Hugo Prado Neto - 06:39.31
3 - Frederico Zacarias - 06:41.70
4 - Junio Vieira - 06:45.19
5 - Rubens Donizette - 06:46.89

Na segunda bateria, Robson Ferreira liderou a primeira volta, com Sherman Trezza de Paiva e Thiago Aroeira na sua cola. Já na segunda volta, Sherman assumiu a liderança até o final. Os cinco classificados foram:
1 - Sherman Trezza de Paiva - 06:17.43
2 - Bruno Silva - 06:18.89
3 - Thiago Aroeira - 06:21.31
4 - Maurício Neto - 06:22.80
5 - Lucio Soares - 06:24.31

imagem

A grande final masculina iniciou com uma queima de largada, que após o retorno, Ricardo Pscheidt assumiu a liderança. Sherman segurou a segunda colocação e pressionou bastante o catarinense, chegando a executar ultrapassagens ao longo das quatro voltas.

Em uma disputa forte, Sherman e Pscheidt chamavam atenção de todos, que já esperavam um sprint final. Ainda na última volta, Sherman chegou a passar Pscheidt, que contra-atacou e assumiu a ponteira novamente rumo à vitória.

Ricardo Pscheidt comentou sua vitória


“Para mim foi um surpresa, já eu não vinha conseguindo largar bem nas corridas. E isto se repetiu na minha bateria classificatória, onde larguei acima dos 10 primeiros. No decorrer da prova, bateram no meu câmbio traseiro numa das curvas e quebrou o suporte do conduíte. Fiquei praticamente com as marchas da coroa. Com muito sacrifício consegui chegar entre os dez e classificar. Ajeitei a bike rapidamente e alinhei para final.“

“Larguei entre os primeiros e já na segunda volta comecei uma disputa muito emocionante com o Sherman, onde na última volta trocamos várias vezes de posições. Sabia que seria difícil ganhar dele, que no meu ponto de vista era o favorito, até porque já tinha vencido ano passado. Mas no final da última volta, apostei todas as fichas e fiz uma ultrapassagem na última curva. Particularmente, fiquei muito feliz com o resultado, além de vencer, ainda tive meu grande amigo, Sherman, chegando em segundo!”

Resultado final do Short Track - Elite Masculino

1 - Ricardo Pscheidt - 06:10.83
2 - Sherman Trezza de Piava - 06:13.18
3 - Valmor Hausmann - 06:15.88
4 - Kleber Nascimento - 06:18.31
5 - Douglas Neto - 06:20.45

Disputa da Elite Feminino – 2 voltas

Cerca de 18 mulheres alinharam para disputa. E logo na saída, argentina Noelia Rodrigues assumiu a ponteira, com Érika Gramiscelli e Roberta Stopa na sua roda. Durante todo o percurso, diversas ultrapassagens foram presenciadas pelo público.

Na conclusão da primeira volta, Roberta fez uma ultrapassagem espetacular e assumiu a liderança. No meio da segunda volta, Érika teve o pneu traseiro furado e ficou de fora da disputa. Aline Lombello assumiu a terceira colocação e garantiu este lugar no pódio até o final.

imagem

A disputa de Roberta e Noelia no gramado levantou o público: Brasil x Argentina. A torcida gritava a todo instante até os últimos metros. E quando as duas desceram as escadas, o sprint final já estava sendo aguardado. A brasileira cruzou na frente, para delírio da galera – gol do Brasil.

Resultado final do Short Track – Elite Feminino

1 - Roberta Stopa
2 - Noélia Rodrigues
3 - Aline Lombello
4 - Julyana Machado
5 - Luana Machado
6 - Raíza Goulão
7 - Adriana Nascimento
8 - Valéria Conceicão
9 - Isabella Lacerda
10 - Patrícia Sudário

imagem

Disputas: mirim e imprensa

A categoria mirim chamou atenção dos espectadores com 16 mini-atletas até 8 anos. Apesar de não ter um campeão, a primeira criança que cruzou a linha de chegada foi sobrinho da atleta Valéria Conceição, Vitor Ribeiro (8 anos). Ele comentou que treinou na pista um dia antes com a tia, e que não esperava “vencer”.

E para encerrar, a disputa dos profissionais da imprensa. Mas outras “personalidades” também participaram, como team managers, lojistas e treinadores. No final, uma integração muito prazerosa com o desfecho da corrida, que teve três chefes de equipes: Elber Oliveira (Rocky Mountain); Bob Nogueira (Scott / Fittipaldi) e Marlen Ferreira (Equipe LM / Pedal / Tripp / Specialized); respectivamente.

imagem

Importância da Shimano na competição

A Shimano foi o principal patrocinador desta corrida, que associada a TV Integração, contribuiu de forma ímpar para expansão da modalidade no nosso país. Sendo transmitida apenas para uma parte do estado de Minas, a prova conseguiu atingir cerca de 3 milhões de pessoas.

Como se não bastasse, ainda promoveu uma novidade durante a Copa: Passeio Ciclístico Shimano Nexus (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde); e sorteou uma bicicleta entre os participantes. Palestras, cursos e clínicas de mecânica também foram executadas ao longo dos dias de evento, proporcionando total integração.

No quesito premiação do Short Track, os três primeiros colocados das duas categorias receberam premiação em dinheiro e produtos Shimano. Além disto, todos os classificados para a bateria decisiva (masculino e feminino) já estão garantidos para a final do Circuito Latino Americano Shimano Short Track, que acontece durante o Shimano Fest nos dias 10 e 11 de setembro, em Mogi das Cruzes (SP).

“A Shimano se orgulha em realizar mais uma edição do Shimano Short Track e, assim, proporcionar um evento competitivo para os profissionais e um primeiro contato para as crianças”, diz Fábio Takayanagi, presidente da Shimano Latin América.

Confira a entrevista com João Magalhães e a helmet cam do circuito



Fotos (43)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 - Kleber Nascimento Mais Fotos

Comentários



Relacionados