home

Copa Internacional de MTB #1 - Trecho técnico

Descidão Dona Beja


25 ABR, 2011     Guiné    



O trecho técnico da Copa Internacional Banco do Brasil assustou e impressionou muitos atletas. A organização acertou em criar o "Descidão Dona Beja". Essa é uma das coisas que o mountain biking brasileiro precisa para evoluir. E com certeza, outros organizadores farão o mesmo.

O Pedal conversou com muitos atletas e fez algumas entrevistas sobre este trecho técnico.


Foi decepcionante ver atletas renomeados passar pelo local carregando a bicicleta durante a competição. Sobre as meninas, muitas delas zeraram perfeitamente. Parabéns!

imagem

O que ficou comprovado é que muitos atletas do Brasil precisam treinar mais técnica, principalmente os que querem disputar provas no exterior. Parece piada, mas o trecho tonava-se fácil demais para quem já tinha experiência com tal situação e dificílimo para quem nunca viu algo do tipo. Deu para entender?

Com pouco mais de 60 metros de extensão, a descida era um atalho, já que existia outra alternativa oficial de caminho. Era impossível um piloto sem experiência zerar de imediato. Com a insistência de muitos, quedas foram vistas a todo instante - ainda nos treinos. Com isto, ficou determinado que a descida seria bloqueada e então a polêmica estava formada.

imagem

Com fechamento do "Descidão Dona Beja" para todas as categorias - exceto para superelite, sub-23, sub-30 e júnior - muitos atletas reclamaram, principalmente os diversos pilotos técnicos das categorias Master. Muitos deles se irritaram e com razão, já que alguns participam de provas fora. Neste caso, a organização deveria analisar este aspecto. Então, quem vai participar do Mundial de Master em Balneário de Camboriú-SC, prepare-se desde já porque lá o "bicho vai pegar".

imagem

Descrição do trecho técnico

Iniciando em uma parte bem inclinada, os atletas desciam e já davam de cara com um “rock garden” (parecido com uma caixa de pedras). Já com uma angulação considerável baixa, uma faixa de troncos pequenos formavam um obstáculo de degrau. Mais adiante e descendo, uma sequência de troncos e pedras, com opção de uma mini-rampa para saltar pelo lado direito.

Ao longo do último trecho da descida, foi feita uma rampa de troncos, que chegava a lançar alguns atletas (técnicos) há mais de 2 metros de distância.

imagem

No meio de tanta polêmica voltada para este trecho da pista, deram-se bem aqueles que já tinham experiência. Destacamos algumas fotos de todas as partes do "Descidão Dona Beja" e o vídeo para você mesmo tirar a conclusão. Fotos de atletas caindo e outros zerando os obstáculos serão expostos, mas sem medir diferenças.

Pistas Internacionais

Como dito pelos atletas, provas de alto nível fora do Brasil sempre possuem trechos bastante técnicos e piores que este. Confiram abaixo o trecho técnico da primeira etapa da Copa do Mundo de XC realizado neste último final de semana e comprovem.


http://www.youtube.com/watch?v=0BCvF82gbNA&feature=player_embedded


Fotos (16)

foto 0 - Rogério Bernardes e Ludwig Johannsen foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados