home

Copa Internacional 2012 - Nova modalidade na disputa


22 DEZ, 2011     Guiné    



No início de junho deste ano, o nosso colunista Guiné, tinha relatado no artigo "Copa do Mundo de MTB Sprint 2012 - Será?" a possibilidade de uma nova modalidade entrar no calendário 2012 da UCI. E foi confirmado meses depois pela entidade maior.

No final do artigo, ele ainda alfinetou o organizador da Copa Internacional de Mountain Bike, Rogério Bernardes, em relação a inserção da modalidade em sua competição.

Com o anúncio do calendário da UCI, a organização da CIMTB foi buscar informações com a CBC para inserir este formato aqui. Ação conjunta resultou nesta grande conquista.

Com exclusividade, o Pedal anuncia que a Copa Internacional, junto à Confederação Brasileira de Ciclismo, dão uma importante pedalada rumo ao sucesso do mountain biking nacional com a inserção de mais uma modalidade empolgante na disputa.

Para 2012, a CIMTB contará com o Cross Country Eliminator. O XCE é aberto a Elite Masculina, Sub23 e Junior (filiados). A modalidade foi usada como teste experimental na temporada de 2011 e foi um sucesso.

Entrevista com Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional:

"O XCE vai contar pontos para a CIMTB. Isso vai dar o que falar. Em uma única competição, teremos diversos pontos rolando, abrindo as chances dos atletas se recuperarem ao longo da temporada. Neste caso, além das 3 etapas do XCE, teremos o Desafio da Ladeira, em Congonhas."

"Evento confirmado no calendario mundial de 2012 pela UCI, depois de muito trabalho (Ufa!!). Estava so esperando esta resposta para comunicar oficialmente e comemorar com vocês que as 3 etapas de 2012 terao o short track eliminator (XCE) de forma oficial. É a primeira vitória de 2012 sem mesmo termos chegado lá."

Entendendo este novo formato

O site Pedal divulgou neste ano algumas informações deste tipo de prova que já é um sucesso na Europa.
A prova consiste em uma tomada de tempo e os 32 melhores tempos vão para a chave final com 4 em cada bateria. Ao longo das disputas, ocorrem as eliminações como o próprio nome já diz.

Vídeo da última etapa da World Cup de MTB XCO 2011




Entenda a situação do calendário de provas

No calendário mundial existem 10 provas de XCE registradas e a situacao é a seguinte:
- 4 delas estão dentro de etapas de Word Cup e Campeonato Mundial.

- 6 delas são XCE com XCO sendo:
- Alemanha com 3 provas Classe 1/HC XCO com XCE (2 em abril e agosto);
- Noruega com 2 provas Classe 2 XCO com XCE (abril e junho);
- Áustria com 1 prova Classe HC com XCE (abril).

Analisando estes dados do calendário, teremos no Brasil, através da CIMTB, 1/4 de todas as provas XCE no mundo.

Se excluirmos as etapas de Word Cup e Campeonato Mundial, este número passa para mais de 1/3 das provas no mundo. O Brasil será, junto com a Alemanha, o país com maior número de provas XCE no calendário mundial 2012.


Comentários



Relacionados