MENU

Copa do Mundo de MTB XCO 2021 #1 - Albstadt - Koretzky vence, Avancini em 10o

Prova quente com Koretzky batendo Nino no sprint e Avancini em décimo

Prova de abertura da Copa do Mundo de Cross Country realizada em Albstadt nesse domingo 9 de maio marcou o início da temporada 2021.

Uma das últimas oportunidades para classificação para o Jogos Olímpicos de Tóquio trouxe resultados muito interessantes tanto na prova Feminina quando na prova masculina.

Elite Men

A prova já começou quente com Henrique Avancini “atacando no apito” como diz o jargão da estrada, já no Start Loop Avancini atacou seguido por Mathieu Van der Pole (VDP) e conseguiram abrir certa vantagem. Ao final da primeira volta VDP já abria certa vantagem de Avancini e seguiu puxando o ritmo enquanto o pelotão se quebrava todo logo atrás com as duras subidas de Albstadt.

Na volta 2 VDP sentiu um pouco o ritmo forte e deixou Avancini encostar, porém logo atrás já tínhamos o pelotão capitaneado por Nino que também encostou nos 2 atletas da ponta formando um grande grupo novamente.

Na volta 3, Tom Pidcock (Ineos Granadier) que vinha em prova de recuperação após largar na meio do grupo e pegar todo o transito, cruza a abre a volta em sexto e logo ataca, Iniciando a subida mais dura na frente do grupo dos grandes figurões.

Tom Pidcock que vinha se dedicando a provas de estrada nos últimos meses depois de seu bronze no mundial de Ciclocross, agora volta suas atenções ao MTB com sua primeira Copa do Mundo na Elite já mostrando que tem velocidade.

Ao fim da volta 3, VDP ressurge trazendo Avancini em sua roda, Henrique que já estava em nono lugar a essa altura mostra que ainda tem forças e acompanha Mathieu. A recuperação de ambos acaba não rendendo muito, visto que a diferença já era bastante grande.

Nas últimas 3 voltas os grupo quebra ainda mais com Mathias Flueckiger puxando a penúltima e última voltas até que seu canote retrátil o deixa na mão e pedalado em pé ele não consegue segurar Nino Schurter e Victor Koretzky.

Na volta final Schurter e Koretzky seguem firme na ponta deixando Mathias para trás, seguido pelo Neo Zelandês Anton Cooper que fez uma prova sólida sempre no grupo perseguidor.

A força do ataque de Nino ao final da última decida - Foto reprodução Red Bull TV
A força do ataque de Nino ao final da última decida - Foto reprodução Red Bull TV


Na última decida Nino atacou e Victor o seguiu, a duas curvas do final Victor surpreende o grande campeão e o passa, no sprint o Checo mostra mais força levando a ponta.
O sprint final entre Victor Koretzky e Nino Schurter - Foto reprodução Red Bull TV
O sprint final entre Victor Koretzky e Nino Schurter - Foto reprodução Red Bull TV


Avancini terminou em décimo conseguindo manter um bom ritmo após o ataque com Van Der Poel, Luiz Henrique Cocuzzi terminou na posição 36, Ulan Bastos ficou na posição 71 e Guilherme Muller não terminou a prova tendo abandonado na primeira volta.

O resultado masculino ficou:

1- Victor Koretzky
2- Nino Schurter
3- Mathias Flueckiger
4- Anton Cooper
5 - Tom Pidcock

negrito1]Prova Feminina:

Logo no Start Loop a francesa de 21 anos Loana Lacomte atacou quebrando todo o pelotão.
e dominou as 5 voltas da prova.

Largada Elite Feminina- Foto reprodução Red Bull TV
Largada Elite Feminina- Foto reprodução Red Bull TV


Pauline junto com um grupo formado por Kate Courtney, Linda Indergand e Haley Batten que permaneceram juntas até a penúltima volta em perseguição a pequena francesa Loana.

Muita ação nesse grupo com vários revezamento e um ataque furtivo no meio da prova da jovem americana da equipe Trinity, Hatey Batten. O ataque foi forte, mas depois de de cerca de uma volta e meia o grupo estava novamente junto.

Pauline Ferrand Prevot, já pré qualificada para Tóquio mostrou que está com o preparo em dia largando muito forte. A duas voltas para o final reagiu e partiu em busca de Loana, mas não a alcançou chegando a 53 segundos da jovem francesa. Loana que ainda não tem sua vaga olímpica e precisa de cada resultado para o ranking.
O sorriso da campeã Loana Lacomte já com a vitória ao alcance das mãos - Foto reprodução Red Bull TV
O sorriso da campeã Loana Lacomte já com a vitória ao alcance das mãos - Foto reprodução Red Bull TV


Entre as brasileiras Raiza Goulão terminou na posição 74 enquanto Jaqueline Mourão na posição 93.

O resultado feminino ficou:

1-Pauline Prevot Ferrand
2-Linda Indergand
3-Annie last
4-Kate Courtney
5-Loana Lecomte

A comemoração de Haley Batten com seu primeiro podium em Copas do Mundo - Foto: Reprodução Red Bull TV
A comemoração de Haley Batten com seu primeiro podium em Copas do Mundo - Foto: Reprodução Red Bull TV


O resultado completo feminino você confere em: UCI.org


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.