MENU

Copa do Mundo de MTB XCO 2021 #1 - Albstadt abre a temporada

Abertura de temporada ocorre nesse final de semana e tem brasileiros na parada

Nesse dia 7 de maio o circo da Copa do Mundo de MTB da UCI desenbarca em Albstadt, Alemanha.

Cidade já tradicional no circuito e que sempre reserva surpresas, seja pelo clima ou pelas disputas que o duro circuito constrói, esse ano promete ser ainda mais acirrado, já que ainda temos vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio em Jogo.

Foto 78061
    Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool


O Brasil vai muito bem representado, com Henrique Avancini liderando o ranking Mundial da UCI, além de Ulan Galinski da Caloi Henrique Avancini Racing e nossos dois atletas disputando a segunda vaga olímpica: Guilherme Muller da Caloi Henrique Avancini Racing e Luiz Henrique Cocuzzi da Lar/Scott Brasil, entre outros.

Confira o vídeo de aquecimento:


Na prova feminina, temos Jaqueline Mourão estreando sua equipe nova em Copa do Mundo, já em 2021 ela representará as cores da Trek em um projeto conjunto da Trek Brasil e Canadá. Também presente estará a Raiza Goulão correndo pela Oggi. Raiza e Jaqueline disputam a seleção para a vaga em Tóquio. Na júnior, em prova separada, temos também Giuliana Morgen, da equipe Sense Factory Racing.

Ausente dessa etapa, mas já presente na Europa em quarentena está Alex Malacarne defendendo as corres da equipe inglesa Trinity (a mesma equipe que formou Tom Pidcock). Alex aguardando término da quarentena para poder participar de etapa de Nove Miesto na próxima semana.

A pista de 4,2 kms e 190 metros de desnível acumulado por volta já é conhecida pelo seu trajeto técnico desde 2013, quando as World Cups aportaram por lá. Justamente por esse mix de altimetria e elevado nível técnico com uma infinidade curvas apertadas, subidas em zigue-zague e decidas fluidas sempre foram um excelente palco para disputas assinadas e para que os grandes nomes deem um espetáculo mostrando suas habilidades.
Foto 78060


O clima na região é sempre imprevisível, comumente o tempo vira para chuva e essa semana em especial, com o tempo revolto em toda a Europa devemos ter esse como um dos fatores decisivos da prova.

Últimos Ganhadores
A última vez que tivemos uma prova de World Cup em Albstadt foi em 2019, na ocasião o vencedor foi Mathias Flückiger, suíço que conseguiu sua primeira vitória em World Cup na Elite, desbancando o grande favorito da ocasião o holandês multi-talentoso Mathieu Van der Poel (NED).

Nas mulheres a americana Kate Courtney subiu ao lugar mais alto do pódium.

Apostas para 2021
Kate Courtney tem bom histórico na pista alemã, porém quem está em um ritmo forte nessa abertura de temporada é a francesa colecionadora de camisas arco-íris(já tendo algumas de MTB, Road e até de Cyclocross) Pauline Ferrand-Prévot . A Francesa que agora corre pela equipe do marido (Julian Absalon( a Absolute Absalon BMC começou o ano forte, mesmo tomando um susto no resultado da última prova de aquecimento onde a atleta Sub-23 Mona Mitterwallner colocou um margem de 2 minutos em Pauline durante uma etapa do calendário Europeu. Mona que já foi Campeã Mundial Junior estreou com tudo no pelotão de elite do europeu, mas nas World Cups ela correrá na Sub-23 e promete vir motivada para esse final de semana.

“Grande confiança e motivação extra para dar um gás para na primeira etapa da Copa do Mundo Sub-23… ” Comentou Mona em sua rede social.
\
\    Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool


Outro destaque fica para o atual campeão mundial o francês Jordan Sarrou que está com alta expectativa agora em time novo, a Specialized Factory Racing “Eu gosto de Albstadt. É o meu primeiro grande desafio da temporada, Eu quero vencer… eu vou ao podium e será com uma vitória certamente”.

Também olhando para Tóquio e para o recorde de maior número de vitórias em Copas do Mundo (atualmente ainda nas mãos do parido da Pauline), Mathieu Van der Poel é aguardado na linha de frente “ Eu volta a minha disciplina favorita, mountain biking. Eu mal posso esperar” disse o campeão multi disciplinar em entrevista depois da clássica prova de estrada Ronde van Vlaanderen (que significa Tour de Flanders em flamenco, língua local do norte da Bélgica).

Transmissão ao Vivo
A transmissão você confere na Red Bull TV, com narração de Luciano ‘KDra’ Lancellotti e comentários de quem já esteve na linha de largada desse tipo de prova: Vivi Favery.

Dia 7/4 - Prova de Cross Country Short Track (XCC), começando as 12:20h (horário de Brasília)
Dia 9/4 - Prova de XCO feminino, cedinho a partir das 6:00h (horário de Brasília); e XCO masculino, a partir das 9:15h (horário de Brasília).

Vamos torcer pros nossos brasileiros!


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.