MENU

Copa do Mundo de MTB XCC #4 - Flueckiger mostra força e Prevot supera Lacomte

Prova agitada em ambas categorias, o pequeno suíço mostra que será um grande oponente para Tóquio

Prova de XCC realizada em 2 de julho em Les Gets, França, marcou o início de um final de semana movimentado, com a quarta da temporada 2021 da Copa do Mundo de MTB para XCC e XCO e a segunda etapa para o DH.

Dessa vez a pista de Les Gets foi muito diferente do que vimos nas etapas anteriores. Enquanto na abertura da temporada em Albstadt na Alemanha e na segunda etapa em Move Mesto na República Checa as pistas intercalavam trechos de trilhas mais apertadas, dessa vez a etapa foi bem diferente. Com um percurso todo montado no gramado, com ampla visibilidade e obstáculos construidos para apimentar as disputas, e foi exatamente isso que vimos.

Cross Country Short Track - Feminino

A prova teve 9 voltas e pouco mais de vinte minutos de duração e muita ação na larga pista montada no gramado. Interessante foi ver como as mulheres encaravam de formas distintas as sucessivas seções com pedras construídas para incrementar a disputa.

Na prova feminina as disputas forma bem quentes, como nas etapas anteriores a mulher a ser batida era Loana Lacomte, mas o pelotão inteiro estava bastante forte e as trocas de posições foram bem intensas. Assim a primeira metade da prova da prova foi um grande teste de quem realmente estava com as penas em dia.

Red Bull TV
Red Bull TV


Passada a marca de meia prova, Jenny Rissveds e Evie Richards partem em um forte ataque, mostrando que vinham em um bom dia. Porém a sorte não estava ao lado de Evie que acabou perdendo sua corrente na sessão de pedras e vendo suas pretenções ao podium escorrerem entre os dedos.

Outra atleta que não teve muita sorte foi Loana Lacomte, que em dia ruim depois de algum toque com uma oponente e de não encontrar seu ritmo na prova, acabou na posição de número 12, parece que ela se sente confortável mesmo é na ponta.
Red Bull TV
Red Bull TV


Na sequência um pequeno grupo reagiu ao ataque de Jenny e Evie, assim ficando um grupo maior na cabeça, contando também com Pauline Prevot, Sina Frei, Linda Indergand e a suíça Laura Stigger, quem tem andado muito bem no XCC.

Para a parte final da prova, Jenny tenta mais ataques, com o mais sólido saindo à 2 voltas do final. Prontamente Pauline reage e trás consigo Sina Frei e Linda.
Red Bull TV
Red Bull TV


Para a última volta Pauline abre a primeira subida mostrando que o tombo de Novo Mesto não impactou no seu treinamento. Ela imprimiu forte ritmo na subida e conseguiu abrir uma vantagem administrável até a chegada.

Veja como ficou a classificação.

Resultado XCC- Feminino
1- Pauline Ferrand Prevot
2- Sina Frei
3- Jenny Rissveds
4- Linda Indergand
5- Alessandra Keller

Confira o resultado completo do Round #4 XCC feminino em Les Gets no site da UCI

Cross Country Short Track - Masculino

A prova masculina foi um pouco mais estratégica. Com uma largada excelente, o neozelandês Anton Cooper sai a frente, sendo seguido por Nino Schurter que aparentava estar em um bom dia.

Red Bull TV
Red Bull TV


Após 3 das 10 voltas a cabeça de prova mudava, e um grupo de novos talentos começava a se ensaiar para um furtivo ataque. Com Ondrej Cink, o Campeão Mundial Jordan Sarrou, Mathias Flueckiger e Tom Pidcock o ataque foi forte e rachou o grupo.
Red Bull TV
Red Bull TV


Pouco antes da metade da prova, Pidcock que parecia esta bem confortável na bike para quem teve um forte acidente a poucas semanas treinando de estrada na Itália, teve um pequeno toque na roda traseira de Sarrou, caindo sobre uma rampa de madeira do percurso, foi visível o desconforto de Pidcock ao levantar. Mas como bom atleta de ciclocross, rapidamente ele alinhou sua bike e saltou para montar já em movimento e seguiu na prova.
Red Bull TV
Red Bull TV


Desse grupo que puxou o ataque, Cink foi o mais combativo, nas voltas seguintes ele tentou por várias vezes se desgarrar do grupo para poder escapar na liderança, mas acabou por ser sempre neutralizado.

Na volta final a disputa se resumiu a Flueckiger, Sarrou e Cink fazendo uma disputa guidão a guidão até que Mathias conseguiu desgastar o grupo e cruzar a linha de chegada com apenas 1 segundo de vantagem. Vitória essa que deve o ajudar a manter a camisa de lidar da Copa do Mundo por mais alguma semanas.

Resultado XCC - Masculino
1- Mathias Fleckiger
2- Jordan Sarrou
3- Ondrej Cink
4- Luca Braidot
5- Alan Hatherly

Confira o resultado completo do Round #4 XCC masculino em Les Gets no site da UCI


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.