MENU

Copa do Mundo de MTB XCC 2021 #3 - Leogang mostra prova dura com azar de Nino

Mathias Flueckiger leva no masculino e Loana Lacomte enfim consegue a vitória do XCC feminino

Percurso bastante duro pra uma prova de Cross Country Short Track (XCC), com uma longa subida com grama alta e inclinação acentuada. Diferente das etapas anteriores como o XCC do Round #1 em Albstadt e o Round #2 Nove Mesto, onde trechos de trilha foram usados o que imprimiu uma dinâmica diferente com os trechos mais estreitos, em Leogang quem afunilou o grupo foram as repetidas passagens na dura subida de grama.

Foto 78354


Foram 7 voltas da prova feminina e 8 voltas para os homens em um percurso todo visível, desenhado no gramado em frente a linha de chegada. Seus mil metros de extensão contavam com um pump track, uma descida com curvas de paredão e muitos trechos de grama, como a temida subida.

Nessa etapa não tivemos brasileiros correndo.

Cross Country Short Track - Feminino

Já na primeira volta, Sina Frei da equipe Specialized Factory Racing, atacou de apito (desde a largada como diz o jargão ciclístico) e manteve a frente em um ritmo impressionante por duas voltas, sendo superada pela grande favorita, a pequena francesa, Loana Lacomte.

Foto 78347


Quando Laconte assumiu a ponta, o pelotão já vinha bastante quebrado e se dividiu em um grupo perseguidor com grandes estrelas como Pauline Prevot, Haley Batten, Rebecca Mcconnell. Um pouco mais atrás tínhamos outro grupo com Jolanda Neff, Jenny Rissveds, Catherine Pendrel entre outras. E foi desse grupo quee, na volta 4, surgiu a reação .
Foto 78348


A partir da segunda metade da prova, vimos um grande performance da Campeão Olímpica no Rio e campeã sueca, Jenny Rissveds e da recém coroada campeã suíça, Jolanda Neff.

Na quinta volta, o grupo perseguidor contava com a prodígio americana Haley Batten, Rissveds, Mcconnell, Prevot e Neff. Esse grupo começou a forçar ainda mais o ritmo tentando buscar Laconte, que ainda andava escapada a frente em seu próprio passo.

Nessa reação o grupo se quebrou, ficando a frente apenas Mcconnell, Jolanda e Pauline, e desse trio pequeno grupo vimos a maior parte da ação da prova. Após uma breve reação de Prevot, Jolanda Neff mostrou que anda pegando algumas dicas com seu namorado piloto de Downhill, e atacou Pauline justamente na descida com direito a “fechada de porta” da francesa, como vemos no print de tela a seguir.
Foto 78349


Após esse toque, Neff colocou ainda mais pressão e abriu luz da Prevot fazendo uma curva por fora, mostrando grande controle da bike.

Na volta final, Lacomte já havia garantido a vitória e a luta foi entre Neff e Mcconnell que após passar Prevot seguiu na roda da suíça. Loco atrás, Pauline além de perder posição para Jolanda e Rebecca, também perdeu para Haley Batten.

Resultado XCC- Feminino
1- Loana Lacomte
2- Rebecca Mcconnell
3- Jolanda Neff
4- Jenny Rissveds
5- Haley Batten

Confira o resultado completo no site da UCI

Cross Country Short Track - Masculino

A largada da prova foi a mais inesperadas possível. Nino Schurter perdeu o pé do pedal na sua segunda pedalada, se salvou de um tombo, mas perdeu muito tempo em uma pista duríssima e iniciou a subida em último.

Foto 78350


Mathias Fluckiger assumindo a frente nas primeiras 3 voltas, com Ondrej Cink atacando na volta 4. Cink que é um nato escalador aparentemente se sentiu em casa em uma pista dura.

Ao fechar a volta 5, Fluckiger e Cink já abriam 8 segundos para o grupo perseguidor encabeçado por Koretzky. Grupo de grande peso, com o campeão mundial Jordan Sarrou, Anton Cooper, Milan Vader e o companheiro de equipe de Avancini, Alan Hatherly

A essa altura, Nino vinha fazendo uma corrida de recuperação em vigésimo oitavo escoltado por Lars Forster, seu companheiro de equipe. A estratégia era tentar salvar uma boa colocação para Nino no XCC, já que essa prova ordena a partida do XCO que veremos no domingo, então, para largar bem domingo, tem que andar forte na sexta-feira.

Última volta Cink tenta ataque, mas Flueckiger reage e Cink não consegue se segurar na roda do suíço, enquanto isso na cabeça do grupo perseguidor, Milan Vader também ataca e se destaca do grupo.

Flueckiger consegue se manter a frente de Cink até o início da última descida, onde ele abre ainda mais distância mostrando grande técnica.
Foto 78351


Na linha de chegada Flueckiger cruza com 5 segundos de vantagem para CInk, Milan Vader chega sozinho enquanto o Campeão Mundial Sarrou e Anton Cooper decidem o quarto posto no Photo Finish.
Foto 78352


Resultado XCC - Masculino
1- Mathias Flueckiger
2- Ondrej Cink
3- Milan Vader
4- Jordan Sarrou
5- Anton Cooper

Confira o resultado completo no site da UCI


Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.