MENU

Copa do Mundo de MTB XCC 2021 #2 - Van der Poel vence e Avancini é 13o

Mathieu Van der Poel reina mais uma vez, mas Pidcock mostra sua força.

A prova de XCC da segunda etapa da Copa do Mundo de MTB 2021 foi realizada no dia 14 de maio em Nove Mesto, República Checa.

Os Top 40 do ranking UCI tiverem o direito de correr e decidirem a ordem de largada das primeiras filas do evento principal, o XCO no domingo 16/05.

O clima na região castigou a pista e os atletas, com chuvas frequentes nessa semana e hoje pela manhã. Chuva essa que danificou bastante o gramado da parte baixa da pista, gerando muita lama e alguns incidentes durante o evento. A primavera europeia também tem castigados os atletas que correram com temperaturas de até 28 graus na semana passada e hoje estava todos agasalhados para lidar com as temperaturas baixas.

A pista de XCC de Nove Mesto e exatamente um compacto do percurso de XCO, possuindo até rock gardens um tanto estreitos que nano são comuns no XCC, mas que adicionaram muita ação e táticas para a prova.

Short Track Feminino

Prova forte para as mulheres em Nove Mesto. Elas percorreram 6 voltas, o mesmo volume dos homens em condições de pista bem complicadas pelas chuvas.

Foto 78106


Logo na segunda volta, a grande favorita Pauline Prevot Ferrand sofreu uma queda na sessão se saltos do gramado e se tornou dúvida para domingo.

Como já era esperado, Loana Lacomte atacou com força. Com um ataque já na metade da prova e na ponta ficou, sendo seguida por um pequeno grupo com Haley Batten, Jenny Rissveds, Annie Last e Linda Indergand.
Foto 78108


A grande surpresa ficou pela americana jovem Haley que andou no grupo da ponta desde o início da prova.

Faltando 2 voltas para o final, Lacomte apertou o passo e apenas Haley consegui segurar o ritmo. Na penúltima volta Lacomte teve um incidente e Haley não a esperou (temendo um retorno da francesa) e conseguiu segurar a cabeça da prova até cruzar a linha em primeira. Essa foi a primeira vitória de Haley em Copas do Mundo, detalhe, em apenas sua segunda participação no XCC.
Foto 78107


O resultado Feminino ficou:
1 - Haley Batten (USA)
2 - Loana Lecomte (FRA)
3 - Jenny Rissveds (SWE)
4 - Annie Last (GBR)
5 - Linda Indergand (SUI)

Resultados completos no link da UCI

Short Track Masculino

A prova Masculina começou morna. Aparentemente o pelotão temia a lama e acabou segurando o ritmo, forçando o Colégio de Comissários a definir o número de voltas só após a primeira volta, assim o volume foi o mesmo que a prova feminina, 6 voltas.

Com ritmo morno, as tácticas também assim foram, tendo tempo para todos os favoritos se alinharem na frente e poderem fazer parte do grupo que liderou toda a prova.

Nesse grupo tínhamos nomes como Henrique Avancini, Mathieu Van der Poel, Tom Pidcock, Nino Shurter, além do atual Campeão Mundial Jordan Sarrou e o Campeão do XCO na semana passada Victor Koretzky.

Foto 78109


Van der Poel, mostrou sua força em doses homeopáticas nessa prova, percebendo que todos estavam segurando o passo, o que desfavorecia ele. Assim boa parte da prova ficou entre pequenos ataques e um leve revezamento na cabeça do grupo, com destaque para a volta puxada por Sarrou e também a puxada por Avancini.

Na penúltima volta Mathieu puxou forte, sento seguido de perto por Avancini, Pidcock e Sarrou, mas esse ataque logo se mostrou fogo de palha e ao desacelerar, Pidcock se posicionou e ficou na roda de MVdP, pronta a mostrar para o que veio.
Foto 78110


Na última volta, Avancini até saiu bem no início da subida de asfalto, mas Van der Poel colocou sua locomotiva para funcionar, sendo seguido apenas pelo pequeno Pidcock. Ao final da parte mais técnica Pidcock mostrou que tamanho não é documento e atacou forte, Van der Poel foi na roda e enfim mostrou que teve que fazer força de verdade.

O ataque se tornou um belo, e longo, sprint por toda a parte baixa da pista. Mas, na linha de chegada, o Photo Finish mostrou a vitória do holandês. Esse lindo sprint mostra que Pidcock tem um belo futuro a frente.

Foto 78104

Na entrevista após a prova, Pidcock afirmou que teve que trocar de bike pouco antes da largada, pois teve um problema mecânico em sua suspensão, assim com uma bike não 100% revisada fez toca a prova muito forte e só não bateu o holandês pois não conseguiu mais colocar a marcha mais pesada por conta de toda a lama na sua bike.

O resultado Masculino ficou:

1- Mathieu Van der Poel (NED)
2- Tom Pidcock (GBR)
3- Jordan Sarrou (FRA)
4- Victor Koretzky (FRA)
5- Maximilian Brandl (GER)
http://

Resultados completos no link da UCI


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.