MENU

Copa do Mundo de MTB 2024 - #1 Mairiporã - Avancini e diretor técnico avaliam pista

Representante da Warner e ex-atleta profissional avaliaram alterações no percurso da primeira etapa da UCI World Series

Release de imprensa
Na última semana, o Arena iMTB, bike park em Mairiporã-SP, sede da primeira etapa da Copa do Mundo de MTB em 2024, recebeu duas importantes visitas: Nick Floros, designer técnico das pistas de Mountain Bike da World Series, e Henrique Avancini, maior mountain biker brasileiro de todos os tempos, que está auxiliando a organização e também com as alterações necessárias na pista.

Nick, Fábio Caldeo e Avancini - Foto: divulgação / MTB Festival
Nick, Fábio Caldeo e Avancini - Foto: divulgação / MTB Festival


“O atleta consegue testar a pista. Ao longo dos anos sempre construi pistas de treino e competição. Ter ideias e saber adicionar desafio e plasticidade é um exercício que é desenvolvido com o tempo. No primeiro momento tentamos “modernizar” a pista, trazendo elementos que encontramos nas grandes arenas de competição. Estamos tentando manter também um pouco do que se tornou o estilo brasileiro de XCO, sendo duro, mas com velocidades médias um pouco mais altas”, explicou Avancini.

Com isso, ao longo de um dia de muito calor, a dupla visitou diversos pontos do percurso, conferindo de perto não só os novos obstáculos que estão sendo acrescentados, como também diversas outras alterações que prometem melhorar o espetáculo para o público presente, e também para quem vai acompanhar a disputa em casa - a etapa acontece entre os dias 12 e 14 de abril de 2024.

Publicidade


“O Nick saiu satisfeito e ficou impressionado com o potencial da pista. Para a Copa do Mundo, foram alterados os retornos para o Rock Garden e o próprio Rock Garden. Além disso, temos uma parte final totalmente nova para o XCC e para o XCO. Com isso, ganhamos em segurança e também na visibilidade para a transmissão”, comentou Fabio Caldeo, responsável pela organização da prova.

Com o percurso largamente definido e aprovado, agora faltam apenas pequenas alterações para que a pista esteja plenamente apta para receber os mountain bikers mais rápidos do planeta.

“Acredito que a pista esteja no caminho para ser o desafio ideal para uma abertura de temporada. Sendo um ano importante pros atletas, tentei adicionar elementos técnicos e gerenciando o grau de risco dos obstáculos. Além da parte esportiva, colocamos muita atenção ao quesito entretenimento, buscando facilitar ao público vivenciar mais situações de disputa”, complementou Henrique Avancini.
Nick e Fábio Caldeo - Foto: divulgação / MTB Festival
Nick e Fábio Caldeo - Foto: divulgação / MTB Festival


As entradas para a etapa da Copa do Mundo em Mairiporã já estão à venda, sendo exclusivamente adquiridas por meio da página do local do evento. Para quem está considerando acompanhar a corrida de perto, uma excelente opção é participar do MTB Festival, evento que acontece uma semana antes, entre os dias 4 e 7 de abril, com provas de Cross-Country Olímpico, Short-Track e Maratona.

Aproveite o primeiro lote do MTB Festival, disponível até o dia 25/02/2024 e faça sua inscrição pelo site do MTB Festival.

O MTB Festival 2024 proporciona uma oportunidade única para os apaixonados pelo mountain bike, permitindo a participação em uma competição de alto nível, completa com toda a estrutura e segurança oferecidas pelo Arena iMTB.

Depois, é possível desfrutar de uma semana explorando as inúmeras trilhas, estradas e atrações turísticas na região de Mairiporã, que incluem o Pico do Olho d’Água, a Pedra Grande e o Parque Estadual Albert Löefgren, uma das maiores áreas verdes de São Paulo.

Publicidade


UCI Junior Series no MTB Festival

Henrique Bravo na pista - Foto: divulgação / MTB Festival
Henrique Bravo na pista - Foto: divulgação / MTB Festival

Além de receber grandes nomes do esporte nacional, o MTB Festival vai sediar uma das etapas da UCI Junior Series, categoria dedicada aos pilotos de 17 e 18 anos que destaca-se por sua pontuação elevada, proporcionando uma ótima oportunidade para quem quer buscar uma melhor posição de largada no Pan-Americano, competição continental que acontece em Maio, nos Estados Unidos.

Vale ressaltar que, no MTB Festival, a categoria Sub-23 corre separada da Elite. Essa medida visa promover uma competição mais acirrada na Sub-23, permitindo que os atletas dessa faixa etária compitam exclusivamente entre si, sem a necessidade de disputar pontos e prêmios com a Elite.

O Arena iMTB possui atrações para toda a família e 2.500 vagas de estacionamento. Além disso, para o MTB Festival, a organização programou provas de XCO e de XCC em diversas categorias UCI, CBC e Amadoras e infantis, indo do Mini, para pilotos de até 6 anos, ao Master D2, para quem tem mais de 65.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.