MENU

Copa do Mundo de MTB 2020 #2 - Nove Mesto - Avancini vence o short track

Brasileiro conquista vitória espetacular depois de controlar a prova pela frente

O brasileiro Henrique Avancini conquistou mais uma vitória em provas de short-track na Copa do Mundo de MTB XCO. A competição faz parte do segundo round de corridas em Nove Mesto na Morave, na Republica Tcheca, com o short track valendo para definir o grid de largada do XCO.

Avancini no alto do pódio
Avancini no alto do pódio    Thiago Lemos

“É um terreno de alto nível e todo mundo estava preparado para isso, então, não é fácil, talvez, mais difícil do que nunca competir nesta situação. Em toda a corrida, eu respondi aos ataques, fiz alguns movimentos, vi a corrida de frente e estou muito, muito feliz com essa vitória”, afirma o atleta, após a corrida, destacando as frustrações nos dias anteriores por não ter alcançado a vitória e já prevendo o XCO de domingo (4).

O resultado veio depois de um resultado frustrante no último short track, quando o atleta parecia muito bem mas cometeu um erro e acabou perdendo contato com os ponteiros. Desta vez, a estratégia de controlar a prova pela frente, que já está se tornando marca registrada do atleta, deu certo.

A disputa foi definida apenas no sprint, com Avancini levando vantagem sobre Thomas Litscher e Maximilian Brandl, segundo e terceiro colocados respectivamente.

Avancini controla o bloco
Avancini controla o bloco    Thiago Lemos

Nas primeiras voltas, Avancini cobriu algumas acelerações e, durante quase toda a primeira metade da prova, ele ficou posicionado na frente do bloco. A competição manteve-se compacta quase até o final, quando inúmeros atletas colocaram a cara no vento, fazendo o ritmo aumentar de forma alucinante nas duas voltas finais.

Neste momento, o jogo do brasileiro mudou. De puxador, Avancini passou a ficar mais escondido, mantendo um bom posicionamento dentro do bloco, inclusive para seguir de perto a aceleração de Nino Schurter nos momentos finais da competição.

Pelotão selecionado
Pelotão selecionado    Thiago Lemos

Na aproximação para a meta, Avancini veio perfeitamente posicionado de segunda roda, seguindo Milan Vader que puxava o bloco.

Gui Muller em ação
Gui Muller em ação    Thiago Lemos

Neste momento, os mais entendidos em ciclismo já cantavam a bola sobre o excelente posicionamento do brasileiro. Dito e feito - com uma aceleração precisa, Avancini mais uma vez entra para a história ao vencer uma competição entre os mais prestigiados atletas do planeta.

Foto 76623
    Bartek Wolinski/Red Bull Content Pool

A competição masculina ainda contou com a presença do brasileiro Guilherme Muller. Ele fechou sua participação em vigésimo nono.

Feminino

Entre as mulheres, a prova também foi definida apenas no sprint final. Em uma polêmica aceleração para a meta, a britânica Evir Richards, que havia levado um tombo, foi a primeira a cruzar a meta. Pouco atrás dela, a francesa multi-campeã Pauline Provot cruzava a linha reclamando bastante, depois de incomodar-se com os cotovelos bastante abertos de sua adversária. O terceiro posto ficou para Laura Stigger, a Áustria.

Letícia e Raiza alinhadas para a largada
Letícia e Raiza alinhadas para a largada    Thiago Lemos

A competição contou com a presença de duas brasileiras. Raiza Goulão, que fechou em trigésimo oitavo, e Letícia Cândido, que passou logo atrás em trigésimo nono

Resultados Elite Masculino

1 - Henrique Avancini
2 - Thomas Litscher
3 - Maximilian Brandl
4 - Milan Vader
5 - Manuel Fumic
29 - Guilherme Muller

Resultado Elite Feminino

1 - Evie Richards
2 - Pauline Prevot
3 - Laura Stigger
4 - Kate Courtney
5 - Loana Lecomte
28 - Raiza Goulão
29 - Letícia Cândido

Resultados top 15 na galeria

Fotos (2)

foto 0 -  Mais Fotos


Relacionados

Comentários

Showwww e o cara ainda é humilde, essa é a verdadeira beleza!

Muito legal ver um cara que batalhou muito e foi subindo de nível aos poucos, chegar ao topo do MTB. Merece os parabéns!

Parabéns Avancini, orgulho do Brasil, vamos ver se a mídia divulga alguma coisa.



Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.