MENU

Copa do Mundo de Mountain Bike 2023 - Calendário é divulgado pela UCI

Brasil não fará parte do calendário. Enduro World Series se integra.

A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou o novo calendário da Copa do Mundo de Mountain Biking 2023 e da Enduro World Series. O novo planejamento unifica todos os principais formatos de mountain bike em um calendário combinado pela primeira vez e levará os ciclistas a dez países em três continentes.

Atletas e fãs verão as competições de cross-country olímpico, cross-country short track, downhill e enduro alinhando-se pela primeira vez na história do esporte. O novo calendário terá alguns formatos de mountain bike juntos pela primeira vez, corridas agrupadas por local para maximizar a sustentabilidade e estreia de novos locais, enquanto outras pistas já consagradas mantém seu lugar no calendário.

Foto 80418


Calendário aprimorado para refletir o crescimento do MTB

Com 15 rodadas e 34 corridas, o calendário combinado de 2023 para as duas competições vai acontecer em dez países de três continentes. XCC e XCO têm nove rodadas no total, enquanto o downhill e o enduro têm oito. Além de novos locais, os roteiros já consagrados na história da competição receberão novos formatos em suas trilhas.

"A nova estrutura refletirá o crescimento do esporte, permitindo que cada um dos diferentes formatos de mountain bike floresça, alcance novos públicos e melhore a experiência dos fãs tanto no local quanto assistindo em casa", disse a UCI em comunicado divulgado hoje, 12. A ESO Sports, proprietária e operadora da Enduro World Series (EWS) conduzirá o projeto para unificar globalmente o mountain bike e elevá-lo a novos níveis, em colaboração com a UCI. A Discovery Sports Events, promotora global e líder em gerenciamento de eventos, está ampliando seu relacionamento com a UCI para ajudar a promover o esporte em apoio ao crescimento de seu público global.

Publicidade



"O lançamento do calendário UCI Mountain Bike World Cup e Enduro World Series de 2023 marca um grande passo em nosso trabalho para modernizar o mountain bike, uma de nossas cinco modalidades olímpicas. Com a integração do enduro e em breve XCM e Enduro de elétricas para as provas do calendário, as provas ganharão uma nova dimensão, reunindo ainda mais atletas e fãs. Também estamos ansiosos para apresentar novas sedes para algumas rodadas, ao mesmo tempo em que anunciamos de volta os locais tradicionais que foram muito apreciados ao longo dos anos. A parceria entre a UCI e a Warner Bros. Discovery aumentará significativamente a exposição internacional do mountain bike, permitindo que o esporte para continuar a crescer globalmente”, disse o presidente da UCI, David Lappartient.

Chris Ball, CEO da ESO Sports, disse que pela primeira vez, todos os principais formatos de mountain bike se alinham em um calendário, dando às equipes, atletas e fãs novas oportunidades de experimentar suas corridas favoritas sem confrontos de datas: “Fizemos o nosso melhor para agrupar locais nas proximidades geográficas para reduzir as viagens da temporada e aumentar a eficiência de todos durante a Copa. Estaremos hospedando novos cronogramas de eventos, combinando formatos que nunca foram combinados antes, dando aos pilotos uma nova experiência e usando o melhor do terreno disponível em cada local para fornecer as melhores corridas do planeta, enquanto, é claro, pistas de corrida já consagradas permanecem no calendário”.

Copa do Mundo de MTB 2023

Foto 80419

A Copa do Mundo começa em março com uma rodada dupla de enduro na Tasmânia, Austrália, inaugurando o circuito de Maydena, seguido de Derby.

Limburg-Valkenburg, na Holanda, faz sua estreia na Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI quando inicia a temporada de cross-country, seguido da clássica etapa de Nové Mesto na Morave, na República Tcheca.

Junho é um mês de fortes emoções, com cinco etapas seguidas. O enduro acontece em Finale Ligure, Itália, seguido pelo DHI, XCO e XCC na clássica Lenzerheide, na Suíça. Na semana seguinte, Leogang, na Áustria, será sede das quatro modalidades juntas. No penúltimo fim de semana do mês, o Enduro segue para Val di Fassa Trentino, na Itália, enquanto as etapas de cross-country e o downhill seguem, na última semana, para Val di Sole Trentino, também na Itália.

Julho e agosto terão uma pausa prolongada nas corridas, permitindo que os atletas descansem e se recuperem no meio da temporada antes do Campeonato Mundial de Ciclismo da UCI, que começa em Glasgow, na Escócia, em agosto.

Publicidade


A corrida retoma no final de agosto com cross-country e downhill em direção a Vallnord Pal Arinsal, em Andorra. Em seguida, todos os formatos de mountain bike se reúnem na França em local ainda a ser confirmado.

O bloco final das competições acontece na América do Norte. Snowshoe, nos EUA, servirá como a penúltima rodada para cross-country e downhill, antes que os icônicos arredores de Mont-Sainte-Anne, no Canadá, completem a temporada.

Uma nova visão para mountain bike

À medida que a UCI começa a trabalhar sua visão para o futuro do mountain bike, a organização buscará utilizar a potência global das plataformas de mídia da Warner Bros. Discovery, enquanto começa a colaborar com as duas organizações realizadoras. A ESO Sports está trabalhando em parceria com a Discovery Sports Events na organização, produção de mídia e transmissão, promoção e comercialização da UCI Mountain Bike World Cup.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.