MENU

Copa do Mundo de Downhill 2021 Round #1 - Troy Brosnan e Camila Balanche triunfam

Em prova dura, com condições mudando e muitas valas a precisão falou mais alto

A lista de Leogang tem se tornado um dos pontos fortes do calendários, várias vezes sendo chamada de muito fácil ou muito “Bikepark”, desde o ano passado a pista se tornou mais natural e dura, principalmente na chuva como vimos no Campeonato Mundial 2020 de MTB Downhill.

Esse ano as mesmas condições se repetiram durante os treinos, mas o sol deu as caras para as finais, secando a parte superior e tornando a lama da temida seção das árvores em uma mata chefia de barro grudento e valas profundas. Um desafio extra que fez várias vítimas.

A pista é dividida em quatro partes majoritárias, o topo natural em pasto aberto, com off cambeis e um treco do tocos com raízes de assustar; a seção de alta velocidade e grandes saltos conhecida como highway; o trecho da mata que é extremamente inclinado, de solo frágil e inúmeras raízes e o trecho final, todo cascalhado com grandes saltos para o público.

Downhill - Elite Feminino

Para a corrida da elite feminina a pista já apresentava pontos mais secos, com até certos pontos de poeira, mas a seção da mata ainda apresentava raízes molhadas, piso com barro grudento e temidas valas.

Essas valas fizeram vários vítimas durante a prova, incluíndo grandes nomes como Mirian Nicole, ou mesmo Tahnee Seagreva que lutou para conseguir fluir nesse seção e ainda garantiu o quinto lugar no podium.

Cabirou e Hrastnik também sofreram na mata, ambas vinham com bons tempos na parte superior da pista, mas não conseguiram manter a boa condição até o final, fechando na terceira e segunda colocações respectivamente.

Foto 78356


A grande favorita, Vali Holl, que também havia conseguido o melhor tempo no qualify, acabou vendo suas esperanças de uma vitória expressiva com um tombo na penúltima última curva da pista. Uma pequena escorregada da roda dianteira viu a sua vantagem de maus de 3 segundos se tornar em pouco mais de 1 segundo de desvantagem para a atual Campeã Mundial, nada mal para sua primeira participação na Copa do Mundo como Elite.
Foto 78360


Camile Balanche conquistou o título de Campeã Mundial nessa mesma pista em 2020 em uma das corridas mais difíceis da história. A chuva, lama, valas e as inúmeras raízes foram um grande desafio ano passado e igualmente nesse ano. A francesa fez uma volta limpa, passando toda a mata sem ao menos desclipar os pés dos pedais e esse comprometimento se pagou com uma bela vitória.

Resultado Downhill - Elite Feminino
1- Camille Balanche - Dorval AM Commencal - 4:07.850
2- Vali Holl - Rockshox Trek Race Team - 4:09.262
3- Monika Hrastnik - Dorval AM Commencal - 4:09.321
4- Marine Cabirou - Scott Downhill Factory - 4:13.728
5- Tahnee Seagrave - Canyon Collective FMD - 4:16.530

Confira o resultado completo no site da UCI

Downhill - Elite Masculino

Grandes nomes não resistiram ao trecho da floresta, Aaron Gwin foi um deles, com uma performance notável no topo e uma com sua bike visivelmente mais rápida lhe conferindo uma crescente vantagem no trecho da highway , o americano não conseguiu manter a tradição de excelentes performances na pista de Leogang, terminando a prova apenas em vigésimo segundo.

Foto 78358


Nomes como Loic Bruni, Greg Minnaar, Gee Atherton entre outros tiverem o mesmo destino, andando bem no topo e se atrapalhando na mata.

Já Joris Vergier vinha muito forte na largada, mas na seção dos tocos ele teve um pneu furado em sua Trek Session, ainda vai levar certo tempo a ele se acostumar com o equipamento novo, visto que mudou tudo, pneus, bike, transmissão, freios, suspensões e até o fornecedor der seu uniforme com a sua mudança de equipe saindo da Santa Cruz para a Trek.

Um nome que todos tinham grandes expectativas era Brook Macdonald, após seu grave lesão na coluna no mundial de 2019 ele volta com a mesma postura de ataque na pista, mas teve certo azar, perdendo a frente em um tombo bobo na penúltima curva da pista austríaca, no mesmo lugar de Vali Holl.

Benoit Coulanges foi um dos últimos a descer, depois de um qualify fortíssimo, fez uma descida limpa, mas faltou um pouco de agressividade na mata e de controle na highway para fazer um tempo ainda melhor, assim fechando o dia em quinto.

Recce Wilson, o atual campeão mundial fez uma descida muito forte, composta e no controle, fazendo um topo até um pouco conservador e dominando a temida seção das árvores com mestria, conquistando a segunda melhor parcial nesse seção e garantindo seu quarto lugar do podium.
Foto 78357


Amaury Pierron fez uma descida fantástica, andando muito forte em todas as seções e assumindo riscos, como entrar saltando nas raízes da seção da mata. O risco valeu a pena e ele ficou no Hot Seat por muito tempo, até ser desbancado pelo seu companheiro de equipe, Thibault Daprela.

Daprela foi incrivelmente agressivo em toda a sua descida Sendo um dos discípulos do lendário Nicolas Vouilloz, não poupou nada e usou cada centímetro da pista ao seu favor fazendo uma estonteante prova que levou o público a loucura e ele ao segundo lugar do dia.

Para fechar, o melhor tempo no qualify de ontem, Troy Brosnan. Conhecido como “O Senhor Consistência” por sua enorme lista de podiuns, principalmente em segundo lugar, ele enfim desencantou e consegui uma vitória, fato que ele não consumava desde 2017.
Foto 78359


Sua descida foi incrivelmente limpa e controlada. Ele até chegou a perder cerca de 1 segundo no final do trecho da highway visto seu peso pena de meros 65 kg, mas quando entrou na mata o pouco peso o ajudou a fluir como ninguém nessa seção e abrir vantagem para Daprela.

O pequeno Troy cruzou a linha e encontro seus concorrentes e o público em festa com sua vitória. A equipe Canyon Collective invadiu a pista e a festa tomou conta.

Resultado Downhill - Elite Masculino
1- Troy Brosnan - Canyon Collective factory Team - 3:26.019
2- Thibault Daprela - Commencal/Muc Off - 3:27.254
3- Amaury Pierron - Commencal/Muc Off - 3:27.497
4- Recce Wilson - Trek Factory Team - 3:27.917
5- Benoit Coulanges - Dorval AM Commencal - 3:28.253

Confira o resultado completo no site da UCI.

No domingo tem mais Copa do Mundo de MTB aqui no Pedal.com.br, acompanhem a cobertura da prova de Cross Country Olímpico.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.