home

Copa do Mundo de DH 2017 #1 - Lourdes - A chegada oficial das aro 29


26 ABR, 2017     Gustavo Figuereido     1    



Neste fim de semana, terenos a primeira etapa da Copa do Mundo de Downhill 2017. A prova deve acontecer em Lourdes, na França, nos dias 29 e 30 de Abril. Porém, além de todas as emoções que normalmente encontramos na categoria, esta etapa tem um ponto em especial: a chegada oficial das bicicletas de Downhill com rodas de 29 polegadas.

imagem

A bem da verdade, as "rodas grandes" já haviam sido testadas em bikes da categoria há algum tempo, mas a falta de componentes como suspensões e pneus específicos nesta medida limitaram seu desenvolvimento.

Além disso, muitos atletas e uma parcela do público não estaria contente com a chegada das 29, já que elas não seriam tão bonitas quanto as 26 e as 27,5 - vale lembrar que os próprios competidores e fabricantes de bicicletas e componentes de downhill pediram o banimento de uniformes aerodinâmicos em 2008. Mesmo sendo mais rápidos, na época as roupas largas foram consideradas mais "legais" e por isso tornaram-se obrigatórias.

imagem

Porém, desta vez parece que o fator "cool" não terá influência na decisão de qual bike deve ser utilizada - até porque a Santa Cruz acaba de apresentar oficialmente a V10 29, que será utilizada por Greg Minnaar, Luca Shaw e Loris Vergier neste fim de semana.

Segundo o fabricante, a experiência de Minnaar correndo de enduro em 2016 com uma Hightower 29 foi uma das grandes molas propulsoras do desenvolvimento da V10 29. Porém, a ideia encontrou resistência mesmo dentro da equipe.

Loris Vergier, por exemplo, sentiu-se mais lento com a bike 29 e imediatamente resolveu voltar para sua V10 tradicional. Porém, mesmo sentindo-se mais lento, o atleta concluiu que o relógio não mentia - a bike 29 foi mais rápida até no circuito que usado por ele diariamente para treinar.

Elas vieram para ficar?

A ideia por trás de utilizar rodas maiores é aumentar a área de contato do pneu com o solo e reduzir o tamanho dos obstáculos em relação aos pneus. Isso facilitaria não só a transposição de pedras e buracos, como também aumentaria a velocidade de contorno de curvas.

imagem

Todavia, é impossível dizer se as bikes de downhill com aro 29 serão ou não mais rápidas do que as 27.5. Porém, o fato é que agora oficialmente um fabricante está apostando suas fichas no formato.

Segundo a Santa Cruz, é provável que a escolha do modelo varie de pista para pista e de piloto para piloto. Seja o que for, a marca afirma que, para Lourdes, todos os seus atletas foram mais rápidos com as bikes 29.

Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários abaixo.


Comentários

  • avatar

    Eduardo Iwamoto   

    Eduardo Iwamoto   

    Inevitável .Go29
    1 ano atrás - Denunciar




  • Relacionados