home

Copa Brasil de Paraciclismo 2013 - Rio das Ostras hospeda evento


8 NOV, 2013     Péricles    
     


A cidade de Rio das Ostras que tem se destacado pelo envolvimento com o ciclismo, atraindo provas de relevância estadual, nacional e internacional, foi escolhida pela Fecierj - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro - para ser palco de uma das provas mais aguardadas pelo Estado. Será a 4ª Etapa da Copa Brasil de Paraciclismo que vai trazer os melhores paratletas para a cidade, dando oportunidade de aprendizado para a Federação Carioca e mostrando também para os munícipes a força de vontade desses guerreiros do ciclismo.

A prova acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro. No primeiro dia será a prova de Contra Relógio Individual e no segundo dia será a prova de Resistência. Sempre à partir das 8h. O local selecionado, para atender as demandas do projeto e as necessidades dos atletas, foi a Rodovia Amaral Peixoto, entre a Av. Gov. Roberto da Silveira e a UFF, perfazendo um total de 2,4km por volta. A arena será montada em frente à quadra de areia do Bairro Recreio. A interdição será controlada pelas secretarias de Trânsito, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana, que farão a distribuição do trânsito pelas vias laterais. O DER foi acionado para emitir a liberação.

"Os atletas precisam de uma via sem quebra-molas, totalmente plana, com aberturas suficientes para as handbikes e as tandens. Após muitas vistorias, somente na Rod. Amaral Peixoto conseguimos achar tudo o que foi imposto pelo Ministério dos Esportes e a Confederação Brasileira de Ciclismo. O ciclismo depende de interdições para acontecer com segurança. Temos as vias fluindo todos os dias do ano. Fazer essa doação de espaço para essa causa com algumas horas de interdição por dois dias, sem impedir nenhum veículo de ir e vir, será gratificante. Se os ciclistas já sofrem com o trânsito para se locomover ou treinar, tento imaginar o que passa um paratleta. Eles merecem isso e muito mais", comenta Eduardo Almeida, diretor de projetos da Fecierj, responsável pelo evento na cidade.

"Receber um evento totalmente patrocinado pelo Ministério dos Esportes em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro com a Confederação Brasileira de Ciclismo, na cidade, para a Secretaria de Esporte e Lazer é um grande prazer. Pois mostra que o Projeto Rio das Ostras Cidade Bike está rendendo frutos efetivos e essa escolha da Fecierj passa a ser a contrapartida mais importante. Queremos resgatar a bicicleta na cidade e o esporte está sendo o meio para isto. Temos um projeto sendo iniciado de Paraesporte e a chegada dessa notícia pontuou ainda mais nosso trabalho", comenta Raphael Thuin, Subsecretário de Esporte e Lazer.

A festa será ainda maior. Como a cidade receberá a 4ª etapa, que já passou pelos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, o encerramento da Copa Brasil acontecerá aqui no Estado do Rio de Janeiro. Com isso, Rio das Ostras conhecerá em primeira mão os paratletas que serão os Campeões Brasileiros e que também vão representar o Brasil em competições internacionais.

A prova também contará pontos para o Ranking da UCI - União Ciclística Internacional - que é o órgão máximo mundial do ciclismo, valorizando o trabalho e treinamento dos paratletas brasileiros.


Comentários



Relacionados