home

Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO é realizada com sucesso na Bahia

Competição foi realizada no Parque Eólico


19 JUL, 2013     Guiné    



Pela primeira vez, o Brasil realizou uma competição de Mountain Bike em um parque eólico. E o local escolhido foi o complexo eólico Alto Sertão I da Renova Energia, localizado no semiárido da Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã. O complexo recebeu no domingo, 14, a 3a etapa do campeonato Baiano de Mountain Bike XCO, chamado de Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO. A competição foi válida pelo campeonato baiano e atraiu 100 atletas de toda a Bahia e outros estados.

imagem
Atletas enfrentaram muito vento e poeira ao longo do percurso


Com muito vento e poeira pela frente, os atletas tiveram que vencer um circuito de aproximadamente 9km composto por estradões, subidas, single tracks e muita emoção, do jeito que os “bikers” gostam. Com disputas em 12 categorias, as mais acirradas foram nas categorias Elite e Feminino, envolvendo os melhores atletas do ranking baiano. Na categoria Elite, o grande vencedor foi William Bispo, de Vitória da Conquista. Campeão baiano da categoria em 2012 e atual líder da modalidade, Bispo destacou as trilhas como muito boas e o vento como elemento surpresa durante o percurso. “Teve momentos em que o vento não deixava a bike ir para frente, mesmo nas descidas, e a gente tinha que usar a força para conseguir avançar. Temos que ter outras provas aqui”, concluiu.

Já no Feminino, a vencedora foi Cristiane Duque, de Salvador. “É o primeiro ano que participo de uma competição de Mountain Bike. O percurso da Copa Alto Sertão estava muito bom, equilibrado. Todos estão de parabéns”, disse Cristiane Duque, bicampeã Baiana de Ciclismo 2011/2012.

imagem
Trilhas técnicas e fechadas foram apreciadas e elogiadas por todos os atletas


Também foram campeões Daniel Alves Teixeira, de Vitória da Conquista (Categoria Sub30); Lázaro Macedo, de Senhor do Bonfim (Iniciante); Anderson Pinto, de Palmeiras (Júnior); Rafael Souza, de Ibotirama (Juvenil); Anilton Marques da Rocha, de Palmeiras (Master A1); Edmilson Rodrigues Santos, de Irecê (Master A2); Aécio Ferraz Alves Flores, de Vitória da Conquista (Master B1); Antônio César Santos da Rocha, de Salvador (Master B2); Dorivaldo Correia de Abreu, de Vitória da Conquista (Master C)e Michel da Silva, de Brumado (Open).

Para a Federação Baiana de Ciclismo (FBC), a realização da competição foi muito importante. “Pudemos trazer uma etapa do Campeonato Baiano de Mountain Bike para a região e prestigiar os atletas que não podem viajar para outras cidades para participar de outras etapas”, explica Orlando Schimidt, presidente da FBC.

Cada atleta recebeu um kit exclusivo do evento e medalha de participação no fim da prova. Além disso, os cinco primeiros das categorias Elite, Feminino, Sub30, Master A1, Master A2, Master B1, Master B2 e Master C receberam premiação em dinheiro, com a distribuição total de R$5.800,00. A prova também arrecadou 200kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues a uma instituição local.

imagem
Atletas de todas as categorias participaram da competição


A Renova Energia, patrocinadora máster da Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO, acredita que a competição, além de dar oportunidade aos atletas da região de participar gratuitamente da disputa, movimentou a economia e o turismo da região. A prova, historicamente, acontece em Vitória da Conquista, mas este ano inovou ao escolher um cenário totalmente diferente para as trilhas. “Temos certeza que o sucesso da realização da Copa Alto Sertão trará outras competições para a nossa região, ajudando a divulgar as localidades e seus atrativos culturais”, diz Ney Maron, diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Renova Energia.

A Copa Alto Sertão de Mountain Bike XCO foi organizada e supervisionada pela Federação Baiana de Ciclismo (FBC) em parceria com a ATP run Assessoria Esportiva e conta com o patrocínio da Renova Energia.

Sobre a Renova Energia

A Renova Energia é uma das líderes em geração de energia por fontes renováveis do Brasil e possui o maior empreendimento eólico da América Latina, o Complexo Alto Sertão I. A empresa atualmente constrói outro empreendimento, o Complexo Alto Sertão II. Juntos, serão 29 parques eólicos que irão gerar mais de 700MW de energia - montante capaz de abastecer mais de seis milhões de pessoas.

Desenvolver projetos de forma integrada, desde a prospecção até a implantação e operação de seus parques geradores é a base do modelo de negócios da Renova desde o início, há 11 anos. Nesse período, a empresa investiu na formação de uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada formada por profissionais com grande experiência no setor de energia.

A companhia possui o maior portfólio de geração de energia eólica contratada com 1219 MW e uma política de sustentabilidade que está fundamentada em ações como a seleção criteriosa de profissionais das áreas onde atua e a redução constante do impacto ambiental, conciliando sempre as atividades econômicas com iniciativas para o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente. Em julho de 2010, a Renova fez seu IPO e está listada no Nível 2 de governança corporativa da BM&FBOVESPA onde atua sob o código RNEW11.

Fotos da competição



Sobre a FBC

A Federação Baiana de Ciclismo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1979, com o objetivo de desenvolver, regulamentar e fiscalizar o ciclismo no Estado da Bahia através da realização e suporte técnico a eventos e campeonatos do esporte e suas modalidades. A Bahia é atualmente tetracampeã da Copa Nordeste de Ciclismo e ocupa a 2a colocação dentre todos os estados do Norte/Nordeste.


Fotos (34)

foto 0 -  foto 1 -  foto 2 -  Mais Fotos

Comentários



Relacionados