MENU

Convocação para o Latino-Americano de XCO será na Ametur

Copa Internacional Sundown

A equipe brasileira que irá representar o país nos Jogos Latino-Americanos de XCO (Cross Country Olímpico), que acontecem entre os dias 29 de junho e 1º de julho, será divulgada oficialmente na próxima etapa da Copa Internacional Sundown de MTB, que acontece no próximo final de semana (02 e 03 de junho), em Ouro Branco, MG.

Serão convocados cerca de dez atletas, das categorias Elite masculino, Elite feminino, Sub-23 e Júnior. Eles terão a missão de ir à Colômbia para tentar somar o máximo de pontos para o Brasil no ranking da UCI e tentar aumentar o número de vagas do país nos Jogos Olímpicos de Pequim.

“É muito importante para nós que essa convocação seja feita aqui. Somos a única Copa do Brasil a contar pontos para o ranking internacional e essa convocação sendo feita aqui reforça ainda mais a importância do evento no cenário nacional e internacional”, explicaram os organizadores Rogério Bernardes e Tadeu Monteiro.

O técnico Eduardo Ramires falou sobre a importância desta convocação para o país. “O desempenho dos atletas nesta competição será fundamental para que consigamos a segunda vaga, principalmente no masculino. Temos que entrar entre os dezesseis primeiros para mandarmos mais um competidor”, explicou.

A escolha da Copa Internacional Sundown de MTB para a divulgação dos nomes se deu devido a uma longa parceria existente entre a competição e a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A confederação sempre esteve junto do torneio e é um dos parceiros mais importantes na organização dele. “A Copa Internacional é um evento importante porque foi o evento que marcou o Brasil no calendário internacional do MTB. Depois dele, começaram a ter outras solicitações de outros organizadores. Foi ela que abriu e alavancou todo esse processo”, explicou Marco Barbosa, coordenador técnico da CBC.

Atualmente, o sistema de classificação para os Jogos Olímpicos é baseado em um ranking de países. Os atletas que competem em competições internacionais vão somando pontos para o país. Ao final de dois anos, são computados os pontos e os países mais bem colocados têm o direito de levar mais atletas. Por isso, a Copa Internacional Sundown de MTB e a Copa Centauro de Amadores ganham importância fundamental no processo de classificação.

“Como a Copa Internacional Sundown de MTB é a única Copa a contar pontos para o ranking internacional, a prova aqui é uma oportunidade única para que os brasileiros somem ainda mais pontos e consigam ficar mais próximo das Olimpíadas. Desde que começamos a fazer o evento temos a intenção de fomentar o esporte em parceria com a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) e FMC (Federação Mineira de Ciclismo) e esse é mais um passo”, comentam os organizadores.


Relacionados

Comentários

Outras notícias

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.