Conversamos com Fabius Palaro, o funcionário mais antigo da Shimano no Brasil


17 MAR, 2017     Gustavo Figuereido     1    



A Shimano está comemorando 10 anos de seu escritório no Brasil. Aproveitamos a oportunidade para bater um papo com Fabius Luiz Palaro, o primeiro funcionário da Shimano Latin America. Luiz, que é Especialista em Vendas, já participou de dezenas de eventos, projetos esportivos entre outras ações da marca e tem muitas histórias sobre a Shimano para contar.

imagem

Pedal: Há quanto tempo você trabalha na Shimano?
Fabius: Eu fui o primeiro funcionário contratado pelo Fabio Takayanagi, presidente da Shimano Latin America. Fui contratado em 01 de abril de 2008, há 9 anos.

Pedal: Nestes 10 anos, que mudanças aconteceram no cenário nacional da bicicleta?
Fabius: É interessante vocês perguntarem isso. Eu sempre fui envolvido com bicicleta, sempre pedalei, desde meus 6 anos. Competi no Mountain Bike, ando de bicicleta de estrada e sempre fui adepto da bike para me deslocar. Portanto, pude ver por trás dos bastidores, que todo o trabalho que fizemos aqui na Shimano, Brasil e América Latina, tiveram um efeito decisivo para as mudanças que estamos vivendo hoje no cenário da bicicleta.

Além de tomarmos a iniciativa de apoiar e patrocinar atletas e eventos de ciclismo, trouxemos nosso Suporte Neutro para agregar às competições de ciclismo, treinamos mecânicos profissionais em toda a região gratuitamente, e servimos de inspiração e exemplo para outras marcas do mercado de bicicleta.


imagem
Suporte Neutro Shimano no Tour do Rio 2015

Pedal: Você acredita que o esporte com bicicletas mudou em que sentido nos últimos 10 anos?
Fabius: Mudou bastante. Desde que competia no MTB na década de 90 para os dias de hoje, as mudanças foram significativas. Um exemplo claro disso foram a Copa Internacional de MTB da qual fomos patrocinadores por vários anos, ajudando a consolidar o evento e construir a base do MTB visando as Olimpíadas. Tanto que o organizador Rogério Bernardes foi convidado pela Rio 2016 para trabalhar na construção da pista de MTB de Deodoro

Fui contratado em 01 de abril de 2008, há 9 anos


Pedal: Qual foi a participação da Shimano nesta mudança?
Fabius: Como patrocinador e fornecedor do serviço de Suporte Neutro, demos uma cara especial ao evento. Chegávamos com nossa estrutura e montávamos nosso circo com tendas, produtos diversos, bicicletas e os técnicos da Shimano. Isso era uma verdadeira atração à parte no evento, dando credibilidade e respaldo à organização. Assim foi também com o Tour do Rio, competição de ciclismo de estrada onde nosso serviço de Suporte Neutro era oferecido com a participação de nossos Neutral Cars: os carros azuis da Shimano, ajudando a organização a oferecer o melhor a ciclistas de diversos países. No Brasil Ride nós também resolvíamos qualquer imprevisto para o atleta completar a etapa e poder largar no outro dia

Pedal: Sabemos que a opção do uso da bicicleta como meio de transporte cresceu nos últimos anos. Qual ações a Shimano desenvolveu neste sentido?
Fabius: Em 2011 quando a Shimano Inc completou 90 anos, criamos por 2 anos o programa de TV Estilo Shimano, onde fui protagonista ao apresentador aos pescadores as dicas da bicicleta e aos ciclistas, ensinamos a arte da pescaria. Até hoje, muitos usuários tanto de pesca quanto da bike falam do programa e continuamos trocando experiências.

Mas, creio que nossa maior contribuição neste sentido foi o Shimano Fest: um Festival da Bicicleta e cultura outdoor que criamos para aproximar o público geral e a família do universo da bike. Por meio dessa interação e experimentação, mais pessoas puderam conhecer mais a fundo a cultura da bicicleta. Apostamos muito nessa experiência positiva das pessoas com o mundo do ciclismo conhecendo as marcas, os players, os produtos e atletas profissionais, tudo em um só lugar, num festival com música, gastronomia e com entrada franca.


imagem
Shimano Fest é diversão com bikes
Pedal: Como foram as flutuações do mercado nacional de bicicleta nos últimos 10 anos?
Fabius: Bom na verdade pegamos o momento em que as pessoas, as cidades e a sociedade como um todo começou a despertar para a importância do bem-estar físico e mental. As pessoas começaram a perceber a bicicleta como uma alternativa real para fugirem do trânsito, evitarem o estresse e melhorarem a forma física. Com nosso trabalho e bastante awareness proveniente de diversas fontes, o mercado da bicicleta no Brasil e América Latina entrou em ascensão. Houveram flutuações porém a curva continua positiva.

Além disso, há mais de 5 anos trabalho exclusivamente dando suporte aos montadores de bicicletas do Brasil com o objetivo de agregar qualidade constante à produção de bicicletas, visando segurança e eficiência. Isso hoje é uma grande realidade, haja vista novas marcas como Groove, Oggi, Sense e Audax, além das bicicletas da gigante Caloi que estão cada vez melhores e mais equipadas com Shimano


Creio que nossa maior contribuição neste sentido foi o Shimano Fest: um Festival da Bicicleta e cultura outdoor que criamos para aproximar o público geral e a família do universo da bike


Pedal: Qual é a previsão para os próximos anos?
Fabius: O mercado da bicicleta, sendo uma solução tanto para a mobilidade quanto para o esporte e lazer, mesmo com tempos de crise, está em ligeira ascensão. Houve também aumento na procura por marcas nacionais de bicicletas, o que continuará gerando mais empregos, preços mais baixos e devolvendo o poder de compra ao consumidor.

Estamos aguardando a estabilização da economia no País, o que será positivo para todos e vamos focar muito na pessoa que procura viver mais sustentavelmente, que quer usar a bicicleta para relaxar. Queremos promover produtos que ofereçam conforto para quem anda de bicicleta na cidade, como o Cubo de Marchas Nexus, por exemplo, e as bicicletas elétricas assistidas. Temos um produto o STEPS (Shimano Total Electric Power System) específico para e-bikes.


Pedal: Em sua opinião, quais foram as conquistas mais importantes da Shimano no Brasil nos últimos 10 anos?
Fabius: Uma das grandes missões cumpridas da Shimano aqui no Brasil é oferecer a excelência no atendimento pós venda, capacitando os lojistas, tanto vendedores quanto mecânicos, sobre todas as tecnologias e vantagens dos produtos Shimano além de como fazer a manutenção e ter um produto perfeito por um longo tempo.

Na minha opinião nossa maior conquista é o respeito que temos por parte de nossos parceiros comerciais: montadores de bicicletas nacionais que confiaram em nosso trabalho para equiparem seus modelos de bicicleta com nossos componentes. O respeito deles também é demonstrado em sua parceria juntando-se nós para realizar o maior Festival da Bicicleta na América Latina, o Shimano Fest!


Comentários


  • avatar

    Alessandro Alpha Muknicka   

    Alessandro Alpha Muknicka   

    A SHIMANO não só é lider do mercado mundial há decadas como também está sempre inovando e revolucionando a vida do cidadão pelo meio de transporte,esporte e laser.
    Congratulations to SHIMANO family!!!..

    10 dias atrás - Denunciar





  • Relacionados