home

Consulado da Holanda promove torneio de Slow Biking durante a 5ª edição do biciRio

Será a primeira vez que a competição é promovida no Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta.


3 SET, 2015     Gustavo Figueiredo    



O Consulado da Holanda vai promover no primeiro dia (20/09) do 5º biciRio – Forúm Internacional de Mobilidade por Bicicleta, que acontece no Rio de Janeiro de 20 a 22 de Setembro – um torneio inédito de Slow Biking. O jogo, tradicional na Holanda, consiste em ir de um ponto ao outro de bicicleta o mais devagar possível e sem colocar os pés no chão.

A Holanda, conhecida mundialmente como número um no uso de bicicleta como meio de transporte sustentável, é patrocinadora do biciRio, que tem como o objetivo de promover a integração da bicicleta aos modais de transporte urbano da cidade (metrô, trens e ônibus).

O torneio de Slow Biking começa às 11h30, no Monumento aos Pracinhas, Aterro do Flamengo. As inscrições para a competição são gratuitas e podem ser feitas no local antes do início da competição. Haverá distribuição de prêmios aos vencedores.

O evento

Promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretária Municipal de Meio Ambiente, o biciRio contará com uma série de debates, palestras e apresentação de cases com convidados nacionais e estrangeiros, além de diversas atividades paralelas que vão movimentar diferentes pontos da Zona Sul do Rio na Semana Nacional do Trânsito.

O primeiro palestrante é Hans Nijland, especialista em políticas de transporte sustentável e mobilidade urbana do Netherlands Environmental Assessment Agency – PBL, instituto de pesquisa do governo da Holanda que trabalha de maneira independente nas áreas de meio ambiente e planejamento urbano.

O outro representante da Holanda no evento é Hillie Talens, especialista em implementação de políticas de infraestrutura de bicicleta, especialmente no contexto da habitabilidade de cidades, do Instituto CROW de pesquisa independente, que trabalha com políticas e práticas nas áreas de infraestrutura, espaços públicos, trânsito e transporte.

Os palestrantes holandeses vão explicar como o país europeu fez a mudança cultural que possibilitou que o país fizesse da bicicleta um importante modal de transporte e no planejamento da mobilidade urbana das cidades holandesas. Além disso, irão traçar um paralelo com os avanços atuais nessa área no Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o biciRio no site: www.bicirio.com.br


Comentários



Relacionados